15 sites com jogos para alfabetização, letramento e vocabulário

Olá colega professora!
Olá colega professor!

Paulo aqui novamente para compartilhar com vocês alguns sites bacanas que eu e Denise coletamos em conversas com colegas e uma boa pesquisa na internet! Então, eu não sou de escolher um site que as crianças olhem sem pensar, selecionei sites que ajudem a modelar as habilidades que geralmente são exigidas dos jovens.



Sites como estes podem ser usados de diversas formas. Você pode levar os alunos até o laboratório de informática e acessar com eles o site. Não se esqueça de preparar a aula antes navegando bem pelo no site, dando atenção às partes que mais tem relevância com seu conteúdo.

É possível ainda utilizar como tarefas de casa ou trabalhos mais complexos como pesquisas e apresentação. Trabalhos em grupo também dão muito certo, pois a interação entre os alunos e o trabalho colaborativo geram muitos frutos positivos para a atividade
.

Antes eu queria te convidar a conhecer nosso eBook, com dicas práticas para que você comece a utilizar recursos digitais em suas aulas! Clique aqui!

Bem, agora vamos à lista!



Vamos começar pelo preferido da minha esposa Denise. É um site fantástico com diversos jogos, principalmente de Lingua Portuguesa e Matemática



Site com atividades diversas atividades de alfabetização. Muito bom



 Agora este é o meu preferido. Conheço este site a mais de 12 anos. Além de ser superdivertido e viciante, com certeza pode ser utilizado para alfabetização



Uma situação interessante, este é um site de um buffet, mas contém um link para alguns jogos muito bons para uso pedagógico. Confira!

Site já citado pela gente aqui que tem um conteúdo muito útil para docentes!


  Este é um dos melhores, a professora compartilha conosco as suas atividades com alunos do 1° ano e tem atividades muito legais. Aproveite!


(link patrocinado)

Nosso Clubinho
Outro site fantástico, com jogos, atividades e ideias para professores. Existem inclusive atividades de alfabetização interdisciplinares!!




Site que também já foi citado aqui no blog para exercícios de matemática. Exercícios divertidos e úteis para professores de português e professores alfabetizadores! Serve também para professores do idioma inglês!


Este site é bem completo, com diversas opções de jogos de letramento, inclusive separado para professores do idioma inglês também!



(link patrocinado)

Site também conhecido, existe inclusive uma versão chamada Sómatemática. Muitos jogos divertidos, inclusive uns geradores de caça palavras.


Este é ainda mais curioso. Badajoz é uma província espanhola que foi historicamente ocupada por portugueses, então este é um dos idiomas da região. E o site é muito legal para trabalhar lusofonia em diversos aspectos. Além de ser muto interessante para o aluno ter contato com sites gringos e ainda mais nesta situação!


Este site e de Portugal então já se prepare para algumas diferenças no vocabulário, mas vale pena pois é um endereço riquíssimo em atividades diversas para trabalhar com nosso idioma. É uma boa dica para trabalhar com EJA, já que tem um visual menos infantil!



 Site que traz em minúcias todas as mudanças do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Tem também vários tira-dúvidas sobre expressões comuns..



Site simples, mas com uma quantidade enorme de jogos e atividades de alfabetização na língua Portuguesa e também outros idiomas. Tem também atividades de Matemática!

(link patrocinado)



Por último, este portal educativo incrível, com diversas atividades para todas as disciplinas, e também para Alfabetização! Este pode ser indicado para qualquer professor sem medo de errar! E como já escrevi, tem atividades para todas as disciplinas!!!




Bom, eu tenho certeza que esse material vai servir a ótimos usos pelas professoras e professores alfabetizadoras(os) e também aos e às profs que lecionam no fundamental II, médio e também no Ensino de Jovens e Adultos(EJA).


Se você conhece outro site legal, escreve aí nos comentários que a gente atualiza a lista.


Se você tem algum relato interessante de prática utilizando sites como estes, compartilha com a gente também aí nos comentários. Você pode ajudar centenas de outros docentes que virão e lerão seu comentário!


Por hoje é isso!


Grande Abraço gente!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário