Blogando com o Edublogs.


         Você conhece o EDUBLOG?
         É um site onde o professor se cadastra para gerenciar o seu blog e o blog de estudantes também.
         O criador foi professor de tecnologia educacional e deixou a sala de aula para gerenciar o site, assim com toda a equipe que conta com uma dúzia de profissionais de vários países que também tem experiência em sala de aula.
         É preciso saber que o site está em inglês, porém basta ativar o recurso tradutor do seu navegador para ver em português.
         O blog funciona como um gerenciador, o que trás grandes vantagens para o professor já que a intenção é a de que cada aluno crie e poste em seu próprio blog. Neste caso, o professor poderá gerenciar todas as postagens, atualizações,  sugerir mudanças além de trabalhar ativamente o tema segurança na internet.
Clique na imagem para ir ao site EDUBLOGS

         Utilizando esta ferramenta o professor estará incentivando seus alunos a produzirem texto, se familiarizarem com as novas linguagens de comunicação, expressar opiniões para o máximo de pessoas possíveis, incentiva o aluno a pesquisar a respeito do assunto que ele quer escrever, entre outras vantagens.
         Em tempos nem tão remotos, os estudantes escreviam nos cadernos que depois eram deixados esquecidos no fundo de algum armário, mas hoje eles podem escrever suas idéias em seus blogs e até ter uma audiência que leia e comente sobre o que escreveu, seja da mesma sala, de outro estado ou até de outro país, o que pode ser bastante empolgante.

         Em todos estes anos lecionando tive uma grata surpresa, percebi que mesmo aqueles alunos que  relutam em escrever redações, artigos de opinião no caderno, mesmo estes alunos escrevem verdadeiros textos enormes, gigantes em redes sociais e blogs. Por este motivo é que acredito que utilizar blogs como ferramenta pedagógica pode ser mais que interessante, pode ser motivador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário