sexta-feira, 3 de junho de 2016

Dicas para criar senhas de internet seguras!!

Oi gente!

Hoje em dia é muito comum termos cadastros  pessoais em diversos sites, além dos sistemas de escolas e faculdades,,,, aqui em São Paulo os professores e professoras da educação pública tem o GDAE, o SED e o SGP por exemplo... já docentes de escolas particulares tem os logins e senhas de cada escola, enfim, o caso é que cada um de nós é obrigado a guardar muitas senhas de acesso...


A postagem de hoje vem com dicas de como criar senhas eficientes e de como lidar com elas com segurança!!

Primeiro vamos falar do fator "força" da senha;

Uma agência internacional de notícias financeiras apurou o tempo em que hackers conseguem quebrar diversos tipos de senhas. Veja abaixo a comparação do tamanha de caracteres usados para fazer a senha e a relação com o tempo gasto por um cracker(criminoso virtual) para decifrá-la:

tamanho: 6 caracteres
só minúsculas: 10 minutos
minúsculas e maiúsculas: 10 hours
minúsculas, maiúsculas, números e simolos: 18 days

tamanho: 7 caracteres
só minúsculas: 4 horas
minúsculas e maiúsculas: 23 dias
minúsculas, maiúsculas, números e simbolos: 4 anos

tamanho: 8 caracteres
só minúsculas: 4 dias
minúsculas e maiúsculas: 3 anos
minúsculas, maiúsculas, números e simbolos: 463 anos

Então parece correto afirmar que senhas com mais de 8 caracteres são bem mais difíceis de serem quebradas, principalmente se inserirmos números e caracteres especiais como (*), ($), (!) e etc...

Devemos também evitar criar senhas com números em sequência (12345678), com datas de nascimento, telefone de casa ou celular, sobrenomes outras informações pessoais, pois são as primeiras a serem testadas pelos criminosos.




Pode parecer óbvio, mas muita gente usa esses dados como senha, para você ter uma ideia colega, em abril de 2010 um criminoso virtual invadiu a conta do twitter do Luciano Huck e escreveu "Po, Luciano Huck, sério que sua senha é sua data de aniversário?"

Outra obviedade que é preciso de alerta! Não use a mesma senha para todas as suas contas!! Pode parecer mais prático, mas quando uma senha é descoberta, o criminoso com certeza vai tentar usá-la em outros serviços, e aí.....

Também é importante lembrar para que você não faça rodízio de senhas, isto é, usar a antiga senha do seu e-mail para acessar hoje em dia seu facebook, pois esta prática também facilita a vida do criminoso virtual.

Todos os anos algumas empresas de segurança e provedores e antivírus, divulgam uma lista das senhas mais usadas, veja algumas, principalmente para evitá-las:


-12345678
-deus
-jesus
-mamae
-senha
-sombra
-futebol
-abc123
-mestre
-macaco
-dragao
-amor
-qwerty
-login




Bom, mas e para criar senhas fortes?

Aí vão algumas dicas!!

Crie senhas baseadas em frases que você conheça bem ou goste muito! Frases de uma música, de um livro, da bíblia, aforismos... Como assim?

Pegaremos uma frase de Paulo Freire, por exemplo:

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra",

esta frase pode virar a senha "aldmpalda" se usarmos todas as iniciais!

Pra deixar a senha mais forte, podemos alternar letras minúsculas e maiúsculas: "AlDmPaLdA".

E para deixar ainda mais difícil, você pode trocar algumas letras por números, por exemplo, trocando o A por 4: "4lDmP4Ld4"

Para finalizar e deixar a senha mais personalizada, insira nesta senha, as iniciais do site a ser acessado, tipo:

Se for a senha do UOL, por exemplo, ficaria assim:

uol4lDmP4Ld4

No caso da escola onde você dá aula, é possível pegar as primeiras letras do nome da escola e colocar na senha.
Se o nome da sua escola for Céu Azul, por exemplo. a senha ficaria:

ca4lDmP4Ld4

O ideal é que você troque suas senhas a cada 90 dias e que as memorize!



Bom, mas um problema surge se você preferir guardar estas senhas!!

Não é a atitude mais aconselhável, mas a dica que eu deixo é a seguinte:

Guarde suas senhas(e os dados de cadastro) em um arquivo de editor de texto (word por exemplo) ou numa planilha(Excel por exemplo), um arquivo para cada senha. Compacte estes arquivos com o Winzip ou Winrar e coloque uma senha neste também, mas esta você não vai escrever, vai memorizar, e vai guardar este arquivo em algum computador pessoal onde poucas pessoas tem acesso e de preferência sem acesso à internet.

Acho que é importante no final do processo que você Teste sua senha quando criá-la ou mudá-la. Existem diversos sites que testam a eficácia e segurança da sua senha. Indicamos a Central de Segurança da Microsoft para testar sua senha.

Gente, estas dicas não são infalíveis e são completamente adaptáveis e é claro que existem outras formas, muitas até mais seguras, mas cabe a você colega, conhecendo alguma, deixe explicado nos comentários para que mais pessoas possam ser auxiliadas com estas informações!

Obrigado por ler até o final e se achou útil, compartilhe com seu círculo de amizades!


Grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário