quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mensagens instantâneas, uma grande sacada!

Olá colegas!


O post de hoje é para falar sobre duas ferramentas que podem ser úteis tanto em atividades com os alunos quanto na comunicação com outros colegas professores, com a escola e até mesmo com os país dos alunos.


Lembrando que falaremos hoje de atributos disponíveis somente no uso em seu aparelho de celular.


Eu ainda me lembro como na minha infância era pouco comum ter telefone em casa... em contra partida a comunicação hj em dia é, em sua maior parte, praticamente instantânea.


Bem queridos e queridas colegas, entre tantos aplicativos de comunicação engenhosos, nos salta aos olhos as vantagens proporcionadas pelo Facebook Messenger e pelo Whatsapp.




O Facebook Messenger é o serviço de bate papo instantâneo do Facebook, mas ele tem além disso algumas funcionalidades ótimas:

Envio de vídeo > Clique no ícone indicado na imagem abaixo, e você se verá capaz de enviar fotos normais ou vídeos de até 1 minuto com áudio para qualquer pessoa da sua lista de amigos do Facebook. Imagine a facilidade que terá por exemplo para falar com pais de seus alunos? Um vídeo dá total credibilidade e inspira mto mais confiança, além disso pode também ser utilizado para enviar aos grupos do face dos quais vc faz parte!
Para enviar fotos e vídeos pelo messenger, clique no botão indicado acima

Envio de áudio > clicando no ícone indicado abaixo vc envia uma mensagem de áudio para o contato selecionado. Neste caso a mensagem é tb de até 1 min. E tbm pode ser enviada para grupos se for preciso!
Clique no microfone pra enviar áudio


Envio de imagens > função já mto conhecida! Ao clicar no botão você pode escolher uma imagem qualquer que esteja salva no seu celular e enviar para quem escolher. Mto prático para mostrar imagens específicas para seus alunos. Mesmo em sala de aula pode ser mto útil!
para enviar imagens do seu celular


Telefone > Essa eh a melhor! Você pode fazer ligações gratuitas do seu celular com o Facebook Messenger para qualquer pessoa que também tenha o aplicativo. Abra o seu Messenger e escolha uma Pessoa, como se fosse mandar uma mensagem. No alto da ela verá o desenho de um pequeno telefone. Se o ícone estiver cinza, talvez a pessoa esteja acessando pelo computador, ou ainda com o gel desligado. Mas se o ícone estiver azul, a pessoa está disponível para receber ligações!! Que tal tentar? Fantástico não?
ligação telefônica grátis pelo messenger


Já o Whatsapp tem funções bastante conhecidas.
O que pode ser mais útil ao professor é a experiência de criar grupos. Pode ser um grupo com os professores da sua unidade escolar ou mesmo seus alunos. As vantagens são inúmeras, como Informar atraso, falta, compartilhar imagens, vídeos importantes sobre algum projeto comum a todos ou sobre algum tema de aula.
É legal aproveitar também as mensagens de áudio que no Whatsapp não tem tempo limite.


Aliás, respondendo a uma pergunta recorrente sobre o significado de Whatsapp. O termo deriva de uma gíria  em inglês que se escreve What's up?  Que por sua vez significa algo como "qual a boa?", ou "o que há pegando?".


Bom, tanto o Facebook Messenger quanto o Whatsapp tem como serem utilizados no PC, mas isso fica pra outro post!!


Gostou das dicas?


Comente, compartilhe, conte-nos alguma experiência sua com estas ferramentas!!!

Grande abraço gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário