10 Dicas para enfrentar o ano letivo!!



Quando mais um ano se inicia e as expectativas de cada um começam a ficar maiores quanto mais perto chegamos do final do recesso!

Uns querem finalmente se aposentar, outros ver o resultado das transferências ou licenças.... alguns aguardam novas atribuições de aula, outros simplesmente aguardam o início as aulas e a isso se soma todos os outros problemas pessoais.

Nós como professores normalmente lidamos com todos os problemas estruturais das escolas e também com os problemas pessoais dos alunos ou pelo menos o reflexo desses problemas que aparecem em forma de indisciplina e isso muitas vezes nos distancia da beleza e importância do nosso trabalho; e claro, nenhuma gestão paga auxílio psicológico para professores... não conheço nenhuma!!!

Queríamos começar o ano dando algumas idéias para que você colega, não perca as esperanças, por que na nossa profissão, a esperança é uma necessidade, visto que o resultado do nosso trabalho não será mostrado aos nossos olhos, alguns alunos podem até estudar a vida toda na mesma escola, mas o resultado da nossa obra é o adulto cidadão.

Como todos os artigos do blog, as dicas vem de experiências minhas e da Denise e que se mostraram eficazes em nossa caminhada e posso dizer que a sala de aula para nós hoje em dia é bem menos belicosa, quem nos conhece sabe!




1 - Acredite que as situações podem ser mudadas e que você pode fazer parte dessas mudanças!! Se tem alguém tentando algo na escola não desanime a pessoa, tente ver o lado positivo das coisas e se puder, ajude!






2 - Exercite o amor próprio todos os dias. Só por ser professor já mostra que você é uma pessoa de valor e imaginando as dificuldades que você enfrenta diariamente, repita pra você mesmo como você é corajoso! Sua missão é nobre e sua importância incomensurável, não esqueça nunca!!






3 - Inicie um projeto pessoal que vá melhorar algo na sua vida e que você tem condições por atitudes próprias de realizar, assim você se sentirá motivado!





4 - Para o primeiro dia de aula, prepara AQUELA aula inaugural, sabe aquela que você sempre quis dar e sempre achou que seus alunos não iam conseguir acompanhar?? faça isso... uma aula diferenciada e tal, mas e se não der certo não se desanime, vai servir como termômetro para o resto do bimestre!





5 - Sabe aquele grupo de alunos que você sabe que vai dar problemas durante o ano.... pois é... delete todas as expectativas.... comece o ano do zero, vai tirar das suas costas o peso da ansiedade em encontrar essa galera e vai facilitar a empatia quando as aulas voltarem!




"Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.
Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por esse saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste”.
Paulo Freire
Trecho de “Pedagogia da Autonomia” editora Paz e Terra





6 - Procure um bom livro na sua área, um que relembre como é bacana e importante sua matéria e o quanto você é apaixonado(a) pela sua área do saber... pode ser romance, ficção...





7 - Seja positiva(o) sem deixar de ser realista! Existem milhões de dificuldades, mas acredite que é possível superar ou contornar a maioria delas.





8 - Seja curioso(a), faça experiências, procure inovar pois a inovação te deixa mais "antenado" dá novas ideias e sensibiliza o aluno pra sua aula. Faça cursos e leia livros sobre temas da educação que lhe interessem.





9 - Não leve pelo lado pessoal!! Na maioria das vezes, os problemas com alunos, pais e colegas estão focados na sua autoridade como professor e não na sua situação como pessoa. Além disso, ser muito passional nos impede muitas vezes de lidar de uma forma mais apropriada com diversas circunstâncias.





10 - Evite usar termos pejorativos ao se referir a qualquer aluno! Isso cria em você uma antipatia natural, vai criar um peso em relação àquele aluno e isso vai te trazer muito stress. Além de ser no mínimo deselegante!



Abaixo um trecho de um depoimento do Prof Leandro Karnal onde ele fala sobre a relação do trabalho do docente e o futuro!



Adoraríamos que você deixasse nos comentários abaixo sua opinião sobre o artigo ou sua sugestão sobre algo pra completar a lista!

Grande abraço!!

2 comentários:

  1. ótimas dicas, vou matricular o meu filho no colegio zona norte SP, espero demais mesmo que dê certo!

    ResponderExcluir
  2. gostei demais desse blog, vou aplicar isso no colégio objetivo zona norte SP, adorei, recomendo aos pais

    ResponderExcluir