Sua aula nas nuvens!

Olá colegas.
Desculpem, mas não podia perder o trocadilho!

Todos nós hoje em dia temos muito conteúdo virtual para guardar, sejam fotos, videos... Talvez você guarde seu material em pastas ou tavez deixe no HD do computador, ou gravado em DVD ou CD...

Enfim, hoje falaremos sobre outra modalidade de arquivamento disponibilizada pela tecnologia.
A NUVEM ou Cloud em inglês, como também muitos gostam de se referir.

Confesso que para mim, entender o conceito no começo não foi automático.
Nuvem é um "espaço" em um servidor remoto que serve grosso modo para guardar e acessar seus arquivos. Imagens, documentos, audio... praticamente todo tipo de arquivo pode ser armazenados na nuvem.

Você também tem inúmeros serviços oferecidos desta forma, sem que você precise instalar programas no computador que está utilizando. Um bom exemplo são os aplicativos do google e do Facebook, você pode acessar sua conta de Candy Crush de qualquer computador, por exemplo. Ou a nuvem da Microsoft, o OneDrive que oferece o pacote ofice completo online.

Para utilizar um serviço de nuvem, basta se cadastrar em quaiquer um dos servidores disponíveis hoje em dia. A maioria é grátis, porém como o que se procura é espaço, existem certos fatores em cada site que fazem com que você possa utilizar cada vez mais espaço.

No final do texto faremos uma lista dos principais servidores e suas características.

Nosso foco é atentar para como isso pode ser útil para o professor.

Comece imaginando que você nao precise mais carregar o pendrive para onde for, pode por exemplo acessar todo seu arquivo remotamente e fazer seu plano de aula com mais detalhes mesmo se estiver na escola, podendo editar onde estiver, inclusive no celular.

Como tudo é realizado por um servidor externo, você não fica dependente das configuracoes do computador que está acessando. Mesmo se nao tiver uma planilha ou um editor de texto instalado, você poderá acessar pois é como se o programa tivesse "instalado na nuvem".

Assim, voce pode carregar as imagens, textos, apresentaçoes e etc, para a nuvem e praticamente ter tudo em maos quando quizer, inclusive durante a aula. Atenção. Basta ter uma conexão de internet ativa!!!!

O professor pode compartilhar conteúdo, material didático e até mesmo atividades com seus alunos e colegas.

Os alunos também poderão editar seus trabalhos em grupo, sem necessariamente estar no mesmo ambiente, na escola ou na biblioteca por exemplo, poderão enviar trabalhos online para o professor que podem ser corrigidos e dovolvidos da mesma forma, independentemente de onde você estiver.

Na verdade podemos dizer que a desvantagem seria também que seus arquivos estarão disponíveis na internet, alguns públicos, mas em sua maioria protegidos por firewalls e também com sua senha, mas o próprio fato de estar na internet o torna inexoravelmente potencialmente acessivel para virus e programas maliciosos, porém é o mesmo risco que corremos todos os dias. De qualquer forma, é a melhor opçao existente para guardar seus arquivos. A prova de água, incendio, queda de energia e etc, além de ser a melhor opçao pelo custo benefício, pq é prático, barato e não necessita de manutençao nem quebra, como um outro aparato qualquer.


Enfim, você pode conseguir vários giga de espaço, e desentupir seu hd caseiro. O espaço no entando é negociado, a seguir vamos conhecer alguns serviços e como conseguir bastante espaço.


Clique para ir ao Site
DropBox:
Foi um dos primeiros sistemas de armazenamento em nuvem, fornece recursos como sincronização automática de diretórios, sincronização com dispositivos móveis, upload automático de fotos se estiver instalado em smartphones ou tablets, e se o usuário tenha aceito a opção), e compartilhamento de arquivos através de links diretos.
Fornece até 2giga grátis mas você pode ganhar mais espaço indicando amigos ou vinculando seu dispositivo ao aplicativo
Ideal para trabalhar com imagens e videos com seus alunos, a interface é fácil e intuitiva, além de ser muito conhecida entre os alunos.


Clique para ir ao Site
Google Drive:
É provavelmente o mais conhecido e com maior quantidade de usuários, isso facilita na hora do compartilhamento, mas também não é impeditivo.
Dá 15Giga grátis para novos usuarios, porém só é possivel aumentar o espaço pagando, mas o valor é relativamente baixo. Para nós professores, a grande vantagem é que vem com o Google Docs, um daqueles programas com aplicativos tipo planilha, apresentacao, editor de texto. Também permite ediçao de imagens online.


Clique para ir ao Site
Microsoft OneDrive:
Da Microsoft, voce ganha 8 giga de espaço inicial, pode ser utilizada vinculada diretamente com seu e-mail Hotmail. Uma mão na roda para quem dá aula em várias escolas e tem que ficar transitando entre vários horários, pois vc pode abrir qualquer documento diretamente do seu e-mail, sem se preocupar com formato ou tamanho do arquivo. 
Ganha mais espaço fazendo indicaçoes e utilizando os apps em dispositivos móveis!


Clique para ir ao Site
Copy
Este faz bonito pelo espaço dispinibilizado e pela facilidade no manuseio. Uma boa referência é que é produzido por uma empresa que constrói HDs. Outro atrativo é que além dos 15giga iniciais para cada usuário, você ganha 5 giga por cada usuario que indicar. Aliás, se for se cadastrar, poderia me indicar como cortesia pela dica. Basta clicar aqui!




Clique para ir ao Site
MEGA
Da mesma equipe produtora do famigerado MEGAUPLOAD, um serviço sem problemas com direitos autorais e muito confiável para utilizar profissionalmente. Ainda nao conta com um serviço completo para usuários Linux, porém é muito prático principalmente se você utilizar Android. E como a maioria dos alunos costumeiramente utiliza aparelhos com este modelo (pelo menos os nossos, seguido do sistema iPhone)
O Mega fornece de primeira e única vez 50 giga de espaço grátis que não pode ser aumentado, a não ser claro, pagando por um dos planos.
Muito fácil de utilizar também.


Esperamos que você possa utilizar bem mais esta ferramenta.

Caso tenha outra dica, sugestão ou etc, não deixe de escrever pra gente. E também não deixe de se inscrever no canal.

Grande abraço

ps: mais sobre nuvem, clique nas imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário