Olá colegas!!
Já falamos em outras situações aqui no blog e é algo muito compreensível que nós docentes estamos sempre em evidência. Nas aulas somos sempre 1 a ser observado por TODOS os alunos, também indiretamente os pais de muitas dessas crianças acompanham nosso trabalho bem de perto, também tem a equipe da coordenação e até o pessoal da limpeza, que reclama se as carteiras estiverem fora do lugar ao final do turno. É uma pressão considerável, ainda mais levando em conta a relevância de nossa profissão.
Eu sou um entusiasta da educação, também adoro estar na sala de aula e sou daqueles que não recusa um bate papo instigante sobre educação mesmo que seja as 2 da manhã... mas conheço também a pressão diária da sala de aula, o stress com indisciplina e também a luta pela melhoria das escolas e das condições de trabalho de professorxs. Da mesma forma minha esposa Denise que é a co-autora do blog.
Então é o seguinte :)
1 - ESTEJA PREPARADO
Prepare sua aula! Entrar na sala e improvisar vai te deixar nervoso, talvez até confuso(a) e com certeza vai demonstrar isso.
Procure ter sempre um roteiro extra de aula também, com um tema transversal por exemplo (veja alguns exemplos clicando aqui) caso sua aula seja inviabilizada por algum acontecimento diverso (visita do dentista, apresentação de cursos particulares para os alunos, distribuição de uniforme ou material didático, aviso do coordenador e etc..)
2 - PROCURE CRIAR UMA REDE DE CONTATOS
Mantenha um contato pedagógico com outros professores da sua escola, cidade ou região, talvez pelo whatsapp ou facebook.
Muitas vezes, alguma dificuldade nossa com um aluno ou situação específicos, pode ser sanada com uma ou mais dicas de colegas. Da mesma forma você pode auxiliar outros colegas, o que vai com certeza melhorar sua confiança!
Procure os momentos na escola para trocar impressões pedagógicas com outros(as) colegas. Infelizmente a carga da profissão faz com que a sala dos professores seja um local de lamentação e desesperança. É importante que os assuntos pedagógicos tomem espaço nestes momentos para que novas ideias surjam e tomem forma! O que nos leva à próxima dica
3 - Exercite a positividade
Todos os dias, TODOS OS DIAS, se lembre dos seus pontos fortes como pessoa e profissional. Faça um lista deles, leia e releia. Torne aquilo "palpável". Se necessário faça antes de chegar na escola ou entrar na sala de aula.
Lembre-se que todos tem problemas e que a diferença está em como se lida com eles, portanto, tente lidar com os problemas de forma assertiva e sem cair no abismo daquelas ideias derrotistas: "essa molecada não quer nada com nada", "são um bando de desinteressados", "pra que vou fazer essa atividade se não vai dar certo?"....
Seja a pessoa que contorna os problemas, passa por cima ou por baixo e não a pessoa que usa as dificuldades impostas pela vida, pelo sistema, pela indisciplina, pela coordenação, sei lá... como razões para não ir em frente com algum projeto que vc acredita valer a pena.
4 - Ande pela sala
Tome o espaço pra sí, vá até o fundo da sala enquanto fala, passeie entre os corredores de carteiras, passe de um corredor para o outro, isso vai deixar eles mais ligados em vc e vai também aproximá-los mais, à medida em que vc passa ao lado da garota que fica tirando selfie ou se maquiando e faz uma pergunta ou algo para interagir, ou vai ali onde os caras do 3° ano do noturno gostam de jogar truco escondido e peça educadamente pra eles pararem para poderem te ensinar a jogar depois... não precisa ir, mas o contato já vai ter sido feito.
Além disso vai te deixar mais ligado no que eles estão fazendo e vai deixá-los sabendo disso.
michelle pfeiffer é professora no filme Mentes Perigosas clique e veja o trailer |
Sente em alguma cadeira que estiver vazia no fundo e fale dalí por algum tempo.
Aulas em grupos ou em círculo também ajudam muito neste sentido e são ótimas para todas as aulas.
5 - Use bem as horas pedagógicas
Aqui em São Paulo as escolas do Estado tem o ATPC (Aula de trabalho pedagógico coletivo) e as escolas do Município tem a JEIF (Jornada especial integral de formação), que são reuniões semanais que podem ajudar muito a todos os professores.
Na sua região tem algo parecido? Conta pra gente nos comentários por favor se existe e como se chama!
Nestes momentos peça opiniões, sugestões e tire dúvidas com a coordenação e os colegas sobre o que for preciso. Aproveite o conteúdo que pode ser incrível!
Já tive coordenadoras em escolas que dei aulas em Jundiaí, que nos ATPCs faziam minha cabeça se encher de ideias ... e colegas também, inclusive saíam vários projetos legais interdisciplinares!
Nestes momentos peça opiniões, sugestões e tire dúvidas com a coordenação e os colegas sobre o que for preciso. Aproveite o conteúdo que pode ser incrível!
Já tive coordenadoras em escolas que dei aulas em Jundiaí, que nos ATPCs faziam minha cabeça se encher de ideias ... e colegas também, inclusive saíam vários projetos legais interdisciplinares!
6 - EVITE "ENTRAR NO PILOTO AUTOMÁTICO"!
Em algum momento pode parecer que agir no automático possa ser mais seguro, o problema é que vc deixa vulnerável a interrupções e também a cometer erros caso algo saia do roteiro.
Aliás, é importante que vc perceba se você está no automático!! Aí vc prepara uma aula legal. diferente, que acha que vai dar certo dessa vez... mas chega na sala no automático, não fala bom dia para os alunos, coloca a bolsa na mesa e se vira pra escrever na lousa.... aí já era...
7 - SAIBA QUE NÃO É UMA RELAÇÃO PESSOAL
Claro que é necessário empatia com o aluno e sua situação de jovem em formação passando por quaisquer que sejam as dificuldades, pessoais ou as típicas da juventude, mas tão importante quanto isso é você perceber que deve ser sempre uma relação de aluno e professor, e não de Paulo com André... entendeu?
Se eles quiserem te irritar, te testar, talvez te ofender, tenha sempre em mente que você deve entender sempre como uma ação contra sua condição de professor e não à sua pessoa mesmo que eles digam isso, simplesmente por que eles provavelmente não tem relação importante nenhuma com sua vida pessoal! Assim exercite sempre deixar os problemas nas sua posição de professor e não leve para sua vida pessoal.
8 - SAIBA QUE SÃO OS ALUNOS QUE GERALMENTE TEM BAIXA AUTO ESTIMA
Principalmente os mais indisciplinados, violentos... são os que não sabem ler, tem problemas familiares graves e tal...
Eles podem muitas vezes parecer arrogantes em relação ao professor.. afinal quem no fundamental ou no médio hoje em dia tem o sonho de ser professor, ou tem os professores como exemplo? O exemplo deles é o Vin Diesel, Lady gaga, algum Mc da moda ou outra celebridade.
Mas no fundo eles são jovens inseguros. Certeza!
Certa ocasião em uma turma nova que eu peguei de ensino médio, primeiro ano, uma aluna que já era conhecida pela indisciplina, na hora da atividade colocou os pés na mesa, sacou o celular e começou a jogar... cheguei nela na calma, tapei a tela do celular e perguntei a ela o que ela queria ser quando fosse adulta. Ela me respondeu que queria ser professora de criancinhas, mas a mãe dela dizia sempre que ela nunca daria uma boa professora, então ela não tava nem aí!
Putz... imagina a história por trás da indisciplina deles.
Já passei por várias situações assim e tenho certeza que muitos de vocês também!!
Deixa nos comentários sua experiência com jovens assim... desacreditados pelos próprios pais...
Muitos chegam ao ensino médio sem saber ler direito, o que os torna também indisciplinados... problema sério
Mas o lance é você perceber que a baixa auto estiva com certeza vem mais deles do que de você e sabendo disso, se coloque na posição de alguém que pode ajudar em alguma coisa na vida daquele jovem, e não em uma posição belicosa e defensiva.
8 - SAIBA QUE SÃO OS ALUNOS QUE GERALMENTE TEM BAIXA AUTO ESTIMA
Principalmente os mais indisciplinados, violentos... são os que não sabem ler, tem problemas familiares graves e tal...
Eles podem muitas vezes parecer arrogantes em relação ao professor.. afinal quem no fundamental ou no médio hoje em dia tem o sonho de ser professor, ou tem os professores como exemplo? O exemplo deles é o Vin Diesel, Lady gaga, algum Mc da moda ou outra celebridade.
Mas no fundo eles são jovens inseguros. Certeza!
Certa ocasião em uma turma nova que eu peguei de ensino médio, primeiro ano, uma aluna que já era conhecida pela indisciplina, na hora da atividade colocou os pés na mesa, sacou o celular e começou a jogar... cheguei nela na calma, tapei a tela do celular e perguntei a ela o que ela queria ser quando fosse adulta. Ela me respondeu que queria ser professora de criancinhas, mas a mãe dela dizia sempre que ela nunca daria uma boa professora, então ela não tava nem aí!
Putz... imagina a história por trás da indisciplina deles.
Já passei por várias situações assim e tenho certeza que muitos de vocês também!!
Deixa nos comentários sua experiência com jovens assim... desacreditados pelos próprios pais...
Muitos chegam ao ensino médio sem saber ler direito, o que os torna também indisciplinados... problema sério
Mas o lance é você perceber que a baixa auto estiva com certeza vem mais deles do que de você e sabendo disso, se coloque na posição de alguém que pode ajudar em alguma coisa na vida daquele jovem, e não em uma posição belicosa e defensiva.
9 - ATUALIZE-SE
Nós sabemos que nossa profissão nos impõe uma vida corrida, com dupla, tripla jornada, muito cansaço e desgaste físico e mental.
Contudo, acreditamos que uma das formas de ser mais confiante é entrar em contato com tudo o que pode enriquecer nossa prática pedagógica. Isso inclui as tecnologias de informação e comunicação, pesquisas sobre o perfil da geração que está em nossa sala de aula, estudos sobre novas práticas e modelos educacionais, e claro, permanecer em formação quanto aos assuntos pertinentes a nossa área de saber.
Desta forma você se sentirá um professor, uma professora mais confiante na medida em que tem consciência de que é um/uma profissional competente e que se mantêm atualizado .
Nós sabemos que nossa profissão nos impõe uma vida corrida, com dupla, tripla jornada, muito cansaço e desgaste físico e mental.
Contudo, acreditamos que uma das formas de ser mais confiante é entrar em contato com tudo o que pode enriquecer nossa prática pedagógica. Isso inclui as tecnologias de informação e comunicação, pesquisas sobre o perfil da geração que está em nossa sala de aula, estudos sobre novas práticas e modelos educacionais, e claro, permanecer em formação quanto aos assuntos pertinentes a nossa área de saber.
Desta forma você se sentirá um professor, uma professora mais confiante na medida em que tem consciência de que é um/uma profissional competente e que se mantêm atualizado .
10- SE DÊ O DEVIDO VALOR
Nossa profissão é a mais importante de todas. Uma sociedade mais justa, com respeito e cidadania nunca será possível sem a nossa participação ativa na formação de crianças, adolescentes e adultos.
Tenha consciência de seu papel e se lembre sempre de que nós professores, apesar dos pesares que são muitos, vencemos diariamente muitas batalhas.
Elenque suas batalhas vencidas, se lembre delas nos momentos de desânimo e frustração. Assim você se lembrará de sua importância .
E é isso!! A gente sabe que conhecer o cominho é até fácil, o difícil mesmo é trilhar o caminho, mas...
Obrigado por chegar até aqui, esperamos que o conteúdo tenha sido útil pra você!!
Deixe sua impressão nos comentários e compartilhe com os colegas caso ache pertinente.
Grande abraço e até a próxima
Nossa profissão é a mais importante de todas. Uma sociedade mais justa, com respeito e cidadania nunca será possível sem a nossa participação ativa na formação de crianças, adolescentes e adultos.
Tenha consciência de seu papel e se lembre sempre de que nós professores, apesar dos pesares que são muitos, vencemos diariamente muitas batalhas.
Elenque suas batalhas vencidas, se lembre delas nos momentos de desânimo e frustração. Assim você se lembrará de sua importância .
E é isso!! A gente sabe que conhecer o cominho é até fácil, o difícil mesmo é trilhar o caminho, mas...
Obrigado por chegar até aqui, esperamos que o conteúdo tenha sido útil pra você!!
Deixe sua impressão nos comentários e compartilhe com os colegas caso ache pertinente.
Grande abraço e até a próxima
ótimas dicas, que posso aplicar no colegio objetivo zona norte sp
ResponderExcluirÓtimas dicas, em breve poderei aplicá-las. Eu era uma adolescente, que apesar de saber das dificuldades da docência, tinha e ainda tenho a vontade de lecionar. Eu gostava de ajudar os meus colegas de sala de aula quando eles me solicitavam.
ResponderExcluirCerta vez, já no Estágio do curso de Pedagogia, eu estava auxiliando a professora do 3º ano do Ensino Fundamental com um aluno o qual tinha 11 anos, pré-silábico, tinha problemas de indisciplina e também aparentava desinteresse em aprender a ler e a escrever. Apesar das dificuldades apresentadas, tentávamos ajudá-lo com o auxílio de jogos pedagógicos. De início, a criança tentava evitar a atividade, mas persistimos, então ele começou a tentar a juntar as letras do Alfabeto do Móvel para formar as palavras das figuras que tínhamos entregue a ele, ora conseguia formar uma sílaba ou outra, ora desistia. Eu sentava ao lado dele, enquanto isso, tentava motiva-lo, porém dizia que era "burro". Com isso percebi que é possível, sim, mudar a situação de um aluno com muita persistência e paciência, porém infelizmente eu não pude acompanhá-lo por mais tempo porque eu terminei o estágio.