quarta-feira, 10 de junho de 2015

Relato de prática com o Whatsapp

Oi pessoas!!

Quero compartilhar com vocês uma experiência extra sala de aula que deu muito certo, e como tudo o que dá certo deve ser disseminado...vamos lá.

No início do ano decidi utilizar grupos do whatsapp como ferramenta pedagógica então fiz 7 grupos, uma para cada série que leciono, passei listas e adicionei os alunos. A ideia inicial era lembra-los das datas das provas, enviar atividades e solucionar dúvidas.

Tive adesão de 60 a 70% dos alunos, nem todos tinha acesso ao aplicativo, repensei o ideia de enviar as atividades, não faria sentido já que nem todos os alunos teriam acesso.

Em sala de aula fizemos alguns acordos, definimos as regras do grupo, tais como: Nada de palavrões, pornografia, insultos entre outros.

Como a ideia não era tirar a diversão, eles enviam músicas, gifs, piadas, o que se configura uma ótima oportunidade de discussão. Com piadas já discutimos sobre homofobia, racismo, misoginia. Os alunos participam muito, discutem de verdade.

Além desses debates também gravam áudios, vídeos e imagens durante minhas aulas e compartilham no zap. Também discutimos sobre temas gerais e envio de imagens e vídeos de referência.

É claro que isso tudo ocupa muito do meu tempo, e por vezes não consigo acompanhar todas as discussões, adolescentes são muito rápidos e ao amanhecer tem sempre 500 mensagens não lidas mas a experiência tem sido positiva, aprendemos juntos, tenho contato mais próximo com o modo como eles pensam determinados assuntos e isso enriquece muito minhas aulas presenciais.

Para que você colega possa fazer o mesmo, tenho algumas dicas:

  • Escolha um moderador do grupo:
Escolha um aluno, pode ser um daqueles que não largam o celular na sua aula, provavelmente ele vai gostar de acompanhar as conversas. O moderador terá a função de avisar ao professor e ao grupo quando alguém estiver infringindo as regras,

  • Documente as regras:
Em sala de aula faça os acordos, defina junto com os alunos e de forma democrática as regra. Digite, imprima e faça os alunos assinarem . Isso conferirá maior importância ao acordo.

  • Esclareça:
Deixe claro que utilizaremos o watts para conversarmos, nos divertirmos mas também para ser uma extensão da sala de aula com explicações, exemplos que possam ajuda-los a compreender o conteúdo.
Insira tudo no seu Planejamento Anual;

Para evitar incidentes, podemos inserir todas as regras assinadas e os objetivos da utilização do aplicativo no Planejamento Anual e deixar a coordenação pedagógica ciente, deste modo se algum responsável por alunos vier questionar este documento poderá servir como legitimador da prática;

Abaixo alguns links com notícias sobre mais experiências de sucesso com o whatsapp em sala de aula! Basta clicar no título da matéria!


E você colega, já utilizou esta ferramenta com seus alunos?
Conte-nos como foi!!

Boa aula!!
                                                                                   por Denise Desiderio

Um comentário:

  1. Obrigada professor por compartilhar sua experiência. Estou iniciando um projeto utilizando uma pagina do facebook como recurso didático da minha disciplina e espero em breve relatar o sucesso dessa experiência.

    ResponderExcluir