Como usar o QR Code nas aulas?

     Olá a todos! Sejam bem vindos ao projeto professor wifi! 


Hoje vamos compartilhar com vocês algumas ideias incríveis sobre como usar QR Codes em nossas aulas.


Roteiro:

*Primeiro iremos esclarecer o que é QR Code

*Depois diremos as vantagens de se usar esta ferramenta

*A seguir veremos como você pode criar um QR Code personalizado para sua aula

*Por fim traremos várias dicas práticas de como você pode introduzir esta ferramenta na sua aula


Para o uso de QR Code é recomendado o uso de internet, então é importante que o professor se prepare em relação a dois assuntos: 


1- Seria interessante que a internet da escola estivesse disponível para os alunos.


2- Se a escola permitir acesso aos tablets pedagógicos é importante saber se todos os aparelhos estão em condições de ler os códigos QR.


3-Se você não tiver acesso à tablets da escola, faça um levantamento na sala de aula sobre quantos alunos têm acesso a um celular e caso seja necessário forme grupos para essas atividades. 


                                                      



Você sabe o que é um QR CODE? 


O QR code foi inventado no Japão em 1994 por uma empresa pertencente ao grupo Toyota. O significado é Quick Response Code (Código de Resposta Rápida).


É mais ou menos a evolução do código de barras, as informações que queremos passar são transformadas em pequenos pontos e podem ser lidas pelos celulares! A diferença para o código de barras é que podemos passar praticamente qualquer informação que quizermos, um texto, um vídeo, um arquivo ou um link de internet.


Bom, Eu sei que ainda hoje muitos colegas professores acreditam que recursos digitais são mais difíceis de utilizar, dão mais trabalho e não trazem vantagens para o trabalho docente, mas o nosso canal é justamente para desmistificar essas crenças!


Podemos citar várias vantagens do uso do QR CODE


1- Engajamento dos Alunos:

  • Ao incorporar recursos digitais como o QR Code em minhas aulas, percebi um aumento significativo no engajamento dos estudantes. A interatividade proporcionada por essa tecnologia torna as aulas mais dinâmicas e empolgantes. Este é o grande incentivo deste canal, pois tenho visto e ouvido cada vez mais que inserir estas ferramentas sensibiliza o aluno para o conteúdo, faz com que ele trabalhe com mais entusiasmo, compartilhe a experiência com outras pessoas e acabe por assimilar com mais profundidade a matéria!


2- Personalização da Aprendizagem:

  • Com recursos digitais, os alunos podem estudar em seu próprio ritmo e interesse. Os QR Codes permitem que eles acessem conteúdos adicionais e explorem tópicos específicos de acordo com suas preferências.


3 - Colaboração e Compartilhamento:

  • Através do uso de QR Codes, nós estimulamos a colaboração entre nossos alunos e melhoramos a forma como nós mesmos compartilhamos nosso material de aula.


4 - Diversificação do material didático:

  • Recursos digitais oferecem diferentes formatos de conteúdo, como vídeos, áudios e infográficos, atendendo a diversos estilos de aprendizagem e enriquecendo as habilidades exigidas através de cada conteúdo.


5 - Incentivo à Pesquisa:

  • Adoro utilizar QR Codes para incentivar a pesquisa independente dos estudantes. Eles podem escanear os códigos e realizar pesquisas adicionais sobre os temas estudados, aprofundando seus conhecimentos. Já, já vou mostrar pra vcs como, leia até o final!

  • Aponte seu leitor de QR Code

  • e descubra pra onde este código te levará!

6 - Ampliação do Espaço de Aprendizagem:

  • Com os recursos digitais, meus alunos não estão limitados ao espaço da sala de aula. Eles podem acessar informações relevantes fora da escola e expandir seus horizontes de aprendizado. Eles adoram usar essas tecnologias e nós acabamos nos aproveitando disso, fazendo com que esse entusiasmo se transforme em aprendizado. Muitos mostram pros pais em casa, pros amigos fora da escola, é muito legal.


7 - Integração da Tecnologia:

  • Sabemos que nossos alunos são nativos digitais, quer dizer, já nasceram imersos nesta tecnologia, mas a maioria deles só sabe usar para ver vídeos nas redes sociais e enviar mensagens. Eu acredito que é importante preparar nossos alunos para lidar com a tecnologia de forma eficiente. O uso de QR Codes e recursos digitais mediados por nós, professores e professoras ajuda-os a desenvolver habilidades tecnológicas essenciais para o futuro.


8 - Sustentabilidade e Economia de Papel:

  • Além de todos os benefícios educacionais, o uso de QR Codes e recursos digitais contribui para a redução do uso de papel, tornando minhas práticas pedagógicas mais sustentáveis e conscientes. E esse assunto é super importante hoje em dia e inclusive pode entrar em qualquer disciplina!



Como criar o seus QR CODES personalizados?


É super fácil, dê um google escrevendo: “criar qr code gratuito” e de cara vão aparecer vários sites que te permitem fazer seu qr code, alguns deles talvez vão te pedir um cadastro, mas a maioria não. 


Pessoalmente eu recomendo estes três:


https://qrcodefacil.com/

https://www.qrplus.com.br/

https://br.qr-code-generator.com/


Entrando em qualquer um deles, você já vai perceber como é fácil criar seu QR Code personalizado. Basta você escolher o conteúdo que deseja vincular ao QR Code e clicar em GERAR ou DOWNLOAD.



Repare a quantidade de opções que temos de informações. 

E agora que vc já sabe criar seus próprios QR CODES, aqui estão Dez atividades com QR codes para fazer com seus alunos, aí é só você criar sua atividade e inserir a informação desejada no QR Code.


        1 - Caça ao Tesouro Digital: Crie uma caça ao tesouro com QR Codes espalhados pela escola, contendo pistas que levam a locais onde os alunos devem decifrar enigmas e encontrar o próximo QR Code.

Passo a Passo
(exemplo) Uma caça ao Tesouro na aula de Química:
  • Seleção dos Elementos Químicos: O professor seleciona uma lista de elementos químicos que sejam relevantes para o currículo da disciplina de química.

Exemplo de seleção de elementos: Oxigênio, Hidrogênio, Carbono, Nitrogênio, Sódio, Potássio, Ferro, Cobre, Ouro, Prata, Chumbo, Mercúrio, etc.

  • Criação das Pistas ou Charadas: Para cada elemento selecionado, o professor cria uma pista ou charada que leve os alunos a um local específico da escola. As pistas devem ser relacionadas às propriedades, características ou aplicações dos elementos químicos.

Exemplos de pistas ou charadas:

  • Elemento Químico: É um gás essencial para a respiração. Sua fórmula química é O2. Vá até o local onde você realiza experimentos e encontre a próxima pista. (Resposta: Oxigênio. Próxima pista está no laboratório de química.)

  • Elemento Químico: É o elemento mais simples e abundante do universo, formando o gás mais leve conhecido. Procure o local onde você costuma matar a sede e continue a Caça ao Tesouro. (Resposta: Hidrogênio. Próxima pista está na cantina, ou próximo ao bebedouro... você vai decidir)

  • Elemento Químico: É fundamental para a vida na Terra e sua capacidade de formar cadeias é a base da química orgânica. Vá até o local onde você costuma estudar e encontre a próxima pista. (Resposta: Carbono. Próxima pista está na biblioteca ou sala de leitura....)

  • Assim por dianta.....

  • O professor ou a professora organiza a sequência das pistas de forma que os alunos sigam uma rota coerente pela escola. Cada pista levará a um local específico onde o próximo QR Code estará escondido. Ao final ganha quem tiver todas as respostas corretas, ou você pode fazer uma tabela de pontos ou pode ser também um formato onde não haja vencedores, somente uma nota no final, fica ao critério do professor ou professora!



  • 2 - Leitura Complementar: Ofereça QR Codes que levem a trechos de livros ou artigos relacionados ao tema estudado, aprofundando a compreensão dos alunos.

Passo a passo:
  • Seleção do Material: O professor escolhe trechos de livros, artigos ou outros recursos relevantes que complementem o tema estudado em sala de aula.

  • Criação dos QR Codes: Para cada trecho selecionado, o professor cria um QR Code que leva diretamente ao conteúdo completo.

  • Disposição dos QR Codes: Os QR Codes são impressos e colocados em locais estratégicos na sala de aula, em cartazes, em materiais de apoio e etc...

  • Escaneamento dos QR Codes: Durante a aula, os alunos usam seus dispositivos móveis ou os tablets da escola para escanear os QR Codes e acessar os trechos complementares.

  • Leitura e Discussão: Os alunos leem os trechos e discutem em grupo ou em classe, aprofundando a compreensão do tema estudado.

  • Reflexão e Análise: Após a atividade, o professor conduz uma reflexão sobre as informações encontradas e ajuda os alunos a fazerem conexões com o conteúdo principal.



  • 3 - QR Code para Desafios: Crie problemas de multipla escolha e coloque QR Codes em cada resposta, permitindo que os alunos verifiquem suas soluções.

Passo a passo
  • Em vez de simplesmente vincular os QR Codes a uma resposta correta, o professor vai criar QR Codes interativos que sejam programados para fornecer feedback imediato com base na resposta dada pelos alunos.

  • Dependendo da resposta escaneada, o QR Code pode ser configurado para exibir uma mensagem de feedback personalizada. Se a resposta estiver correta, o aluno pode receber uma mensagem de "Parabéns, você acertou!" ou um sinal positivo. Se a resposta estiver incorreta, o aluno pode receber uma mensagem de "Tente novamente" ou uma explicação da solução correta.

  • Feedback Visual: Além de mensagens de texto, o feedback pode incluir elementos visuais, como ícones. emojis, florks ou memes para indicar a correção ou incorreção da resposta.



  • 4 - Interação com Arte: Organize uma exposição de arte dos próprios alunos e coloque QR Codes ao lado de cada obra, contendo explicações sobre a inspiração e técnica utilizada.

Passo a passo
  • Preparação da Exposição: O professor orienta os alunos a criarem suas próprias obras de arte, seja em pintura, desenho, escultura, fotografia ou outras formas de expressão artística. Pode ser usado também com trabalhos em cartolina por exemplo e até seminários

  • Criação das Explicações: Cada aluno escreve uma explicação sobre sua obra, incluindo a inspiração por trás dela e a técnica utilizada na criação.

  • Criação dos QR Codes: Com as explicações prontas, o professor cria QR Codes correspondentes a cada obra de arte, vinculando-os às explicações escritas.

  • Exposição e Interatividade: As obras de arte dos alunos são exibidas em uma exposição na escola, com os QR Codes posicionados ao lado de cada obra. Os visitantes, incluindo outros alunos, professores e pais, podem escanear os QR Codes usando seus dispositivos móveis para acessar as explicações relacionadas a cada obra e interagir com as criações dos colegas.




  • 5 - QR Codes para Experiências Virtuais: Ofereça aos alunos a oportunidade de explorar lugares distantes ou visitar museus de forma virtual, escaneando QR Codes que proporcionem experiências imersivas.

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Passo a passo:
  • Seleção dos Destinos Virtuais: O professor escolhe destinos virtuais relevantes para o conteúdo estudado, como museus online, locais históricos ou maravilhas naturais em diferentes partes do mundo.

  • Criação dos QR Codes: Para cada destino virtual selecionado, o professor cria QR Codes contendo os links ou códigos que levam os alunos às experiências imersivas relacionadas.

  • Disposição dos QR Codes: Os QR Codes são disponibilizados em locais estratégicos na sala de aula ou em materiais de apoio, como cartazes ou folhetos.

  • Escaneamento dos QR Codes: Os alunos utilizam seus dispositivos móveis para escanear os QR Codes e acessar as experiências virtuais, permitindo que explorem os lugares distantes ou museus de forma imersiva.

  • Exploração Virtual e Discussão: Os alunos têm a oportunidade de explorar os destinos virtuais, visualizar exposições, aprender sobre culturas e acontecimentos históricos, e depois participam de discussões em sala de aula sobre suas experiências e aprendizados.



  • 6 - Rota Virtual em Mapas: Proponha um trabalho onde os alunos tracem uma rota virtual em um mapa, passando por locais importantes e escaneando QR Codes para obter informações. Basta colar os QR Codes em um mapa previamente escolhido.

Passo a passo:
  • Escolha dos Locais Importantes: O professor seleciona os locais importantes e relevantes para o conteúdo estudado em sala de aula, como eventos históricos, pontos turísticos ou marcos culturais.

  • Preparação das Informações: Para cada local selecionado, o professor prepara informações relevantes, como fatos históricos, descrições dos locais ou curiosidades sobre cada ponto.

  • Criação dos QR Codes: Crie QR Codes com as informações preparadas para cada local importante, vinculando-os aos pontos exatos no mapa escolhido.

  • Disposição dos QR Codes no Mapa: Cole os QR Codes em pontos estratégicos no mapa, correspondendo aos locais importantes selecionados.

  • Rota Virtual e Escaneamento: Os alunos traçam uma rota virtual no mapa, passando por cada local importante e escaneando os QR Codes com seus dispositivos móveis para obter informações relevantes sobre cada ponto.



  • 7 - Informações em Idiomas Estrangeiros: Crie QR Codes com vocabulário ou diálogos em um idioma estrangeiro que os alunos estejam aprendendo.

Passo a passo:
  • Seleção do Idioma: Escolha o idioma estrangeiro que os alunos estão aprendendo.

  • Criação dos QR Codes: Crie QR Codes com vocabulário ou diálogos no idioma estrangeiro escolhido.

  • Disposição dos QR Codes: Coloque os QR Codes em locais estratégicos na sala de aula.

  • Escaneamento dos QR Codes: Os alunos escaneiam os códigos com seus dispositivos móveis para acessar o conteúdo e praticar o idioma.



  • 8- Jogo da Memória com QR Codes: Desenvolva um jogo da memória onde os alunos combinam pares de QR Codes que contêm informações relacionadas.

Passo a passo:
  • Preparação das Informações: Prepare informações relacionadas ao conteúdo estudado em sala de aula, como conceitos, datas importantes, personagens históricos ou definições de termos.

  • Criação dos QR Codes: Crie QR Codes para cada informação preparada, garantindo que haja pares correspondentes, ou seja, dois QR Codes com o mesmo conteúdo.

  • Organização do Jogo: Disponha os QR Codes virados para baixo em uma mesa ou superfície, formando um tabuleiro.

  • Escaneamento dos QR Codes: Os alunos devem escanear os QR Codes com seus dispositivos móveis para revelar as informações contidas em cada código.

  • Combinação dos Pares: Os alunos devem combinar os pares de QR Codes que possuem informações correspondentes, utilizando sua memória para encontrar as correspondências corretas.



  • 9- Perfil de Personagens Históricos: Crie QR Codes que levem a perfis de personagens históricos ou figuras importantes, permitindo que os alunos conheçam suas biografias.

Passo a passo:
  • Pesquisa e Preparação: Realize pesquisas sobre personagens históricos ou figuras importantes relacionadas ao conteúdo estudado em sala de aula e crie perfis biográficos para cada um.

  • Criação dos QR Codes: Crie QR Codes para cada perfil biográfico preparado, contendo informações sobre o personagem histórico.

  • Disposição dos QR Codes: Coloque os QR Codes em locais estratégicos na sala de aula, em murais ou em materiais de apoio.

  • Escaneamento dos QR Codes: Os alunos usam seus dispositivos móveis para escanear os QR Codes e acessar os perfis biográficos dos personagens históricos, conhecendo suas histórias e contribuições.


            

10 -Decifrando Códigos Literários: Elabore atividades em que os alunos leiam                                  trechos de livros clássicos, mas algumas palavras sejam substituídas por QR Codes que                            contêm as palavras corretas.
Passo a passo:
  • Seleção dos Trechos Literários: O professor escolhe trechos de livros clássicos que sejam relevantes para o conteúdo estudado e que possuam palavras ou frases que podem ser substituídas por QR Codes.

  • Criação dos QR Codes: Para cada palavra ou frase escolhida para ser substituída, o professor cria QR Codes contendo as palavras corretas correspondentes.

  • Disposição dos QR Codes: Os QR Codes são posicionados ao lado das palavras ou frases a serem decifradas no trecho literário selecionado.

  • Leitura e Decifração: Os alunos leem o trecho literário e utilizam seus dispositivos móveis para escanear os QR Codes, substituindo as palavras codificadas pelas palavras corretas para compreender o significado do texto.

  • Discussão e Análise: Após a decifração dos trechos literários, o professor conduz uma discussão em sala de aula para analisar o contexto e o significado das palavras escolhidas, promovendo uma compreensão mais profunda da obra literária.



Sabemos que muitos ainda tem restrições com o uso do aparelho smartphone em práticas pedagógicas, muias escolas proibem e professores também. 
Temos ciência que o uso indiscriminado do aparelho muitas vezes atrapalha a aula, o que propomos aqui é que façamos o uso desta ferramenta de uma forma que pelo menos ele possa auxiliar o docente em sua rotina difícil de conseguir a atenção dos alunos.

Caso você utilize alguma dessas ideias deixe aí nos comentários o que achou e como foi sua experiência!!

Agradecemos pela atenção, um grande abraço e até a próxima!

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