segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Olha Essa!! 2 Séries Bacanas Sobre Professores Para Você Assistir No Netflix!

Feliz ano novo colega!!


Que este ano suas aulas sejam mais inspiradoras e compensadoras!!


Neste ano, atendendo aos pedidos de muitos colegas, pretendemos fazer mais postagens mensais, que contarão com, além das dicas de sempre, também entrevistas, pesquisas, resenhas e indicações de livros e filmes além de participação de colegas e alunos!


Nesse primeiro contato de 2017, quero indicar duas séries muito legais que apesar de não serem novas, foram inseridas recentemente no catálogo da Netflix; elas tratam do cotidiano escolar e pretendem retratar a realidade escolar, cada uma com uma realidade diferente, porém ambas a partir do ponto de vista de professores!


A Netflix, para quem não conhece, é um serviço de TV por internet que distribui centenas de filmes e seriados a preços bem acessíveis e com uma facilidade incrível para acessar todo esse conteúdo. 


São indicações para você curtir suas férias se divertindo de maneira útil pois as duas fazem relação com nossa vida docente e geram reflexão, no entanto, não trazem nenhuma pressão quanto à sua vida profissional... em resumo, tem a ver com escola mas vc pode continuar suas férias, por que ambas são muito divertidas!


São realidades diferentes entre sí e das nossas aqui no Brasil, mas isso é mais um tempero que dá um gostinho especial em assistir ambas! 

É como fazer um estágio como observador em uma escola estrangeira!

Vamos à lista:

1 - Merlí


Muito divertido! Retrata o cotidiano pessoal e profissional de um professor de filosofia que lida com uma turma do que podemos entender como sendo o ensino médio aqui no Brasil. A série é da Catalunha, o que já é um diferencial dos enlatados americanos, mas além disso existem outras qualidades que realmente fazem valer muito a pena. Pessoalmente eu defino Merlí como um professor anti-convencional que toma sempre caminhos diferenciados para trazer reflexão à vida de seus alunos, alunos estes cujas vidas medos, dúvidas e problemas da adolescência também tem seu espaço e são retratados sempre sobre uma ótica filosófica que norteia o episódio, sempre bem humorada. Um diferencial também é a lida com a situação da homoafetividade que acontece constantemente no filme de maneira leve mas sempre problematizada.


Merlí tem problemas em se relacionar com outros professores porém é muito querido pelos alunos, a quem chama de Peripatéticos!

Seu convívio na sala dos professores, aulas e também sua influência na vida dos alunos é sempre norteado pelo pensamento filosófico específico de episódio e tudo isso se mescla à sua vida pessoal!

Clique aqui e assista a um vídeo promocional em espnhol

Os personagens dos alunos também são muito presentes e muito interessantes, primeiro pelas comparações constantes que você vai fazer com seus alunos e depois por que a série também aborda a vida pessoal deles e os reflexos na vida escolar!


2 -  Rita


Uma professora nada convencional que com certeza vai te arrancar algumas risadas e doses de empatia. A série é da Dinamarca e também é interessante para conhecermos um pouco do sistema educacional deste país modelo. Além de ser uma professora um tanto quanto "diferente", Rita trata os pais de seus alunos de forma muito direta e não gosta de muitos eufemismos. É uma comédia encantadora e sim, apesar de se passar na Dinamarca, você vai conseguir se identificar com algumas situações do cotidiano escolar, do relacionamento com alunos e colegas.

Rita mostra muita empatia e um ótimo relacionamento com os alunos, porém tem muita dificuldade em se relacionar com outros adultos e este é o fio condutor para todos os acontecimentos, desde seu cotidiano na escola até sua vida de mãe solteira cuidando de 3 filhos.
Clique aqui e assista a um trailer legendado


Parece um drama, mas não chega a isso, o sarcasmo e ironia de Rita criam situações meio nonsense, mas que estou certo em dizer, são comuns em nossa vida docente!


Clique aqui e veja nosso artigo sobre como criar memes


Enfim, espero que se divirtam com essas indicações e deixem nos comentários outras séries que vocês conheçam e que trate sobre a realidade de docentes!



Eu também convido a todos a escreverem abaixo sobre suas impressões destas séries, é sempre legal saber a opinião dos outros sobre as séries!


Grande abraço e obrigado por ler até aki!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário