Como fazer um documentário com seus alunos em 7 passos!


Ei colega, que tal criar um documentário com a sua turma?

Gostou da ideia? Então vamos pensar em algumas soluções para que tudo dê certo.




Como fazer um documentário com seus alunos?

De forma bastante simplista, podemos dizer que documentário é um filme de não-ficção que aborda aspectos da vida real.

Muita gente pensa que um documentário é um registro da realidade, dos fatos, isento de opiniões , interpretações e dramatizações. Ledo engano, na realidade é muito difícil até para os cineastas definirem o limite entre ficção e documentário, já que este último também é uma interpretação da realidade a partir da ótica do documentarista. 


Como não existe sujeito histórico algum que seja neutro, um documentário traz consigo muito das opiniões e vivências do documentarista.


Só um instante, talvez você também possa se interessar por estas postagens:

Veja 10 Motivos Para Docentes Criarem Um Canal No Youtube!



Agora, como organizar a turma?
É importante que seus alunos tenham ciência da importância de seu trabalho, para isso apresente a eles alguns documentários interessantes, no final deste post colocaremos uma lista de sugestões.




 1) Escolha um bom tema
Reuna a turma para que pensem juntos o tema do documentário. Mais interessante será se for um tema polêmico, que possa gerar discussão e opiniões dissonantes. O professor de português poderá falar sobre norma culta e português coloquial, História poderá fazer um documentário que traga à memória as historias do bairro e até mesmo da escola, Geo poderá falar sobre as diferenças entre centro e periferia, Matemática pode usar como tema preferencialmente assuntos do cotidiano do aluno pra que eles se sintam mais familiarizados e facilite o interesse... pra ter mais ideias, clique aqui e veja nossa postagem sobre como encontrar temas interessantes que possam ser inseridos nos conteúdos.



 2) Busque dados, informações, fontes.
Já pensaram em um tema? Então o próximo passo deverá ser pesquisar todos ou o máximo de relações possíveis a que podemos chegar com esse tema.
Você pode agendar umas aulas na sala de informática da sua escola pra dar uma força pros alunos na pesquisa, abaixo os links de três postagens aqui do blog que irão te auxiliar nessa tarefa!

- Refinando seus métodos de pesquisa na internet
- Avaliando a internet como fonte de informação para os alunos
- Pesquisando com os alunos nas redes sociais

A pesquisa deve ser pautada em uma hipótese sobre o tema, por exemplo, nossa hipótese inicial é de que as pessoas que falam mais português coloquial sofrem preconceito. À partir dai a pesquisa deve ser direcionada a confirmar ou negar isso.

(link patrocinado)

Essa etapa será muito interessante para os alunos perceberem que há diferentes perspectivas a respeito do mesmo assunto. Também é um momento importante para o aluno se posicionar a respeito do assunto a ser trabalhado.

É importante saber o máximo possível sobre o assunto, se houver alguma produção cinematográfica sobre o assunto, exiba para os alunos ou indique para que assistam.
Arquivos, filmes, entrevistas, livros, tudo isso pode ser material de pesquisa. 




 3) Faça perguntas sobre o tema
Com a turma, elabore questões a serem respondidas no documentário. Discuta, debata com o grupo cada contradição, opiniões controversas, esse exercício é muito importante pois gera ideias de como, quando e com quem falar, em quais lugares ir  e o que de fato será inserido no filme.




 4) Defina funções
Após ampla discussão os alunos já estarão preparados para assumir funções bem definidas, diga a eles que é necessário aproveitar talentos e aptidões. Para concretizar o projeto é necessário dividi-los da seguinte forma:
          ·         Filmadores
Vão operar as câmeras ou celulares.
          ·         Roteiristas
Escrever uma espécie de guia para toda a equipe, é o filme escrito descrevendo cada cena, cada questão a ser apresentada.


O roteiro deve responder às questões principais:
O que? Assunto principal do documentário.
Quem? Personagens pricipais
Quando? Em que tempo?
Como? De que maneira o assunto será tratado, qual a sequência das cenas e as estratégias de abordagens. É com entrevista, dramatização, colagem...
Por que? É a justificativa para a pergunta : O que torna seu doc relevante, interessante e importante. 
         ·         Pesquisadores
Responsáveis por esclarecer conceitos e pesquisar pessoas a serem entrevistadas e lugares a serem filmados.
         ·         Editores
Farão o trabalho minucioso de editar todos os vídeos filmados de maneira interessante para que o espectador se interesse pela narrativa. Não podem se esquecer da música de fundo, da vinheta e de criar um trailer.




 5)     Cronograma
Um documentário é uma caixa de supressas e não precisamos ter total controle na narrativa, mas precisamos elaborar um cronograma bem específico de organização e gravação para que tudo corra bem.
Defina prazos para contatar todas as pessoas que serão entrevistas.
Agende com a equipe de filmagem datas e horários
Delimite tempo para a apresentação do material já filmado.
Trabalhe com prazos para os editores também.
Uma boa dica é montar um grupo em alguma rede social ou app de mensagem para acompanhar melhor todo o processo.





 6)      Revisão
Quanto o filme já estiver pronto assista com a turma, questione sobre o processo, se a hipótese inicial se confirmou, quais as dificuldades e novas descobertas, o que precisa ser mudado para que a versão final possa ser apresentada.

                                               


 7)      Lançamento
Depois de tanto trabalho e dedicação os alunos merecem uma boa cerimônia de lançamento. Convide professores, familiares, equipe escolar para assistir o filme e prestigiar os alunos.


Dicas
v  Conflitos surgirão com toda certeza, procure gerenciá-los deixando claro que há espaço para discordâncias já que é uma obra coletiva, e que todos os pontos de vista devem ser respeitados e valorizados como contribuições úteis para o sucesso do projeto.
v  Procure cultivar a empatia, ouça o que os alunos tem a apresentar, valorize seus argumentos e pontos de vista.
v  Mantenha a calma e procure ser positivo, lembre aos alunos de que o projeto vai ajudá-los a desenvolver várias habilidade, que será uma oportunidade diferente e divertida de aprender e que você está disposto a ajudar.


4 comentários: