Veja 10 Motivos Para Docentes Criarem Um Canal No Youtube!



Se você, assim como nós, se incomoda com a falta de memória dos seus alunos, com aquele silêncio constrangedor que paira no ar todas as vezes que você pergunta o que eles se lembram de determinado conceito estudado antes das férias, na semana anterior ou até mesmo na aula passada, que tal você colega dar uma ajudinha a memória dos seus estudantes?

Que tal você virar um YouTuber?

Claro que as anotações  no caderno e reler os textos do livro didático auxiliam muito, mas nada melhor do que a explicação do professor para ativar o gatilho da memória dos educandos.
Já fazem alguns bimestres que estamos com essa ideia fixa, ainda não colocamos em prática mas acreditamos que um canal no youtube com vídeos  curtos de explicação docente com certeza podem auxiliar e muito nossos alunos.

A prática de assistir vídeos explicativos já faz parte da rotina de muitos alunos de cursinho pré-vestibular e muitos professores de cursinhos têm canais e postam conteúdos relevantes para a aprendizagem.
Claro que nós professores temos pouco tempo para gerenciar um canal,  mas a ideia é que esses vídeos sejam curtos. O professor, a professora podem postar lembretes de alguns minutos, pode retomar conceitos e até mesmo acrescentar exemplos que não entraram no conteúdo das aulas presenciais por falta de tempo.

Pensando muito sobre isso criamos uma lista de 10 vantagens de ter um Canal Educativo no YouTube.


Vamos começar?

1-      Otimizar o tempo da aula
Com a criação do canal você poderá diminuir as retomadas de conteúdo em sala de aula, já que o assunto já foi abordado em vídeo, você poderá indicar que os alunos que quiserem saber mais sobre o assunto assistam a vídeo aula.

2-      Auxilia na Recuperação Paralela
Já sabemos que não adianta muito o professor passar aquele trabalho ou prova substitutiva quando o aluno não vai bem em uma avaliação, o ideal é que a recuperação seja feita no decorrer do processo. Assim, o educador, a educadora pode sugerir que o  aluno com dificuldade em compreender determinado conteúdo dê uma olhadinha nos vídeos que podem e muito auxiliar no processo de recuperação.

3-      Ver e rever
Aquele aluno que faltou, que não compreendeu, que se esqueceu poderá ver e rever a explicação quantas vezes julgar necessário.

4-      Canal Aberto
Os estudantes podem comentar os vídeos, enviar perguntas e interagir de forma diferente com o educador.

                                         

5-      Múltiplas Ferramentas
Na própria edição  o professor pode adicionar entrevistas, trechos de filmes, de clipes musicais, de reportagem jornalísticas, documentários, imagens... enfim, múltiplas ferramentas para tornar o conteúdo mais dinâmico, interessante e relevante.


6-      É Gratuito
Não é necessário fazer nenhuma grande aquisição de material ou pagar mensalidade. Criar e gerenciar um canal no Youtube é gratuito.

7-      Não precisa de muita técnica
Os vídeos podem ser editados de forma simples, sem necessidade de efeitos especiais. Estamos trabalhando em um tutorial sobre edição de vídeo.

                                             

8-      Divulgação do trabalho docente
Fazemos coisas incríveis em sala de aula (aliás já é incrível nos mantermos com esperança em sala de aula sendo professoras da rede pública, rsrs) e nem sempre somos reconhecidos ou temos tempo de compartilhar ideias de aulas diferentes com nossos colegas. O canal pode ser uma forma bem legal de divulgar o trabalho da educadora, do educador.

9-      Inclusão digital
Infelizmente nossos alunos tem dificuldades para ler, e é óbvio que é nossa obrigação ampliar o repertório dos educandos bem como incentivá-los a ler, mas enquanto não conseguimos a proeza de transformar nossos alunos em ávidos leitores, podemos utilizar a tecnologia a favor da educação. Para nossos estudantes é mais interessante, prático e acessível assistir um vídeo no youtube do que ler um livro sobre o assunto.

10-    Se você está achando muito difícil...
Se mesmo com todos esses 9 motivos você ainda acha que não tem tempo na agenda para criar conteúdo, gerenciar e editar seu canal... que tal passar essas responsas para os estudantes? Eles podem criar um canal para a sua disciplina, editar e postar. As vantagens são inúmeras e é claro, os alunos vão compreender muito mais o conteúdo já que precisarão explica-lo novamente nos vídeos que vão publicar e compartilhar.

Aguarde a continuação deste post, vamos falar sobre como abrir uma conta no Youtube e vamos aprofundar um pouquinho esse item 10 para beneficiar os docentes que não tem tempo na agenda.


Até mais.

Por Denise Desiderio

Nenhum comentário:

Postar um comentário