Fotos em 360° e Realidade Virtual!! Muito Divertido e Ainda Pode Ser Útil na Sua Aula!!

Olá colega!

Vamos falar sobre Realidade Virtual!!

Já ouviu falar das fotos em 360°? Talvez já tenha visto recentemente alguma no facebook!

São fotos que quando tiradas em sequência e agrupadas dão uma visão de 360 graus do ambiente ou do objeto! 


Muitas delas ainda permitem uma certa imersão maior, como por exemplo navegação pela foto e áudio para dar mais realismo!!

Mas continuam sendo fotos, apesar de parecer um vídeo.

Estive conversando com a Denise e pensamos que pode haver muitas utilizações de uma ferramenta assim em sala de aula. O assunto surgiu agora nas férias, portanto ainda não preparei nenhuma aula, mas acho que conseguimos imaginar algumas utilizações!!

Que tal você dar uma olhada e opinar com novas ideias, ou para aprimorar as ideias que iremos mostrar? Deixe seu comentário no final, mande-nos uma mensagem ou inscreva-se no blog e participe desta construção de ideias!!

Pra começar você pode simplesmente (se preferir pular a parte do "tirar a foto" com os alunos) baixar fotos 360° da internet, existem alguns sites já com um acervo legal e que pode ser usado na sua aula!

Clique abaixo e veja exemplos de imagens em 360 graus:
Reveillon 2015 em Ipanema              Arco do Triunfo - Paris

Catedral de São João - Malta      Avenida Paulista - São Paulo

Algumas podem ser baixadas e inseridas no PowerPoint ou no Prezi,  também dá pra jogar no Facebook da escola ou da sua turma, pode acessar as imagens da sala de informática através de um link com todos os alunos juntos para análise... o mais legal é que elas dão uma outra sensação em relação a ver uma foto normal!

Agora se você preferir que seja um trabalho mais autoral, que seus alunos fotografem alguma experiência de laboratório, alguma paisagem, algum espécie de animal ou vegetal ou qualquer outra coisa.... é muito mais divertido e um pouco mais trabalhoso, claro.

A primeira coisa que você precisa saber é que estas fotos são "tiradas" com aplicativos de celular, que fazem automaticamente o processo de agrupamento das imagens no formato ideal, portanto o trabalho vai ser feito com o celular!

Seria uma ótima forma de utilizar para o lúdico, o aparelho celular que os alunos trazem para a escola. Mas acreditamos que pode não ser uma boa ideia usar esta prática como primeiro uso do celular nas aulas.... pq depende de um fator que é melhor não ser discutido num primeiro momento e talvez possa levar à problemas.

Neste artigo nós indicamos uma boa forma de começar a usar os celulares dos alunos nas aulas! Clique aqui!

Você pode ainda tirar fotos 360° de objetos! Imagine as possibilidades!
Explicando. Acontece que muitos dos programas só funcionam em versões mais recentes de smartphones, que tenham sistemas operacionais mais avançados, em suma, mais caros... e isso vai logo saltar aos olhos dos alunos.

Talvez sua realidade seja mais igualitária, mas onde leciono, existe um forte apelo para este tipo de "ostentação" tipo, o meu celular é melhor que seu.... enfim,  só acho que isso pode ser um pequeno entrevero, como disse, não tenho nenhum exemplo prático!!

A gente sabe que isso é uma bobagem, mas para os alunos isso tem realmente uma importância descomunal....

Claro que você pode usar isso para entrar em outro tema, ou tomar outro caminho que desejar para sua aula, mas se preferir evitar, aconselhamos outras formas para introduzir o uso do celular nas aulas. Clique aqui e veja nosso vídeo!

Se você já tiver usado os celulares na sua aula, pode simplesmente selecionar alguns para tirar a foto, sem problema dos outros chiarem....

Os temas podem ser os mais variados, pois além de paisagens você também pode tirar fotos de objetos.

Segue abaixo um pequeno tutorial de como tirar fotos em 360° com um aplicativo da gigante Google.

Não deixe de nos contar nos comentários ali abaixo quando você se aventurar por esses mares desconhecidos!!

O aplicativo usado é o Goodle Cardboard e com ele além das fotos em 360° é possível ainda inserir áudio e mais, você pode usar a imagem em formato para óculos de realidade virtual!

É super simples, você baixa o aplicativo direto para seu celular e abre o programa.



Com o programa aberto, basta clicar no botão laranja com uma imagem de câmera 


 para que a mesma seja acionada,










e a partir daí é mirar sua paisagem, clicar e manter apertado o botão de foto enquanto você dá uma volta de 360°.



Então você precisa ir girando lentamente a câmera do celular enquanto mantém o botão apertado, você verá um pequeno gráfico que vai mostrar a evolução do seu "giro". Tente manter a imagem na mesma altura para não borrar o resultado final.

Uma opção muito legal é que você pode gravar o som ambiente, imagina só!!! 


Se você não quiser gravar o som, basta apertar o ícone de som na tela (aquelas barrinhas) para não gravar o som!
As imagens ficam salvas em um espaço interno do aplicativo, então não estranhe se você não conseguir visualizá-las pelo seu álbum de fotografias padrão do celular.

Agora fica ainda mais interessante!! 
Realidade Virtual ao alcance dos seus alunos!
Dá pra fazer os óculos com eles próprios!!
Um ótimo projeto interdisciplinar com a matéria de Educação Artística!

As fotos podem ser usadas com um óculos 3d para mais sensação de imersão!!

Gente.... façam isso em casa!! É o máximo!! 

Depois bolem suas ideias de aula!!

Para quem conhece pouco do assunto, recomento dar uma olhadinha nesse vídeo, clicando aqui mesmo!

Funciona da seguinte forma, você clica naquele ícone em formato de óculos, como mostramos abaixo, para que você tenha uma experiência ainda mais intensa usando os óculos específicos.



Depois de clicar no ícone, o aplicativo vai começar a exibir duas imagens que lhe parecerão idênticas, mas estarão posicionadas paralelamente na tela. Este é o formato que deve estar configurado quando você inserir seu celular nos óculo de realidade virtual.


A ideia é que cada olho receba uma informação diferente, para dar maior sensação de realidade.


Em relação aos óculos!

Claro que existem opções de óculos de realidade virtual de mais de R$5.000 reais, mas neste caso nós veremos como FABRICAR nossos próprios óculos de realidade virtual!

A Google fornece os moldes dos óculos chamados Google Cardboard, desta forma basta imprimir a maior parte do material necessário.


Fora o molde, você precisará de duas lentes, dois imãs pequenas, alguns velcros e um elástico.... mas isso é um ótimo projeto para fazer com a professora de Educação Artística, o que acha? Se você for professor de Educação Artística então... pode fazer com todas as turmas!! Acho que daria muito certo!!


Clicar no ícone "óculos" para habilitar a visão correta
Acoplar o Smartphone aos óculos

Como funciona? O óculos pode ser usado com smartphones de 4,5 até 5,5 polegadas. O efeito nos celulares com tela de mais de 5 polegadas é mais intenso, pois não mostra as bordas.

Depois de colocar o smarphone dentro dos óculos e habilitar a imagem como mostramos acima, basta curtir a sensação que com certeza vai surpreender!!!








O legal é levar aos nossos alunos uma tecnologia tão bacana a um preço tão módico. 

Você pode também comprar os óculos prontos, em papelão. Hoje em dia (escrevo no final do carnaval de 2017) eles podem ser encontrados na internet por valores a partir de R$25,  e eu te digo que é um ótimo custo benefício!
Modelo Google Cardboard que é vendido em diversos grandes varejistas da internet

E aí, o que você acha dessa ideia?

Deixa algo nos comentários e não deixe de se inscrever no blog para receber o conteúdo!

Grande abraço e obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário