Quem não se comunica...

Bem pessoas, as férias estão chegando, mas este canal continuará funcionando porque a tecnologia facilita até isso.

Como todos os outros posts, esse é mais um relato de prática educativa pautada na nossa realidade e que percebe os problemas existentes no uso das tecnologias no cotidiano, mas que observa que sendo bem utilizadas elas reduzem as distâncias, otimizam o tempo e aproximam o aluno do professor ...mesmo este estando de atestado médico.

Última semana de aula e meu filho está com catapora, ficarei ausente por 10 dias, como finalizar os projetos, receber os últimos trabalhos? Como aquele seu aluno gracinha, que é um fofo, mas decidiu não fazer nada o ano inteiro vai te pedir meio ponto pra passar de ano?



Resposta simples: Whatsapp, Facebook, twitter ... Todos esses canais de comunicação estão me auxiliando muito nesta situação. Meus alunos me perguntam e eu respondo tempo real(tão real quanto possível) suas dúvidas sobre como finalizar os últimos trabalhos do ano. Muitos deles tem internet em casa ou no celular e acabam compartilhando informação com aqueles que ainda não possuem o acesso.



Estes canais de comunicação devem ser estimulados durante todo o ano para que realmente dê certo. Desta forma, nós montamos páginas no facebook com os alunos, criamos grupos no whatsapp para cada classe, e todos foram utilizados para tirar dúvidas, postar coisas interessantes e para não perder o costume, falar sobre coisas irrelevantes, mas que foram incríveis e melhoraram claramente a evolução do nosso trabalho durante o ano, além disso criam importantes vinculos entre professor e alunos.

Hoje, passando por essa situação e tendo a responsabilidade de não prejudicar os trabalhos dos alunos reconheço que este contato é muito importante para o meu trabalho. Primeiro porque estou em um lugar que eles consideram importante e passam boa parte do dia navegando por ele, que é a internet;, depois porque consigo catalisar muitos interesses estando na rede, consigo imaginar as atividades que eles gostariam de participar por conta deste contato, e também porque mesmo longe continuo meu trabalho de mediadora, orientadora.



Muito bom isso, pense nisso colega, as redes sociais podem te auxiliar no seu trabalho. Talvez possa te ajudar nosso video sobre algumas dicas para professores que tem alunos em seu Facebook:


Se você tiver alguma experiência parecida, seria um prazer que compartilhasse conosco!!

Grande abraço e até a próxima!!
por Denise Desiderio



Nenhum comentário:

Postar um comentário