Passo a Passo da montagem do Óculos de Realidade Virtual

Olá Colega!!

Essa postagem é para dar os detalhes da montagem do óculos de realidade virtual da Google, o chamado Cardboard;

Esse conteúdo é parte integrante de um artigo sobre uso em sala de aula de fotos em 360° e realidade virtual. Lá você encontra mais detalhes sobre estes assuntos, se ainda não viu, aconselho dar uma olhada!! Clique aqui para ver o artigo!
Que tal uma viagem ao fundo do mar?
Com esse óculos você pode levar seus alunos à qualquer lugar!!
Bom, é preciso levar em consideração que apesar dos moldes do óculos serem disponibilizados pela google sem nenhum custo pra nós, vai ser necessário gastar algum dinheiro pois é preciso adquirir um par de lentes, dois imãs pequenos, velcro e elástico... pode ainda se quiser uma sensação de mais imersão, pode comprar um suporte para a cabeça, desta forma não precisará ficar segurando os óculos com as mãos.
Com o suporte de cabeça, a pessoa dispensa o uso das mãos para segurar o óculos
e a sensação de imersão na realidade mostrada nos óculos é ainda maior.
Escrevo este artigo no final de Fevereiro de 2017 e hoje, para comprar tudo isso uma pessoa gastaria entre R$25 e R$35. 

Sei que muitos de nós vivem gastando dinheiro do próprio bolso com atividades escolares, mas neste caso é mais do que isso e o custo é realmente pouco pela experiência que proporcionará, mesmo que for somente pra uso próprio. 

Além disso na internet é super fácil encontrar onde comprar. Lembrando ainda que você poe comprar o óculos já prontos pela internet, quase por esse mesmo valor. Com certeza tem pra vende naquele grande varejista de sua preferência!

É importante saber isso também, caso você vá fazer esse projeto na escola, o que também deve ter um resultado muito legal. Eu pretendo fazer um logo e farei na sequencia um relato de prática para compartilhar a experiência.

Sabido desses gastos, é só começar baixando o arquivo com os moldes do óculos clicando aqui.

.Você vai imprimir o arquivo "Scissor cut template" e imprimir todas as 3 páginas. Pode ser em A4 normal mesmo!

 

Você vai reparar que já tem orientações de como montar os noldes!
Depois de impresso, basta colar as folhas A4 em um papelão do tamanho adequado, a google indica que tenha as dimensões de pelo menos 22 x 55 cm, com espessura não inferior a 1,5 mm.

Feito isso, corte com um estilete os lugares corretos.
Deve ficar assim:

Coloque então os velcros e as fitas. Use o guia abaixo como referência! 


Então pegue as duas lentes e insira nos círculos do molde. As especificações técnicas das lentes você encontra naquele arquivo que baixou ali no alto. 

Aí é só fazer as dobras já especificadas e antes de colocar o celular, grude os dois imãs no locar especificado, eles irão servir como um botão de comando para que você possa interagir sem precisar abrir os óculos e tirar o celular para poder apertar.
Vai um imã dentro e um fora, Super fácil de colocar.
Alguns modelos já tem outro dispositivo para usar como botão. Seria uma dobra a mais do papelão.

No final é só inserir o aparelho celular. Não se esqueça de baixar o aplicativo Google Cardboard para fazer e visualizar suas fotos em 360° e seus vídeos em realidade virtual!

Aí é procurar algum aplicativo bacana que possa fazer parte da sua aula e experimentar essa nova realidade com os alunos!

 

Obrigado por ter acompanhado até aqui e não deixe de escrever seus comentários ou suas experiências com os óculos!!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário