Memes, uma idéia que os alunos abraçam

Saudações colega!
Você sabe o que é um meme?

Já deve ter ouvido falar, da boca de algum aluno talvez… mas não é preciso navegar muito na internet para se deparar com um desses hoje em dia.

Meme são na verdade uma ideia, um slogam, um signo, um conceito cultural que se espalha rapidamente pois é mimetizado, copiado por muitas pessoas. O termo meme vem do grego que significa imitar, e foi Richard Dawkins no livro O Gene Egoista, que definiu a ideia de que assim como na genética onde um gene é a menor parte de informação transmitida fisicamente, para a memória, um meme seria a menor unidade de informação transmitida e que se multiplica de cérebro em cérebro .

Não deixe de conhecer nosso eBook, com dicas práticas para que você comece a utilizar recursos digitais em suas aulas! 
Clique aqui!

Basicamente é qualquer informação que possa ser apreendida facilmente e repassada como um dado independente.

Os memes sempre teriam existido na história, como literatura, desenhos e etc, mas hoje eles viajam à velocidade da internet e com novas ferramentas.

 
Ainda de acordo com Dawkins, os memes seriam uma forma de propagação cultural onde as pessoas transmitem memórias sociais e ideias culturais entre sí.

E esses tais memes estão super em voga entre os alunos, principalmente por que é uma maneira que encontram de se expressar e também pelo corriqueiro apelo humorístico.

Assim, memes acabam sendo um ótimo atrativo para os estudantes. Uma simples frase feita na forma de um meme prende mais atenção e abre caminho para o conteúdo desejado.

O professor, de sua parte pode fazer memes relacionados ao conteúdo trabalhado, ou também pode pedir para que os alunos o façam.
 

Pode até rolar um concurso entre salas se houver adesão.

Abaixo é uma bem conhecida, o gatinho da química
http://hypescience.com/piadas-do-gato-da-quimica/




No ensino de idiomas também é um grande diferencial, pois auxilia sobremaneira o processo de compreensão do contexto evitando por exemplo as traduções.

Pode ser usado também junto com outras atividades, ou até dentro em avaliações. Pensando na principal característica dos memes que é o humor podemos também fazer chamadas para avaliações, piada com algumas atitudes rotineiras dos alunos que atrapalham a aula, começando com uma piadinha podemos chegar a reflexões bem sérias sobre qual seria a atitude adequada de um estudante em sala de aula.

Tudo bem, mas e como fazer??

Super fácil, abaixo indicamos alguns sites onde é possível baixar ou fazer memes.

Basta escolher a imagem e colocar a frase.

Lembre de ser criativo e com uma pitada de humor!!


https://geradormemes.com/

http://www.quickmeme.com/

https://www.gerarmemes.com.br/

E você? Já criou algum?

Vamos fazer o seguinte, se tiver criado ou encontrado um legal na internet, coloque nos comentários ou envie pra gente, vamos criar uma página para memes educacionais que servirá, assim como nossa biblioteca virtual, como um banco de dados para professores, neste caso de material didático!!

Imagina quantos colegas poderemos auxiliar??

Os memes conterão os créditos de seus criadores.

Envie para projetoprofessorwifi@gmail.com

Se você gostou da postagem, não deixe de ver o post que fala sobre uso de quadrinhos nas aulas, temos certeza que vc vai gostar!!

Basta clicar no quadrinho abaixo:
Clique para ler como fazer seus próprios quadrinhos e utilizar em aula
 Clique para ler como fazer seus próprios quadrinhos e utilizar em aula

Colabore com o Projeto Professor Wifi, 
contribua com qualquer valor para que possamos manter nosso blog no ar, compartilhando dicas e auxiliando professores e professoras por todos os lugares!


Grande abraço!



Uso do projetor: Quebrando o tabu!

Buenas! Buenas!!

Me pergunto agora quantos dos professores que leem este texto têm à sua disposição um equipamento de projeção em sala de aula quando quiser?

E você que tem, costuma utilizar o projetor nas suas aulas? Quando a resposta é não, geralmente é devido à dificuldade que se tem em lidar com o aparelho.


O projetor é hoje um forte aliado do professor na tarefa de transformar um conceito abstrato em algo mais concreto quando necessário.

Estão unidas em um só equipamento as vantagens fornecidas pelos seus antecessores. Quais antecessores? Muitos com certeza ainda estão em uso em muitas escolas do país, são os retroprojetores, os projetores de slides, os data show e até projetores mais antigos.


A grande diferença funcional é que os projetores antigos exigiam cada um, um formato especifico de mídia, por exemplo, o projetor de slides não passa transparências.
Datashow: entrada apenas para computador

Em contrapartida o projetor atual aceita receber os dados de vários tipos de fontes, como webcams, computadores, filmadores e etc.. o que com certeza não desqualifica o uso destas  tecnologias mais antigas, que  continuam sendo extremamente válidas na falta de outras mais modernas.


Basicamente o projetor é formado por uma placa que comanda um sistema de luz, lentes e refrigeração. 
Close do jogo de lentes e da lâmpada

Projetor desmontado, e três de suas placas na mesa
É interessante notar que o elevado valor destes projetores, se deve menos ao fato de sua tecnologia e mais ao alto preço das lampadas utilizadas neste equipamento, o preço da lampada pode chegar a 80% do valor total do equipamento; mas quando em conjunto com um notebook, uma rede wifi e um bom plano de aula, dá ao professor superpoderes!!



Ligando o projetor
Nada de complicação, os fios só encaixam onde devem encaixar, inclusive os plugues e as suas respectivas entradas costumam ser da mesma cor.

Normalmente o projetor tem um cabo de alimentação que vai da tomada até sua parte traseira com 3 pinos. Ele costuma ser de um dos dois modelos abaixo:












A conexão com o notebook vai depender do modelo do projetor, mas na maioria das vezes os projetores tem múltiplas entradas, como hdmi, usb, vga ou svi.A diferença entre eles é a qualidade da imagem a ser exibida. VGA é a de menor qualidade e HDMI a de maior qualidade, as outras são intermediárias.

Vista do painel traseiro de um projetor. Repare que este tem as entradas RCA, que são aquelas dos pinos Amarelo, Branco e Vermelho ao invés das entradas DVi, mas nenhuma diferença relevante fora ser uma escolha diferente

Basta verificar qual modelo de cabo tem tanto no notebook quanto no projetor e utilizar somente um deles para conectar os aparelhos.

Se for preciso, entre no menu do projetor para identificar qual cabo está usando para receber o sinal do notebook(informar se está usando cabo hdmi ou usb, por exemplo)

Caso o notebook não esteja configurado, clique em FN + F4 você abre uma janela para habilitar a utilização do projetor.

fn + f4 para abrir o selecionador de tela do windoes
escolha uma das opções: computador somente/duplicar/estender/somente projetor


Em relação à pratica, imaginando que temos um computador conectado a um telão, mesmo sem acesso a internet, as possibilidades são infinitas.

O post foi inspirado pela conversa que tive com um colega também professor sobre como muitas vezes a ferramenta existe, porém a dificuldade em lidar com ela acaba por impedir que muitos professores aproveitem das suas vantagens.

A última dica fica por conta do vídeo abaixo:


Aproveite o recurso para inovar suas práticas, inclusive usando para projetar Power Points, trailers, trechos de filmes e imagens(quem sabe editados por vc mesmo), além de disponibilizar para que os alunos apresentem trabalhos.


Grande abraço

 Clique aqui e conheça o curso

Mensagens instantâneas, uma grande sacada!

Olá colegas!


O post de hoje é para falar sobre duas ferramentas que podem ser úteis tanto em atividades com os alunos quanto na comunicação com outros colegas professores, com a escola e até mesmo com os país dos alunos.


Lembrando que falaremos hoje de atributos disponíveis somente no uso em seu aparelho de celular.


Eu ainda me lembro como na minha infância era pouco comum ter telefone em casa... em contra partida a comunicação hj em dia é, em sua maior parte, praticamente instantânea.


Bem queridos e queridas colegas, entre tantos aplicativos de comunicação engenhosos, nos salta aos olhos as vantagens proporcionadas pelo Facebook Messenger e pelo Whatsapp.




O Facebook Messenger é o serviço de bate papo instantâneo do Facebook, mas ele tem além disso algumas funcionalidades ótimas:

Envio de vídeo > Clique no ícone indicado na imagem abaixo, e você se verá capaz de enviar fotos normais ou vídeos de até 1 minuto com áudio para qualquer pessoa da sua lista de amigos do Facebook. Imagine a facilidade que terá por exemplo para falar com pais de seus alunos? Um vídeo dá total credibilidade e inspira mto mais confiança, além disso pode também ser utilizado para enviar aos grupos do face dos quais vc faz parte!
Para enviar fotos e vídeos pelo messenger, clique no botão indicado acima

Envio de áudio > clicando no ícone indicado abaixo vc envia uma mensagem de áudio para o contato selecionado. Neste caso a mensagem é tb de até 1 min. E tbm pode ser enviada para grupos se for preciso!
Clique no microfone pra enviar áudio


Envio de imagens > função já mto conhecida! Ao clicar no botão você pode escolher uma imagem qualquer que esteja salva no seu celular e enviar para quem escolher. Mto prático para mostrar imagens específicas para seus alunos. Mesmo em sala de aula pode ser mto útil!
para enviar imagens do seu celular


Telefone > Essa eh a melhor! Você pode fazer ligações gratuitas do seu celular com o Facebook Messenger para qualquer pessoa que também tenha o aplicativo. Abra o seu Messenger e escolha uma Pessoa, como se fosse mandar uma mensagem. No alto da ela verá o desenho de um pequeno telefone. Se o ícone estiver cinza, talvez a pessoa esteja acessando pelo computador, ou ainda com o gel desligado. Mas se o ícone estiver azul, a pessoa está disponível para receber ligações!! Que tal tentar? Fantástico não?
ligação telefônica grátis pelo messenger


Já o Whatsapp tem funções bastante conhecidas.
O que pode ser mais útil ao professor é a experiência de criar grupos. Pode ser um grupo com os professores da sua unidade escolar ou mesmo seus alunos. As vantagens são inúmeras, como Informar atraso, falta, compartilhar imagens, vídeos importantes sobre algum projeto comum a todos ou sobre algum tema de aula.
É legal aproveitar também as mensagens de áudio que no Whatsapp não tem tempo limite.


Aliás, respondendo a uma pergunta recorrente sobre o significado de Whatsapp. O termo deriva de uma gíria  em inglês que se escreve What's up?  Que por sua vez significa algo como "qual a boa?", ou "o que há pegando?".


Bom, tanto o Facebook Messenger quanto o Whatsapp tem como serem utilizados no PC, mas isso fica pra outro post!!


Gostou das dicas?


Comente, compartilhe, conte-nos alguma experiência sua com estas ferramentas!!!

Grande abraço gente!

O que seus alunos pensariam de escrever um livro?

Olá colegas!

Quem se lembra daquele ditado que diz que toda pessoa deve na vida ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro?
Bem, sobre a árvore e o filho pensamos ser ótimas ideias, mas é também algo muito pessoal.

Já escrever um livro é realmente muito interessante, pq toda pessoa tem em sua vida histórias incríveis que acabam se juntando para tecer a teia da grande História; mas até pouco tempo atrás escrever livros era algo complicado, hoje em dia na verdade se tornou bem fácil.

Como professores, temos a grata satisfação de participar ativamente da escrita da História de vida de centenas de pessoas, pois a influência que um professor tem é gigantesca; ela ultrapassa os limites de tempo e espaço, abrange não só o aluno, mas também família e perdura por muitos anos, muitas vezes chegando até os descendentes daquele aluno.

Sobre escrever um livro, os motivos podem ser vários, tanto as experiências vividas em sala de aula, quanto o simples fato de dar aos alunos a oportunidade de escrever o próprio livro.

Um eBook nada mais é do que um livro com páginas sobre um conteúdo específico escritas em formato digital para serem lidas também em dispositivos eletrônicos. São geralmente feitos em formato PDF, DOC ou APUC e podem ser lidos em computadores, celulares e leitores específicos para eBooks.

Dê uma olhada para ver alguns exemplos de como pode ficar

 Exemplos de ebooks
Veja alguns exemplos de eBooks "amadores"



Trabalhos que são entregues por escrito, projetos multidisciplinares e atividades em grupo em geral podem virar livro hoje em dia com o crescimento do conceito de eBook.

Como vantagens, pontuamos o fato de ser possível incluir além de imagens, arquivos de áudio e vídeo e inclusive links, o que tornam o eBook bastante personalizável e interativo.

O conteúdo do eBook pode ser ainda uma juntada de textos dos alunos, o conjunto das redações ou de outros trabalhos. É uma possibilidade incrível para professores de todas as matérias.  

Clique aqui e veja mais alguns exemplos de eBooks
Por que não incentivar os alunos a escreverem seus próprios livros?
O prof de português pode montar livros de poemas ou contos.
O professor de história pode solicitar biografias dos próprios alunos ou falar sobre descendência e ascendência.
O prof de Ed física pode montar livros de vários estilos de danças, esportes ou de hábitos saudáveis.
Docentes de matemática, física ou química podem utilizar o recurso como forma do aluno criar apostilas com o conteúdo com o qual trabalha melhor para que assim possam ajudar uns aos outros e sair da aula rotineira, valorizando a visão e o entendimento do próprio jovem.
Professores de ciências pode orientar seus alunos a fazerem uma cartilha explicativa sobre métodos contraceptivos ou DST.
A quantidade de páginas não é importante, e sim a forma e o conteúdo.

Hoje em dia temos sites onde é possível criar o eBook de maneira super fácil e rápida. A capa pode ser montada ou editada com alguns temas já disponibilizados.

Basta acessar um destes links abaixo, se cadastrar com é de costume e começar a formatar seu eBook. O processo costuma ser bastante simples, o trabalho maior será inserir o conteúdo. Você pode começar fazendo um mini-eBook com algum conteúdo simples só como teste. Faça a capa, umas 3 páginas de conteúdo e finalize.Depois que tiver alguma intimidade com a dinâmica de funcionamento você já consegue propor alguma atividade para seus alunos.

O mais legal é que é totalmente online, então não é preciso instalar nenhum programa, basta escolher qual criador te apetece mais. A maioria é em português e os formatos variam um pouco, mas no final o resultado é fantástico, e dá pra compartilhar nas redes sociais ou imprimir, se quiser! 


 Clique na imagem para conhecer o site
Clique na imagem para conhecer o site
Ótima plataforma construída pelo instituto Paramitas, conceituado em soluções para educação. 



 Clique na imagem para conhecer o site
Clique na imagem para conhecer o site
Disponível somente em inglês, é uma plataforma muito completa e com muitos recursos.



 Clique na imagem para conhecer o site
Clique na imagem para conhecer o site
Este em especial é legal pois dá suporte para criação de livros jogos. Um novo passo na criação do seu próprio eBook.


 Clique na imagem para conhecer o site
Clique na imagem para conhecer o site
O que tem mais modelos disponíveis de capas para serem editadas. 



 Clique na imagem para ir ao site
Clique na imagem para conhecer o site
Site especializado com foco em professores e alunos. Não se esqueça clicar acima a direita na tela inicial para mudar o idioma.



Gostaram da dica?

Caso já tenha experiência, compartilhe conosco. Caso não tenha, comente ou envie e-mails sobre suas dúvidas!

Grande abraço gente