Use este jogo de palavras e imagens em sua aula. Conheça o GARTIC!


Nós educadorxs precisamos sempre nos atualizar, para isso fazemos cursos, lemos livros, artigos, entramos em fóruns de discussão … é parte do nosso ofício seguir aprendendo. 


Eu particularmente tenho mais uma forma de me atualizar: Sempre que vejo um aluno absorto, quase sendo engolido pela tela do celular, me aproximo e pergunto: “ O que vc está fazendo”? Na simpatia, de forma amistosa. Foi numa dessas pesquisas que descobrí o gartic. 
     
Gartic é um jogo de adivinhação. Lembra daquela brincadeira de mímica que adorávamos brincar quando crianças? Então, o gartic é a mesma coisa, só que o jogador precisa adivinhar o que está sendo desenhado. 

Os jogadores se revezam para desenhar o objeto ou ação sugeridas pelo jogo. A vantagem é que como professor, você pode se cadastrar e criar sua própria sala. Costumo criar salas com a nomenclatura da turma, ex: 3ºA, 8ºC… O bacana é que o aluno não precisa se cadastrar, ele pode escolher um nick ( nome, apelido), clicar na opção “ salas criadas”, digitar o nome da sala que você professor criou e se divertir com a turma. 

Por ser uma rede social, independente da idade, é interessante que você discuta com os alunos algumas regras de civilidade na rede,o próprio site pode te ajudar nessa hora, clicando em “jogo”, escolha a opção “regras”, leia com os alunos o que pode e o que não pode fazer, se atente mais para a parte em que se referem as REGRAS PARA CONTEÚDO NAS ÁREAS DE RECADO, CHAT E RESPOSTA NO JOGO. 

Feitas as devidas ponderações sobre o comportamento ético em uma rede social, você pode então começar. Ao criar uma sala o jogo te dará opções de temas: Inglês, espanhol, italiano, filmes, livros. verbos, adjetivos entre outros. Veja qual casa com seu conteúdo, atente-se para o número de pessoas permitidas na sua sala, coloque o número de computadores, usuários que estarão conectados . 
Algumas das categorias existentes, mas existe uma lista muito mais
e inclusive podemos criar novas categorias

Ao entrarem nas salas um dos alunos automaticamente é escolhido para desenhar enquanto os outros tem que adivinhar. O nome do desenho ficará na tela do aluno escolhido e por isso é preciso impedir que os alunos sentados ao seu lado vejam o nome. Uma dica simples mas que faz a diferença é vc entregar à cada aluno uma folha de sulfite para cobrir à parte da tela que contém a palavra a ser desenhada, ela deve ser colocada sobre o monitor dobrada, cobrindo assim a palavra misteriosa.


Ganha quem acertar a palavra, que deve ser escrita corretamente.

Essas são as noções básicas, com certeza seus alunos vão te ajudar caso tenha dúvidas sobre as configurações e regras. 


Essa ferramenta parece ser muito apropriada principalmente para as aulas de português ou idiomas, consigo imaginar várias atividades e já conversei com profs de português que usaram como ditado, mas com certeza podem ser utilizadas também em outros conteúdos, como geografia ou biologia, pois os temas oferecidos conversam com essas disciplinas também ou com temas transversais.

Mande pra gente o seu relato de como foi essa atividade com suas turmas, vamos adorar saber, compartilhar e melhorar as dicas caso vc tenha descoberto coisas novas. 

Até à próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário