terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O que seus alunos pensariam de escrever um livro?

Olá colegas!

Quem se lembra daquele ditado que diz que toda pessoa deve na vida ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro?
Bem, sobre a árvore e o filho pensamos ser ótimas ideias, mas é também algo muito pessoal.

Já escrever um livro é realmente muito interessante, pq toda pessoa tem em sua vida histórias incríveis que acabam se juntando para tecer a teia da grande História; mas até pouco tempo atrás escrever livros era algo complicado, hoje em dia na verdade se tornou bem fácil.

Como professores, temos a grata satisfação de participar ativamente da escrita da História de vida de centenas de pessoas, pois a influência que um professor tem é gigantesca; ela ultrapassa os limites de tempo e espaço, abrange não só o aluno, mas também família e perdura por muitos anos, muitas vezes chegando até os descendentes daquele aluno.

Sobre escrever um livro, os motivos podem ser vários, tanto as experiências vividas em sala de aula, quanto o simples fato de dar aos alunos a oportunidade de escrever o próprio livro.

Um eBook nada mais é do que um livro com páginas sobre um conteúdo específico escritas em formato digital para serem lidas também em dispositivos eletrônicos. São geralmente feitos em formato PDF, DOC ou APUC e podem ser lidos em computadores, celulares e leitores específicos para eBooks.

Dê uma olhada para ver alguns exemplos de como pode ficar

 Exemplos de ebooks
Veja alguns exemplos de eBooks "amadores"



Trabalhos que são entregues por escrito, projetos multidisciplinares e atividades em grupo em geral podem virar livro hoje em dia com o crescimento do conceito de eBook.

Como vantagens, pontuamos o fato de ser possível incluir além de imagens, arquivos de áudio e vídeo e inclusive links, o que tornam o eBook bastante personalizável e interativo.

O conteúdo do eBook pode ser ainda uma juntada de textos dos alunos, o conjunto das redações ou de outros trabalhos. É uma possibilidade incrível para professores de todas as matérias.  

Clique aqui e veja mais alguns exemplos de eBooks
Por que não incentivar os alunos a escreverem seus próprios livros?
O prof de português pode montar livros de poemas ou contos.
O professor de história pode solicitar biografias dos próprios alunos ou falar sobre descendência e ascendência.
O prof de Ed física pode montar livros de vários estilos de danças, esportes ou de hábitos saudáveis.
Docentes de matemática, física ou química podem utilizar o recurso como forma do aluno criar apostilas com o conteúdo com o qual trabalha melhor para que assim possam ajudar uns aos outros e sair da aula rotineira, valorizando a visão e o entendimento do próprio jovem.
Professores de ciências pode orientar seus alunos a fazerem uma cartilha explicativa sobre métodos contraceptivos ou DST.
A quantidade de páginas não é importante, e sim a forma e o conteúdo.

Hoje em dia temos sites onde é possível criar o eBook de maneira super fácil e rápida. A capa pode ser montada ou editada com alguns temas já disponibilizados.

Basta acessar um destes links abaixo, se cadastrar com é de costume e começar a formatar seu eBook. O processo costuma ser bastante simples, o trabalho maior será inserir o conteúdo. Você pode começar fazendo um mini-eBook com algum conteúdo simples só como teste. Faça a capa, umas 3 páginas de conteúdo e finalize.Depois que tiver alguma intimidade com a dinâmica de funcionamento você já consegue propor alguma atividade para seus alunos.

O mais legal é que é totalmente online, então não é preciso instalar nenhum programa, basta escolher qual criador te apetece mais. A maioria é em português e os formatos variam um pouco, mas no final o resultado é fantástico, e dá pra compartilhar nas redes sociais ou imprimir, se quiser! 


 Clique na imagem para conhecer o site
Clique na imagem para conhecer o site
Ótima plataforma construída pelo instituto Paramitas, conceituado em soluções para educação. 



 Clique na imagem para conhecer o site
Clique na imagem para conhecer o site
Disponível somente em inglês, é uma plataforma muito completa e com muitos recursos.



 Clique na imagem para conhecer o site
Clique na imagem para conhecer o site
Este em especial é legal pois dá suporte para criação de livros jogos. Um novo passo na criação do seu próprio eBook.


 Clique na imagem para conhecer o site
Clique na imagem para conhecer o site
O que tem mais modelos disponíveis de capas para serem editadas. 



 Clique na imagem para ir ao site
Clique na imagem para conhecer o site
Site especializado com foco em professores e alunos. Não se esqueça clicar acima a direita na tela inicial para mudar o idioma.



Gostaram da dica?

Caso já tenha experiência, compartilhe conosco. Caso não tenha, comente ou envie e-mails sobre suas dúvidas!

Grande abraço gente

2 comentários:

  1. Blog maravilhoso!! Gostei muito principalmente dos conteudos. TODOS, eu digo, TODOS muito bons. Eh um blog de firmeza de conteudos e isso da credibilidade. Continue assim. Vc merece um premio pelos servicos de compartilhar informacoes importantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Celia, premio maior do que este não há!! Obrigado pelo reconhecimento. Esperamos poder fazer mais e melhor pra poder auxiliar a maior quantidade de professores que pudermos. Grande abraço e sinta-se a vontade no blog pra participar, opinar e interagir!! E obrigado novamente!

      Excluir