Buenas! Buenas!!
Me pergunto agora quantos dos professores que leem este texto têm à sua disposição um equipamento de projeção em sala de aula quando quiser?
E você que tem, costuma utilizar o projetor nas suas aulas? Quando a resposta é não, geralmente é devido à dificuldade que se tem em lidar com o aparelho.
Me pergunto agora quantos dos professores que leem este texto têm à sua disposição um equipamento de projeção em sala de aula quando quiser?
O projetor é hoje um forte aliado do professor na tarefa de transformar um conceito abstrato em algo mais concreto quando necessário.
Estão unidas em um só equipamento as vantagens fornecidas pelos seus antecessores. Quais antecessores? Muitos com certeza ainda estão em uso em muitas escolas do país, são os retroprojetores, os projetores de slides, os data show e até projetores mais antigos.
A grande diferença funcional é que os projetores antigos exigiam cada um, um formato especifico de mídia, por exemplo, o projetor de slides não passa transparências.
Datashow: entrada apenas para computador |
Em contrapartida o projetor atual aceita receber os dados de vários tipos de fontes, como webcams, computadores, filmadores e etc.. o que com certeza não desqualifica o uso destas tecnologias mais antigas, que continuam sendo extremamente válidas na falta de outras mais modernas.
Basicamente o projetor é formado por uma placa que comanda um sistema de luz, lentes e refrigeração.
É interessante notar que o elevado valor destes projetores, se deve menos ao fato de sua tecnologia e mais ao alto preço das lampadas utilizadas neste equipamento, o preço da lampada pode chegar a 80% do valor total do equipamento; mas quando em conjunto com um notebook, uma rede wifi e um bom plano de aula, dá ao professor superpoderes!!
Close do jogo de lentes e da lâmpada |
Projetor desmontado, e três de suas placas na mesa |
Ligando o projetor
Nada de complicação, os fios só encaixam onde devem encaixar, inclusive os plugues e as suas respectivas entradas costumam ser da mesma cor.
Normalmente o projetor tem um cabo de alimentação que vai da tomada até sua parte traseira com 3 pinos. Ele costuma ser de um dos dois modelos abaixo:
A conexão com o notebook vai depender do modelo do projetor, mas na maioria das vezes os projetores tem múltiplas entradas, como hdmi, usb, vga ou svi.A diferença entre eles é a qualidade da imagem a ser exibida. VGA é a de menor qualidade e HDMI a de maior qualidade, as outras são intermediárias.
Se for preciso, entre no menu do projetor para identificar qual cabo está usando para receber o sinal do notebook(informar se está usando cabo hdmi ou usb, por exemplo)
Caso o notebook não esteja configurado, clique em FN + F4 você abre uma janela para habilitar a utilização do projetor.
fn + f4 para abrir o selecionador de tela do windoes |
escolha uma das opções: computador somente/duplicar/estender/somente projetor |
Em relação à pratica, imaginando que temos um computador conectado a um telão, mesmo sem acesso a internet, as possibilidades são infinitas.
O post foi inspirado pela conversa que tive com um colega também professor sobre como muitas vezes a ferramenta existe, porém a dificuldade em lidar com ela acaba por impedir que muitos professores aproveitem das suas vantagens.
A última dica fica por conta do vídeo abaixo:
Grande abraço
Excelente tutorial! Sanou "meio mundo" de dúvidas que eu tinha. Depois irei testar com calma o passo-a passo. Tenho um notebook há três anos, e sempre que necessito apresentar trabalho na universidade, ele
ResponderExcluirme deixa na mão.
Olá colega!! Fico feliz em ajudar!! Se tiver mais dúvidas, manda pra gente tentar sanar!! Abraço!!
Excluir