Olá professor! Olá
professora!
Aqui em São Paulo quando o
professor titular não pode comparecer à aula, entra em cena o "professor
eventual" nas escolas do Estado e o "módulo" nas escolas
municipais! Não sei bem como esta categoria é denominada em outros estados, adoraria que postassem nos comentários do post, a forma como se referem aos professores substitutos em seus Estados!!!
Eu mesmo para completar
minha jornada dou aulas como professor substituto.
Não deixe de conhecer nosso eBook, com dicas práticas para que você comece a utilizar recursos digitais em suas aulas!
Clique aqui!
Ao conversar com outros
professores que também dão aulas eventuais, as maiores dificuldades apontadas
são a indisciplina, a falta de tempo para preparar uma aula ou o pouco
conhecimento do conteúdo a ser desenvolvido.
Queria compartilhar uma
atitude pessoal minha, que é trabalhar com temas transversais em aulas eventuais.
Decidi escrever sobre isso, pois percebi que muitos professores com quem
converso tem dificuldade em trabalhar quando o professor titular não deixou um
conteúdo a seguir, e também não encontrei muita coisa sobre esse tema buscando
na internet.
Em relação aos livros existem vários sobre a importância do tema, mas poucos abordam práticas reais. Vou deixar duas indicações aqui abaixo de livros que trazem exemplos de práticas em sala de aula:
(comprando da Amazon por estes links você nos ajuda a manter o conteúdo na internet)
Quando você entra em sala
sem um diário ou outra situação em que os alunos saibam que não haverá uma
cobrança, tudo parece ficar mais difícil. Mas não precisa ser assim.
Os temas transversais
devem ser trabalhados em todas as aulas e dentro de todos os conteúdos, porém o conteúdo do currículo tem total prioridade e
muitas vezes como este conteúdo também está atrasado, não sobra tempo pra mais nada.
As aulas eventuais muitas
vezes se tornam um tempo sem prática pedagógica onde os alunos devem ficar em
sala só pra não perambularem pelos corredores, mas sabemos que é um tempo que
pode e deve ser usado de forma útil.
Temas transversais são
ideias ótimas para atividades pedagógicas em aulas de substituição, justamente pois
dialogam com várias disciplinas ao mesmo tempo, além dos temas serem mais
abertos para que alunos reflitam sobre suas posições... Também dão ao professor
substituto um leque maior de assuntos a serem trabalhados e assim também mais
fontes a esse professor.
Neste sentido, mesmo sem
material específico, podem ser criados debates, jogos, discussões que
trabalharam diversos temas muito importantes para auxiliar na formação de um
cidadão consciente.
E no final de cada aula, o
professor ou os próprios alunos podem tirar fotos ou fazer pequenos vídeos dos trabalhos,
cartolinas, desenhos, teatro ou quaisquer outras atividades que nasceram na aula e postar no blog ou facebook
da turma ou da escola!
O professor pode ainda, se
houver disponibilidade, dar a aula com projetor e conexão à internet, ou mesmo
na sala de informática, para que possa indicar sites sobre os temas que estão
sendo discutidos!
Se houver disponibilidade
de tablets, os alunos podem buscar também imagens para retratar o tema
discutido. Tb pode ser usado o celular em grupo...
Eis algumas ideias de como
lidar com alguns temas:
ÉTICA
Por que não trazer as novelas para a
aula? Falar sobre novelas vai te garantir uma boa atenção, novelas tem um alcance maior do que o livro didático...não é!?
... e como é fácil pensar em cenas de novelas que rendem ótimas discussões sobre ética.
... e como é fácil pensar em cenas de novelas que rendem ótimas discussões sobre ética.
O tema corrupção e suas várias faces
também podem ser discutidos. Nossos alunos por vezes só enxergam os grandes
casos midiatizados, mas costumam ignorar a corrupção do dia-a-dia.
PLURALIDADE CULTURAL
Os hábitos musicais, por exemplo, dos
alunos são praticamente ignorados, mas fazem parte de quem aquele jovem é e de
quem pretende ser. Pluralidade Cultural é um tema que agrada muito a eles,
principalmente se for vinculado com alguma característica desses jovens e seus
grupos, como a música, marcas e mesmo as pequenas tribos que existem entre eles....
Também podemos falar de grafite,
games, moda e outras realidades comuns aos jovens.
Para iniciar o tema, pode perguntar
sobre os hábitos de downloads dos alunos, quais baixam mais músicas, mais
filmes, de qual tipo...? Se frequentam lugares que tem grafite, saraus, grupos de dança ou de leitura...
O professor pode também perguntar se alguém acompanha algum canal do Youtube sobre o tema que está sendo conversado. Alguém sempre conhece algum canal de vídeos hj em dia, e isso pode ter a ver com a pluralidade cultural dos seus alunos!
O professor pode também perguntar se alguém acompanha algum canal do Youtube sobre o tema que está sendo conversado. Alguém sempre conhece algum canal de vídeos hj em dia, e isso pode ter a ver com a pluralidade cultural dos seus alunos!
MEIO AMBIENTE
Uma ótima forma de abordar o meio
ambiente é falando sobre os temas que costumam estar presente nos filmes. Uma boa forma de prender sua atenção é com
assuntos assim, bombásticos!! Aquecimento global secas, inundações, violência indiscriminada do homem contra os animais... e também grandes ações ou mobilizações em favor da humanidade e do planeta.
E sempre mostrando como isso afeta a eles, quem sabe trazer o assunto para a realidade do município ou do bairro em que moram. Mais uma vez podemos assim perceber muitas minúcias sobre a forma destes jovens entenderem o mundo.
E sempre mostrando como isso afeta a eles, quem sabe trazer o assunto para a realidade do município ou do bairro em que moram. Mais uma vez podemos assim perceber muitas minúcias sobre a forma destes jovens entenderem o mundo.
SAÚDE
Este tema por vezes pode soar como
ultrapassado, os adolescentes não gostam de falar sobre sua higiene pessoal... sempre cria constrangimento, mas é necessário! Coragem colega, podemos
começar pegando leve, falando de higiene no cuidado com Piercing, alargadores e
os riscos de fazer tatoo em locais que não primam pela Higienização das ferramentas
utilizadas, assim você terá mais abertura para falar do cuidado bucal , do
chulezinho da galera, do suor entre outros.
Esses dias descobri tratando sobre o tema que duas garotas da escola mantinham um blog sobre Automutilação, os blogs eram de meninas que se deixaram de se cortar e passaram a escrever para desestimular outras jovens. Um assunto tristemente comum a essa rapaziada, mas reparem como desta forma o professor ganha terreno no universo destes jovens e também mais ganchos para novas ações!
TEMAS LOCAIS
Um outro assunto muito
legal de trabalhar e que costuma dar muito certo é a Violência.... os alunos se
mostram sempre muito participativos e o professor pode perceber também diversos
aspectos de como este jovem entende o mundo. Ao indagar, por exemplo, sobre
quais tipos de violência eles conhecem, as respostas podem ser anotadas e
discutidas uma a uma... violência sexual, doméstica, policial, bullying, e
etc...
Dá pra levar jornal pra
aula e pedir pra que recortem imagens ou artigos que façam referência a
violência, por exemplo, e então trabalhar os motivos da violência e as melhores
formas em se lidar com a situação.
A gente por aqui concorda em alguns princípios básicos que, já percebemos, nos ajudam a manter a turma sob controle, pelo menos no nosso caso.
- Não deve parecer lição
- Não pode ser só discussão
- Tem que ser divertido ou interessante
- Precisa apresentar soluções alternativas ou o começo da resolução de um problema.
- Tudo deve acontecer entre o início e o fim da aula, sem deixar nada pra outras aulas!
Abaixo seguem alguns links legais sobre o assunto: "professor substituto"!
Estes são blogs de professores que contam suas rotinas como substitutos!
Muitos professores aí vão se identificar bastante!
E é legal ver que não estamos sós e assim, acabamos aprendendo também com a experiência dos outros!!!
Revista Nova Escola:
Artigos Acadêmicos
- O Papel contraditório do professor eventual na articulação das relações de trabalho e profissão docente.
- Professor Eventual: Bico e Desemprego na escola pública paulista
Clique aqui e veja outra postagem nossa com mais dicas para ajudar nas aulas de substituição! |
Colabore com o Projeto Professor Wifi,
contribua com qualquer valor para que possamos manter nosso blog no ar, compartilhando dicas e auxiliando professores por todos os lugares!
E você? Dá aula como substituto? Fale-nos sua impressão sobre esta situação ou conte-nos alguma experiência com o uso de tecnologia em aulas assim!!
Grande abraço!!
Ms Petit Paul, très bien o blog. Vejo possibilidades inclusive de um mestrado. Podemos pensar num TCC com uma proposta de tecnologia voltada ao ensino e pesquisa de História, que tal?
ResponderExcluirÀ tout.
Amilcar
Trabalho no Embú das artes município de São Paulo .Professor substituto é o professor adjunto .
ResponderExcluirNo Embu se chama Professor Adjunto então?! Aprendi mais essa, muito obrigado Alceni!! Continue participando, com certeza será de grande ajuda para muitos de nós!!
ExcluirNa imagem do Bart Simpson, o termo "fire" quer dizer "despedir ou mandar embora do emprego".
ResponderExcluirEntão "Não estou autorizado a despedir o Professor Substituto".
Correção feita Baby!! Valeu pelo toque!! Sempre que puder dê um oi aqui no blog!! Grande abraço!!
ExcluirMuito bom!! Até o ano passado eu ministrava aulas no ensino superior porém, com esta crise fui demitido da faculdade. Estou tentando uma oportunidade como eventual para voltar a sala de aula e durante o dia estou trabalhando em uma empresa mas não quero mais trabalhar em empresas. Obrigado pelas dicas!!!!
ResponderExcluirMeu nome é Daniela, Parabéns pelo trabalho nos acrescenta sempre nesta luta como professor substituto. Pra mim foi um susto ser eventual, a realidade das salas de aula são muito diferentes de quando eu estudava kkkk porém amei ser professora e decidi cursar licenciatura em História e vou seguir carreira. Essas dicas foram preciosas. Um segredinho: O amor pela profissão nos dá criatividade para atuar sob circunstâncias adversas. Obrigada.
ResponderExcluirvai ser meu primeiro ano como prof.eventual....muito obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirObrigada pelas dicas !!! Sou arquiteta e fiz complementação em Arte. Assumi o cargo na prefeitura de São paulo como Módulo. Confesso que estava bem perdida. Obrigada !!!
ResponderExcluirMuito bom, quase enlouqueci diante de uma eventualidade , resolvi com uma explicação sobre GPS, que se concretizou como uma significativa aula, hoje pesquiso sobre o assunto então encontrei seu blog que por sinal é ótimo.Parabéns
ResponderExcluirÓtimas dicas! Estou pesquisa do sobre o assunto pois tenho pensado muito no assunto, visto que na minha cidade quando não existem professores eventuais, e muitas vezes os alunos são dispensados. Sei porque tenho um irmão no cursando o colegial e sempre acontece. Sou bacharel em Ed. Fisica e estou pensando seriamente em tentar uma vaga como eventual. E preciso de dicas e relatos. Obrigada
ResponderExcluirÓtimas dicas! Estou pesquisa do sobre o assunto pois tenho pensado muito no assunto, visto que na minha cidade quando não existem professores eventuais, e muitas vezes os alunos são dispensados. Sei porque tenho um irmão no cursando o colegial e sempre acontece. Sou bacharel em Ed. Fisica e estou pensando seriamente em tentar uma vaga como eventual. E preciso de dicas e relatos. Obrigada
ResponderExcluirBoa tarde, acho que seria muito interessante colocar aqui ideias de aulas assim como os termo transversais para que possamos aprender praticando. Uma coisa que foi bem bacana no ano passado que trabalhei em algumas aulas foi um jogo de perguntas e respostas incluindo todas as disciplinas, quando o grupo não sabia a resposta passava para o outro grupo. 100% de aceitação no Fun II e médio. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirBoa tarde, acho que seria muito interessante colocar aqui ideias de aulas assim como os termo transversais para que possamos aprender praticando. Uma coisa que foi bem bacana no ano passado que trabalhei em algumas aulas foi um jogo de perguntas e respostas incluindo todas as disciplinas, quando o grupo não sabia a resposta passava para o outro grupo. 100% de aceitação no Fun II e médio. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirBoa tarde, acho que seria muito interessante colocar aqui ideias de aulas assim como os termo transversais para que possamos aprender praticando. Uma coisa que foi bem bacana no ano passado que trabalhei em algumas aulas foi um jogo de perguntas e respostas incluindo todas as disciplinas, quando o grupo não sabia a resposta passava para o outro grupo. 100% de aceitação no Fun II e médio. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirBom dia, você poderia enviar o jogo?
ExcluirGostaria de receber o jogo tbm, se for possivel! bethaniacorsini@hotmail.com
ExcluirOlá, boa noite, Elenice! Tudo bem?
ExcluirEu adorei a sua ideia!! Poderia me enviar as questões que você utilizou?
Comecei a dar aulas eventuais essa semana, e estou meio perdida com os conteúdos das aulas!
Agradeço desde já! :)
E-mail: vanessamairabrandolim@hotmail.com
Olá, Boa tarde também estou precisando de ideias de aulas
ExcluirEstou iniciando como professora substituta e estou um tanto anciosa e medo de como será aceitação dos alunos.
Quem puder me enviar orientações.
mirleygraciela@hotmail.com
Me pediram um projeto para eventual
ResponderExcluirBom dia! meu nome é Débora, sou professora eventual em Jundiaí e gostaria de compartilhar como está sendo as minhas substituições.
ResponderExcluirJá fui responsável por ter uma oficina educacional com 200 adolescente e isso me ajudou muiiiito, pq tenho uma facilidade na parte comportamental. Se servir de dica..jovens gostam de interagir, assuntos do dia a dia, sem proibições, repasse a responsabilidade da postura deles..pra eles!! Traga esse adolescente pra perto de vc, valorize, comente, cobre e olhe para ele, pra suas anotações. Eles vão fazer tudo o que você propor. É minha primeira vez no Estado, está sendo bem gratificante. Diga o quanto se importa com ele, elogios, ajuda bastante!
Seu blog é maravilhoso!
ResponderExcluirDicas ótimas, principalmente para professores iniciantes que é meu caso,muito obrigado por compartilhar sua experiencia conosco
Oi Debynha que legal sou de campo limpo Paulista, pertinho de você eu estou pensando em começar a dar aula de eventual e estava preocupada entrei aqui e vi o blog e as mensagens de vcs , confesso que agora estou mais segura e vou ir até a escola conversar com a diretoea, eu sou estudante de artes e formada em administração. Vai ser um grande desafio de mudanças em minha vida mas sei que com a benção de Deus vai dar tudo certo 🙏
ResponderExcluirOla ! Seria interessante também se tivesse aulas ja pronta com gabarito, aulas rápidas ou sugestões, Tem que dominar diversas áreas, porque vai do fundamental ao ensino médio. Tda vez que entro em sala de aula é um flash kkkk
ResponderExcluirMe tirem uma dúvida.
ResponderExcluirSou professora titular, será o primeiro mês que terei o professor volante.
Serei obrigada a planejar a aula desse professor, no dia do meu AC????
Me tirem uma dúvida.
ResponderExcluirSou professora titular, será o primeiro mês que terei o professor volante.
Serei obrigada a planejar a aula desse professor, no dia do meu AC????
Me tirem uma dúvida.
ResponderExcluirSou professora titular, será o primeiro mês que terei o professor volante.
Serei obrigada a planejar a aula desse professor, no dia do meu AC????
Boa noite, faz três anos que me formei, porém continuei no meu emprego, de motorista em uma usina. Mas estou começando a substituir, e gostei muito dessas dicas, se puderem me apresentar mais eu agradeço. Como estive muito tempo parado, estou com muitas dúvidas ainda. Gostei muito desse tema pluralidade, se tiver mais artigos falando sobre, e puderem me indicar. Parabéns pela iniciativa
ResponderExcluirExcelente conteúdo para enviar à escola zona norte sp, bom formato de planejamento, obrigada por compartilhar, bacaninha, sempre ajudando
ResponderExcluirAmei, obrigada de coração!!
ResponderExcluir