Olá Colegas!!
Vocês tem acompanhado o crescente uso da inteligência artificial em diversas áreas da nossa sociedade?
É uma ferramenta nova e ainda um pouco polêmica, mas parece que muitos de nossos alunos já estão se apropriando do uso delas para as tarefas escolares.
Em resumo, muitos alunos têm delegado às ferramentas de Inteligência Artificial muitas tarefas e trabalhos que são solicitados pelos professores.
Nesta postagem quero deixar algumas dicas para que você possa reconhecer se o trabalho que foi entregue pra você foi realmente escrito pelo aluno, ou provavelmente escrito por uma máquina.
1 - Anomalias no Estilo e Tom:
Trabalhos produzidos por inteligência artificial muitas vezes podem apresentar inconsistências no estilo e tom do texto. Eles podem alternar entre formalidades excessivas e linguagem coloquial em excesso de uma maneira que um aluno típico não faria. Essas inconsistências podem ser um sinal de que o trabalho foi gerado por uma máquina.
2 - Falta de Fluidez:
Trabalhos de IA podem parecer desconexos ou não fluir naturalmente. Eles podem parecer uma sequência de frases bem escritas, mas que não estão interligadas de maneira lógica. Isso ocorre porque as IA muitas vezes geram frases independentes e depois tentam conectá-las, o que pode resultar em quebras no fluxo do texto.
3 - Estilo que Não se Encaixa no Aluno:
Alguns trabalhos gerados por IA podem tentar imitar o estilo de um aluno específico, mas não necessariamente vão ter sucesso em captar a subjetividade de um ser humano. Isso pode levar a uma mistura de frases que não parecem ser consistentes com a forma como o aluno normalmente escreve e se você for um professor(a) que já tiver lido outros trabalhos deste aluno(a), pode conseguir perceber a diferença.
4 - Complexidade Irreal:
Trabalhos escritos por IA podem ocasionalmente exibir uma complexidade linguística e uma profundidade de conhecimento que excedem as capacidades de um aluno em desenvolvimento. Se o trabalho apresentar um nível de conhecimento ou vocabulário que não condiz com o histórico acadêmico do aluno ou o que você conhece de trabalhos anteriores dele, pode indicar a presença de inteligência artificial.
5 - Falta de Coerência Temática:
Trabalhos gerados por IA tendem a fazer esforço para manter uma coerência temática sólida. Eles podem apresentar transições abruptas entre tópicos ou informações desconexas. Isso contrasta com a abordagem mais consistente que os alunos geralmente têm ao desenvolver um argumento.
6 - Uso Excessivo de Jargão Técnico ou Fontes Obscuras:
Alguns algoritmos de IA podem incorporar jargão técnico errados ou em excesso ou informações de fontes obscuras de maneira inadequada, resultando em um trabalho que parece artificial e descontextualizado. Professores(as) podem perceber esse uso inadequado de terminologia ou fontes pouco conhecidas.
7 - Falta de Originalidade:
Embora IA seja capaz de criar textos bastante convincentes, eles frequentemente pecam no quesito de originalidade verdadeira. Se o trabalho parecer uma combinação superficial de informações amplamente disponíveis na internet, ou se não demonstrar pensamtoss únicos do aluno, pode ser um sinal de que a IA desempenhou um papel na sua criação.
8 - Ferramentas Online:
Também é possível usar a Inteligência Artificial contra a Inteligência Artificial pois existem sites que podem informar se o texto inserido tem a estrutura básica de um texto escrito por Inteligência Artificial. Aqui listamos alguns, basta clicar para ser direcionado ao site de destino:
Lembre-se de que essas são apenas algumas dicas gerais para ajudar a detectar trabalhos gerados por inteligência artificial.
Esperamos que o assunto te interesse e que as informações disponibilizadas aqui possam ser úteis!
Deixe nos comentários se você já passou por alguma situação de receber um trabalho plagiado ou feito por Inteligência Artificial.
Obrigado e até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário