Livro Didático também é tecnologia!!


Poucos professores sabem, e por isso estamos divulgando para que seja mais acessado: a maioria dos livros didáticos possuem conteúdo digital que podem auxiliar na compreensão dos conteúdos, dinamizar a aula e propiciar novas experiências de aprendizagem.

O livro didático impresso ganhou complementos que podem ser vídeos, animações e até experiências... tudo para tornar a aula mais interessante e interativa . Algumas edições contam até com ferramentas para facilitar o planejamento das aulas e um banco de dados com atividades que não estão nos livros impressos.
iBook. Aplicativo da Apple para criar livros digitais.
Clique na imagem para ler a matéria
Para nós docentes, essa modalidade de livro didático é interessante de várias formas, desde projetar uma página do livro até utilizar o conteúdo digital.
Uma breve pesquisa no google com: o titulo do livro didático + o termo "conteúdo digital" te levará ao site da editora, onde o professor precisa fazer um breve cadastro com informações básicas como disciplina que leciona, escola ... e também o código do livro que fica normalmente na capa ou abaixo no Hino Nacional.

Claro que nem tudo são flores, o conteúdo digital pode ser tão chato quando o livro didático, mas não são raras as ocasiões em que encontrei recursos realmente interessantes como jogos de tabuleiro temáticos, animações sobre os mais variados temas da história, mapas interativos.
Clique aqui e conheça o Plano Nacional do Livro Didático
A minha escola recebeu para escolha de livro apenas 3 exemplares de projetos diferentes, e foram estes que pesquisei o conteúdo digital. Sei que a editora FTD, Moderna e Saraiva ,possuem esta extensão do livro didático impresso. Consultei o conteúdo digital e utilizei nas aulas e os resultados foram positivos. Maior interesse por parte dos alunos e uma compreensão mais ampla do conteúdo.

É bom também informar que os conteúdos estão disponíveis para download, o professor não precisa ter internet disponível na sala de aula (coisa tão rara) para apresentar aos alunos este material.

Seria interessante se pudéssemos compartilhar os códigos dos livros didáticos para que possamos acessar as plataformas digitais afim de conhecer e utilizar um maior número de recursos, alguém sabe se isso é legal? Podemos compartilhas esses códigos? Pessoalmente tenho muita curiosidade para saber como são os livros didáticos de outras partes do país! 

Abaixo segue o link do livro Projeto Araribá da Editora Moderna, em comparação com o conteúdo digital das outras editoras que conhecí o da Moderna é mais completo e acessível. Através desse link você pode ter uma ideia de como são os recursos. 


Clique para conhecer o site digital dos livros didáticos do
Projeto Araribá

Se aproprie colega, esses recursos podem tornar sua aula mais interessante.

Importante lembrar que, o PNLD de 2015 já traz indicações de Livros Didáticos Digitais, que são material didático totalmente digital, para usar nos computadores ou tablets de escolas. Eles possuem conteúdo interativo, chamado de Objetos Educacionais Digitais
Livros Didáticos Digitais da Editora Moderna.
Clique para ler a matéria

Neste caso, eu não sei como funciona, não cheguei q receber nenhum material desses. Mas se alguém que estiver lendo este texto conhecer, pode nos deixar sua impressão sobre...

É isso colegas, sempre que possível aproveitem as ferramentas digitais que seus livros didáticos proporcionam!


por Denise Desiderio



Nenhum comentário:

Postar um comentário