Bluetooth!!
(se pronuncia "blutuf" :) )
A algum tempo tenho pensado em como utilizar o Bluetooth na escola! E essa semana fui meio que forçado a fazê-lo, e deu super certo!! Já conto como foi!!
Pra começar é legal explicar que o BLUETOOTH é uma tecnologia criada em 1994 pela Ericsson (empresa da Suécia), que buscava uma forma simples e rápida de conectar seus celulares aos computadores para troca de dados.
O nome Bluetooth (Dente Azul, em português) foi escolhido em homenagem ao rei medieval da região da Escandinávia (940-981) chamado Harold Blaatand, que foi capaz de unir os povos da Dinamarca, Noruega e outros da região, (assim como a tecnologia Bluetooth pretende fazer, unindo vários dispositivos), além disso, algumas histórias contam que o rei tinha um dente morto na boca que tinha uma tonalidade escura!!*
O símbolo da tecnologia Bluetooth inclusive é uma alusão ao nome do rei, mostrando suas iniciais, e é legal lembrar que a Ericsson, a primeira criadora da tecnologia tem raízes naquela região, daí ter usado esta história!! É feito um runas...
![]() |
As iniciais "H" e "B" de Harold Bluetooth formam o símbolo que identifica a tecnologia. Você já deve ter visto em muitos lugares!! |
O que me remete ao meu relato de experiência!!
A aula era de Geografia no ensino médio e falaríamos de hidrosfera, litosfera e atmosfera... para isso baixei várias fotos e vídeos de vulcões, tsunamis, tornados, placas tectônicas e tal.. tudo para ser usado no projetor para ilustrar a aula expositiva!
Daí que meia hora antes do início do período recebi a notícia de que não ia rolar o projetor... e depois de 2 minutos pensando, decidi me aventurar com o Bluetooth...
Aproveitando o tempinho antes da aula, ali mesmo na sala dos professores, ainda consegui pegar umas imagens de uma notícia daquele dia mesmo, sobre o vulcão Sakurajima que tem mostrado grande atividade e preocupa o Japão. O legal é que ainda pude entrar na sala de aula com uma notícia quentinha e que tinha tudo a ver com a matéria!!
O resto das imagens já tava no celular, que uso também como pendrive!!
Em sala não teve burocracia, gente. Foi como se eu tivesse feito a preparação da aula para ser usada daquela forma mesmo!
Eu só tomei o cuidado de separar os alunos em grupos para que EU não perdesse tempo mandando os arquivos para muitos alunos.

O tempo gasto com isso foi bem pequeno mesmo, os alunos adoraram e assim, a participação e o interesse deles só aumentou. A habitual barulheira em sala deu lugar aos comentários dos alunos sobre as imagens que viam nos seus aparelhos.
Praticamente todo celular ou notebook tem Bluetooth, basta você habilitar o serviço. Depois disso basta você ir na pasta onde suas imagens estão guardadas, selecionar aquela que você quer compartilhar e procure a opção enviar ou compartilhar... provavelmente as opções serão "compartilhar por sms, compartilhar pelo face, compartilhar via bluetooth...."
Tenho certeza que isso ajuda sobremaneira a manter a disciplina nas aulas!!
Pretendo utilizar com mais frequência, pois não temos projetor para todas as aulas, depender de folhas de xerox preto e branco para imagens não é bacana, além disso, geralmente vc quase nunca consegue imprimir para todos os alunos na escola, muito menos quando são imagens, vocês sabem bem como é eu imagino... não tem impressora, não tem toner, não tem papel....
Sobra pra gente trabalhar com as imagens dos livros didáticos ou ficar apelando para a lembrança ou criatividade dos alunos. Então...
![]() |
Harald "Bluetooth" Gormsson (c. 935-c.986) |
- Pegue imagens ou vídeos de baixa resolução para que possam ser transferidas mais rapidamente.
- Se a imagem for muito "pesada", durante a preparação da aula, abra ela no paint, clique em redimensionar e diminua os valores. A imagem vai ficar substancialmente menor, mas para a tela do celular, não é muito problema.
- No caso de vídeos, quando tiver preparando a aula, você pode converter estes vídeos para os formatos .3gp ou .ogg, que são formatos típicos de vídeo para celular, por isso também geralmente deixam os vídeos menores e mais leves.
- Para converter vídeo, imagem, música... você pode usar o programa Format Factory, é bem fácil e tá tudo em português.
Então é isso, foi divertido, os alunos se interessaram, apreenderam o conceito, não houve problemas em relação ao uso do celular e ainda levaram as imagens pra casa, assim vão com certeza comentar, ver de novo, mostrar para terceiros, explicar o que é.... e assim permanecer próximos ao conteúdo!!
O que você achou dessa experiência?
Se gostou da ideia compartilhe no seu círculo de amizades!!
Não deixe de nos contar caso tenha tido uma experiência semelhante!! É só escrever nos comentários aí embaixo, não vai demorar nada e você ainda pode ajudar um colega professor que ler seu relato!
Grande abraço e vamos nos falantdo!!
*Fonte: Chronicon Roskildense - uma das mais antigas tentativas de escrever sobre a história dos povos nórdicos, de autor desconhecido é datado do séc XII.
Olá professor
ResponderExcluirSou professora de Geografia no Paraná. Estou fazendo um projeto para o uso do Bluetooth na sala de aula. Sua publicação aqui sobre o tema, foi de grande importância para meu projeto.
Parabéns
Cristiane Jakymiu
Curitiba / PR