Seja bem vinda!
Hoje nós viemos com algumas dicas para os professores substitutos! Aquela galera que muitas vezes tem que assumir uma classe desconhecida, sem diário, nem conteúdo específico a seguir!
Mas as informações do artigo são úteis para todos os tipos de docentes, então fiquem à vontade e aproveitem!
Entrar em aula como substituto ou substituta é um momento delicado que pode levar os alunos a acharem que é praticamente uma aula vaga! Mas se você está lendo estas linhas, é um(a) profissional muito dedicado(a) que está buscando se aperfeiçoar, então meus parabéns, porque tenho certeza que vai chegar no final deste artigo, cheio de novas ideias!
Estamos partindo do princípio que o professor titular não deixou nada específico para fazer. Alguns deixam trabalhos prontos para o substituto ou substituta aplicarem. Muitas vezes o professor substituto nem é da mesma matéria do titular. E de qualquer forma, o substituto não pode interferir no conteúdo do titular.
É muito importante se informar sobre quais equipamentos a escola disponibiliza para uso nas aulas.. se tem tablet, sala de informática, projetor, monitor, som e etc, saber suas condições de uso e saber usar.
Pra começar, é preciso que você se habitue a andar com os conteúdos no bolso, arquivado em um pendrive ou celular. Você vai trazer nestes dispositivos, conteúdos em vídeo, apresentação de slides, imagens, música e etc..
O PenDrive é quase indispensável para nós docentes hoje em dia! Clique aqui e veja como utilizar o PenDrive para ajudar seu cotidiano! |
Se você tiver acesso ao monitor ou projetor, pode baixar videos divertidos sobre algum conteúdo da sua matéria. O youtube é um mundo vasto cheio de vídeos legais sobre qualquer tema. Os alunos só buscam superficialmente, geralmente o que eles mais conhecem é sites de youtubers. Mas na verdade existe um conteúdo muito mais vasto e relevante!
De qualquer forma, você vai encontrar vídeos divertidos sobre matemática, química, física, português ou qualquer matéria, e que poderão ser o gancho da sua aula!
Você tem a opção também de gravar o próprio conteúdo e deixar no pen drive, ou até fazer um canal no youtube.
Mas é preferível que seja um vídeo de no máximo um 5 minutos, pq eles vão ficando dispersos se for muito longo. Podem ser mais de um vídeo, é claro, mas é sempre bom intercalar com uma conversa. Procure por animações, ou curta metragens sobre o conteúdo que vc quizer... vc vai se surpreender!
De qualquer forma, você vai encontrar vídeos divertidos sobre matemática, química, física, português ou qualquer matéria, e que poderão ser o gancho da sua aula!
Clique aqui e conheça mais 6 sites de videos educacionais! |
Você tem a opção também de gravar o próprio conteúdo e deixar no pen drive, ou até fazer um canal no youtube.
Clique aqui e confira 10 motivos para docentes terem um canal no youtube! |
Mas é preferível que seja um vídeo de no máximo um 5 minutos, pq eles vão ficando dispersos se for muito longo. Podem ser mais de um vídeo, é claro, mas é sempre bom intercalar com uma conversa. Procure por animações, ou curta metragens sobre o conteúdo que vc quizer... vc vai se surpreender!
Ainda utilizando o projetor, você pode trazer no seu pendrive também e na mesma linha dos vídeos, uma apresentação de slides sobre temas diversos. Dê preferências a slides com textos não muito grandes e que usem efeitos legais. Da mesma forma que os vídeos, se você peneirar no google o nome do conteúdo que vc quer, combinado com "apresentação de slides" ou "ppt" que significa powerpoint, você vai encontrar conteúdo muito bom... mas pra te ajudar já deixamos algumas dicas aqui abaixo!!
Lingua Portuguesa
Matemática
Química
Física
Sociologia, Geografia, História e Filosofia
Todo esse conteúdo você pode baixar, editar se necessário e passar para o pendrive e depois de assistir e saber do que se trata, basta plugar no projetor ou no monitor da sala e ir explanando os slides escolhidos.
Você pode também utilizar o celular através da sua ferramenta bluetooth ou de um cabo OTG. Ambos podem transferir para outro celular arquivos de imagens e videos sem precisar de crédito nem wifi.
Você pode transferir o arquivo para um aluno e enquanto transfere para outro eles vão passando o arquivo entre eles também. Aí depois é só ver a imagem ou assistir ao vídeo e fazer uma atividade, tipo uma análise, redação, uma discussão ou etc... O fato dos alunos estarem vendo a atividade no celular vai prender muito mais a atenção deles e trazê-los para perto do conteúdo.
Isso tudo pode ser feito também com tablet, caso a escola disponibilize para o docente.
Você pode também levar consigo uma tabela com perguntas sobre tecnologia e fazer essa entrevista nas salas que estiver como substituto. Enquanto faz as perguntas, você aprende mais sobre a realidade dos alunos e ainda consegue fazer um levantamento legal sobre informações que podem ser muito úteis para você! Nós temos uma tabela assim e vamos escrever algumas das perguntas que tem nela pra que você tenha uma ideia. Claro que você vai adaptar isso aí à sua realidade!
Até hoje nos pareceu melhor fazer perguntas cujas respostas sejam só a quantidade de alunos, e não perguntas específicas para cada aluno, por exemplo:
Quantos alunos já foram em um teatro?
Quantos alunos tem facebook?
Quantos alunos tem twitter?
Quantos tem whatsapp?
Quantos alunos leram um livro pelo menos no ultimo ano?
Quantos alunos tem canal de youtube?
Quantos alunos jogam online?
Quantos alunos moram na zona rural?
Quantos já usaram celular para estudar?
Quantos conhecem o wattpadd
Quantos alunos tem hábito de ir à biblioteca?
Pergunte quantos gostam de tirar selfie e se tem algum "famosinho" na sala ou escola
Pergunte quantos gostam de tirar selfie e se tem algum "famosinho" na sala ou escola
Pergunte quantos alunos tem smartphone?
(aqui entra uma xarada interessante que sempre gera reflexão.. pergunte a eles se eles sabem A DIFERENÇA ENTRE UM SMARTPHONE E UM CELULAR. Nã verdade o smartphone é um telefone celular COM sistema operacional, tipo android, windows mobile, IOS da apple... mas até você explicar depois de fazer um suspense, já prendeu bem a atenção deles!
Você pode inserir perguntas pertinentes à realidade do seu município ou região!
Repare, a pergunta é "quantos" e não "quais". Esse questionário pode ser feito também se você tiver uma classe como titular, é um ótimo termômetro para suas futuras atividades! Eu geralmente
E caso você já esteja bem ambientado na escola, você pode levar os alunos para a sala de informática, se tiver vaga e tudo ok para utilização.
Obrigado por chegar até aqui!
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para e que você possa compartilhar com outros colegas, assim como nós estamos fazendo!
Não esqueça de deixar nos comentários sua impressão sobre as dicas e nos diga se tem algo errado ou que pode melhorar!!
Grande abraço!
Você pode inserir perguntas pertinentes à realidade do seu município ou região!
Repare, a pergunta é "quantos" e não "quais". Esse questionário pode ser feito também se você tiver uma classe como titular, é um ótimo termômetro para suas futuras atividades! Eu geralmente
E caso você já esteja bem ambientado na escola, você pode levar os alunos para a sala de informática, se tiver vaga e tudo ok para utilização.
(link patrocinado)
Na sala de informática a atividade que aconselhamos de início para um professor substituto é a criação de Memes! Você pode dar um contexto específico de um conteúdo e a partir daí os alunos pesquisam mais informações sobre aquele conteúdo para poder criar um Meme sobre aquilo!
Clique aqui e veja nossa postagem sobre criação de memes! |
Obrigado por chegar até aqui!
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para e que você possa compartilhar com outros colegas, assim como nós estamos fazendo!
Não esqueça de deixar nos comentários sua impressão sobre as dicas e nos diga se tem algo errado ou que pode melhorar!!
Grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário