Que tal seus alunos publicarem um jornal sobre a sua matéria ?!


Olá colegas professores e professoras!

O assunto de hoje pode ajudar a muitos professores em algumas atividades. Nos últimos parágrafos do texto vamos sugerir algumas maneiras de utilizar o recurso aqui apresentado.

O Microsoft Office Publisher foi construído para para auxiliar principalmente na diagramação de recursos de marketing, tais como montagem de imagens e textos para confecção de revistas, panfletos, banners e jornais entre outros tipos de publicações.

Funciona da seguinte forma, na tela de abertura você já escolhe o tipo de publicação que deseja montar, e depois escolhe entre vários modelos pre montados, basta editar os textos e as figuras. Tudo muito fácil e intuitivo.


Tela inicial do Publisher, com os modelos a serem escolhidos.


Ao escolher montar um Boletim Informativo, por exemplo, que é uma espécie de jornalzinho de 4 páginas, serão oferecidos uma serie de layouts diferentes de jornal para que você escolha o que melhor se encaixar no seu conteúdo.

Cada layout tem uma formatação diferente e uma diferente localização de texto e imagem, mas basta clicar com o botão direito do mouse e escolher em editar para que todo o texto ou imagem possa ser modificada.
Veja abaixo somente um dos vários exemplos de Boletins Informativos
Página 1, É possível editar tudo, inclusive o índice 

Lembrando que basta clicar no texto que está como exemplo, para editar e inserir o seu conteúdo

Última página do Jornalzinho. Os alunos tem espaço de sobra.

Existem inúmeras opções de gêneros de publicação, as que mais imagino utilidades pedagógicas práticas é com folhetos, panfletos, calendários e boletins informativos, mas isso é só uma questão de pensar um pouco mais no assunto para encontrar bons exemplos de práticas pedagógicas para as outras opções disponibilizadas pelo Publisher.

Layouts disponíveis para Folhetos, uma outra opção interessante para atividades pedagógicas.

O programa faz parte do pacote office e pode ser baixado de alguns sites para ser testado por 30 dias de graça.

Sugestões de Prática:

*Os professores de diversas disciplinas podem utilizar o Publisher como ferramenta, tendo um projeto comum com o professor de Língua Portuguesa, facilita mas não é imprescindível.

*O professor de Ciências / Biologia pode montar um boletim informativo sobre a Dengue por exemplo, ou solicitar que os alunos expliquem as funções de determinados órgãos do corpo humano,e até mesmo elaborar uma cartilha com artigos, panfletos de conscientização sobre Sustentabilidade.

*Em matemática pode-se solicitar que os alunos expliquem alguma operação através de um artigo e de exemplos de circustâncias em que se pode realizar tal conta para solucionar dúvidas, problemas. 

*O professor de Matemática / Química / Física também pode solicitar que os alunos elaborem jornaizinhos com biografias de teóricos importantes para sua disciplina.

*O professor de Geografia pode trabalhar com artigos sobre globalização, solicitar que os alunos fotografem o bairro e localidades próximas e escrevam sobre os diversos tipos de solo ou ocupação do território.

*Professor de Educação Física pode solicitar que os alunos escolham um esporte, manifestação corporal como dança por exemplo e explique seu surgimento, desenvolvimento, regras e movimentos.

*Professor de Artes pode trabalhar os diversos movimentos artísticos e produzir um jornal de Artes, com biografia de Pintores, imagens de obra de arte.

Uma experiência pessoal minha, foi elaborar um jornal com os alunos durante o bimestre sobre as Duas Grandes Guerras e a Revolução Russa. Os alunos escreveram os artigos, foram orientados quanto à formatação para que os textos e imagens ficassem dispostos de forma equilibrada. Os jornais foram enviados para o nosso e-mail ou facebook. Analisados os textos, foram marcamos em vermelho as partes que deveriam ser corrigidas, além de uma verificação sobre plágio e assim foram reenviados para que os alunos pudesse reescrever e/ou corrigir o texto. Foi trabalhoso porém não foi nada oneroso já que tudo aconteceu no decorrer do bimestre. Marcamos datas para o envio do jornal, devolutiva do professor e correção dos alunos. Por fim, imprimimos todos os jornais, um aluno desenhou uma capa, encadernamos e este trabalho agora está disponível na escola para consulta pública.

Nos envie mais sugestões e relatos de como podemos explorar ainda mais o publisher e o potencial criativo e autoral dos nossos alunos.

Grande abraço e até a próxima!!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo conteúdo e pela dica. Excelente ferramenta para estimular a leitura crítica e a escrita competente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha gostado Ivone! Esperamos auxiliar mais e mais professores! Contamos com a participação de todos também com dicas e ideias!! Grande Abraço!

      Excluir
  2. Excelente atividade não só para desenvolver as habilidades dos alunos,mas para integrar várias disciplinas se realizado em conjunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá certíssima Maria Aparecida! Muito obrigado por colaborar! Fique a vontade para comentar sempre que quiser e puder!! Grande abraço!

      Excluir