Oi pessoas!!
Quero compartilhar com vocês uma experiência extra sala de aula que deu muito certo, e como tudo o que dá certo deve ser disseminado...vamos lá.
Quero compartilhar com vocês uma experiência extra sala de aula que deu muito certo, e como tudo o que dá certo deve ser disseminado...vamos lá.
No início do ano decidi utilizar
grupos do whatsapp como ferramenta pedagógica então fiz 7 grupos, uma para cada
série que leciono, passei listas e adicionei os alunos. A ideia inicial era
lembra-los das datas das provas, enviar atividades e solucionar dúvidas.
Tive adesão de 60 a 70% dos alunos,
nem todos tinha acesso ao aplicativo, repensei o ideia de enviar as atividades,
não faria sentido já que nem todos os alunos teriam acesso.
Em sala de aula fizemos alguns
acordos, definimos as regras do grupo, tais como: Nada de palavrões,
pornografia, insultos entre outros.
Como a ideia não era tirar a
diversão, eles enviam músicas, gifs, piadas, o que se configura uma ótima
oportunidade de discussão. Com piadas já discutimos sobre homofobia, racismo,
misoginia. Os alunos participam muito, discutem de verdade.
Além desses debates também gravam
áudios, vídeos e imagens durante minhas aulas e compartilham no zap. Também discutimos
sobre temas gerais e envio de imagens e vídeos de referência.
É claro que isso tudo ocupa muito
do meu tempo, e por vezes não consigo acompanhar todas as discussões,
adolescentes são muito rápidos e ao amanhecer tem sempre 500 mensagens não
lidas mas a experiência tem sido positiva, aprendemos juntos, tenho contato
mais próximo com o modo como eles pensam determinados assuntos e isso enriquece
muito minhas aulas presenciais.
Para que você colega possa fazer o
mesmo, tenho algumas dicas:
- Escolha um moderador do grupo:
Escolha um aluno, pode ser um
daqueles que não largam o celular na sua aula, provavelmente ele vai gostar de
acompanhar as conversas. O moderador terá a função de avisar ao professor e ao
grupo quando alguém estiver infringindo as regras,
- Documente as regras:
Em sala de aula faça os acordos,
defina junto com os alunos e de forma democrática as regra. Digite, imprima e
faça os alunos assinarem . Isso conferirá maior importância ao acordo.
- Esclareça:
Deixe claro que utilizaremos o
watts para conversarmos, nos divertirmos mas também para ser uma extensão da
sala de aula com explicações, exemplos que possam ajuda-los a compreender o
conteúdo.
Insira tudo no seu Planejamento
Anual;
Para evitar incidentes, podemos
inserir todas as regras assinadas e os objetivos da utilização do aplicativo no
Planejamento Anual e deixar a coordenação pedagógica ciente, deste modo se
algum responsável por alunos vier questionar este documento poderá servir como
legitimador da prática;
Abaixo alguns links com notícias sobre mais experiências de sucesso com o whatsapp em sala de aula! Basta clicar no título da matéria!
- Veja como o whatsapp pode ser utilizado na sala de aula
- Professor usa whatsapp para ensinar literatura em Natal
- Whatsapp é aliado de aluno e professor em sala de aula
- Whataspp, bem vindo à sala de aula
E você colega, já utilizou esta ferramenta com seus alunos?
Conte-nos como foi!!
Boa aula!!
por Denise Desiderio
Obrigada professor por compartilhar sua experiência. Estou iniciando um projeto utilizando uma pagina do facebook como recurso didático da minha disciplina e espero em breve relatar o sucesso dessa experiência.
ResponderExcluirMe ADC nos seus grupos 014996878076 me chamo Maria
ResponderExcluir