Indicação de 5 filmes Que Problematizam o Atual Modelo de Educação

Olá colegas!

A tecnologia é um caminho que inexoravelmente vai ajudar a educação a evoluir cada vez mais.

Porém existem questões ainda mais profundas, como o próprio modelo de educação adotado atualmente pela maioria dos estabelecimentos de ensino;
Estes são filmes que apresentamos abaixo, abordam a educação a partir de outro olhar. Na verdade são documentários sobre modelos de escola que se diferenciam do modelo atual em inúmeros aspectos.

Estes novos modelos estão em uso em diversos lugares do mundo e provam que é preciso que haja uma revisão dos paradigmas da educação e que todos nós repensemos que tipo de cidadão desejamos que seja formado em nossas escolas.


1-  Pro dia Nascer Feliz

Este é o primeiro filme da lista pois ele nos dá um grande resumo deste modelo de educação que está a tanto tempo presente na realidade da nossa sociedade e que já se mostra a muito tempo incapaz de abarcar todas as necessidades do cidadão que desejamos para nossa sociedade e reflete o insucesso da educação independente de realidade social ou financeira.
 Clique na imagem para assistir ao filme
Clique na imagem para assistir ao filme

2 -  Quando sinto que já sei 

Documentário muito bacana e leve, que apresenta várias escolas que adotam práticas inovadoras em seu cotidiano. Produzido por meio de financiamento coletivo, o filme colhe depoimentos em 8 cidades brasileiras de pais, alunos, educadores e outros profissionais da educação.
Clique na imagem para assistir ao filme


3 -
 A Educação Proibida 

Este documentário internacional foi Gravado em oito países da América Latina. O filme levanta várias questões sobre a efetividade do atual modelo de escola e não pára por aí, mostra novas alternativas e formas de criar um ambiente educacional diferente e melhor aproveitado; Também é um filme financiado de forma coletiva e que entrevistou dezenas de professores em diversas realidades!
Clique na imagem para assistir ao filme

4 - Sementes do nosso quintal 


Este mostra a realidade da escola Te-Arte, uma escola que apresenta um projeto que dá muito mais autonomia e estímulo ao potencial criativo das crianças. Vale muito a pena também para professores e e professoras do fundamental I e ensino básico. 
Clique na imagem e será direcionado ao canal no Youtube do filme.
Ele está dividido em três partes.

5- Tarja Branca

É um documentário realmente muito legal que aborda de maneira séria a importância da brincadeira na formação e manutenção do caráter e do ser humano em sua plenitude
O tema do ensino lúdico é abordado de forma a apresentar o diferencial da presença da brincadeira na relação entre aluno e escola. 
Clique na imagem para assistir ao filme



Não deixe de escrever nos comentários quel sua opinião sobre estes filmes e claro, se você conhece outro que trate da mesma temática não esqueça de nos avisa pra inserir na lista!!


Grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário