domingo, 19 de julho de 2015

Confira Este Rico Material Sobre Indisciplina. Você Quer Ajuda?

Olá colega professor(a)

Como sabem costumamos ter uma enquete em nosso blog que dura geralmente entre 15 e 30 dias, sobre algum tema pertinente ao trabalho do professor.
Nossa última enquete terminou com os seguintes dados:


Você acredita que a participação realmente ativa dos pais pode diminuir problemas com indisciplina?

Só em alguns casos..
  4 (8%)
 
Faz toda a diferença...
  41 (91%)
 
Indisciplina não é problema dos pais ou responsáveis e sim da escola.
  0 (0%)


Como pudemos perceber, a maioria da audiência do blog (que é 90% formada por professores, como já mostrou outra pesquisa que fizemos), acredita que a indisciplina tem muita relação com a falta de participação ativa dos pais no processo de formação dos alunos. 

Falando nisso uma nova enquete já está no ar. É só responder aí na lateral do blog.

Na verdade a indisciplina é um dos problemas mais comuns da prática docente, como apontam diversas pesquisas e reportagens e também um dos problemas mais discutidos nas salas dos professores!!!

Os leitores cadastrados no site, receberão nos próximos dias via e-mail ainda mais material de qualidade sobre como lidar com a indisciplina. Não deixe de se cadastrar, é na barra lateral do blog e só demora alguns segundos.

Nós já escrevemos sobre o Class Dojo, um aplicativo que promete auxiliar o professor a lidar com a disciplina em sala de aula. Clique aqui para ver o artigo.

Para iniciar, eu devo mostrar mais dois aplicativos que tem como objetivo fazer com que, tanto professor quanto a instituição escolar lidar possam lidar de uma forma mais objetiva com a disciplina.

Discipline Plus - A produtora é norte-americana e o software só é comercializado para escolas. Pode ser feito sob encomenda ou adquirida sua versão completa. Mas no site existem várias ferramentas e testes úteis para professores.

Positive Discipline - Também de uma organização Estadunidense que trabalha a alguns anos com livros e palestras sobre indisciplina escolar. Este software vem com uma coleção de cards com situações e suas melhores soluções, para que pais, professores e alunos consigam encontrar o melhor caminho para superar os desafios que se mostram. Também é pago, mas neste caso são por volta de R$5,00.

Mas a indisciplina em aula é na verdade a resultante de várias situações e contextos, então o pensamento de que somente um aplicativo pode resolver a questão me parece ainda bastante leviano. 

Seguindo este pensamento e acreditando que o professor tem que aprimorar seu "fazer docente", selecionamos duas palestras com conteúdo muito útil e que ajudam a lançar um pouco de luz sobre o assunto "indisciplina".

A primeira é um workshop do Professor Davi Marangon onde ele discute o conceito de disciplina e também como o viver em sociedade afeta a relação professor aluno, além de falar sobre a postura do professor ao lidar com a indisciplina e como este pode compreender melhor as situações que geram a falta de ordem.


Neste segundo vídeo, professora de Psicologia Educacional na Universidade de Ilinois, Dorothy Espelage, especializada em Bullying e Violência Juvenil e autora de vários livros sobre o tema, faz uma palestra bem completa onde aborda inclusive a necessidade da uma aproximação maior com os pais no processo de ensino aprendizagem, assim como nossa pesquisa no início do post também mostrou!



E para finalizar o post, eu tenho um curso pra indicar.


A professora Sineide criou este curso a algum tempo e eu venho querendo adquiri-lo nos últimos tempos para ver como o assunto é abordado, quais as melhores dicas e depois fazer uma postagem sobre o curso. 

Acontece que recebi indicações positivas de duas pessoas que fizeram o curso, então estou indicando com confiança. 
Abaixo eu passarei dois links, que tem uma grande diferença, apesar de ser aparentemente o mesmo curso: 

Opção 1:
Maior valor pq oferece um diploma diferenciado reconhecido pelo MEC
que serve para evolução de categoria e gratificações promocionais, de
acordo com seu plano de carreira

Opção 2: Parece não fornecer a mesma certificação do curso acima
]
De qualquer forma, CLIQUE AQUI e veja uma demonstração grátis do curso.

Caso você conheça algum professor que tenha que lidar com problemas de indisciplina, compartilhe com ele nosso post. e se você já vez este curso, por gentileza nos conte o que achou e se foi produtivo.

E lembre-se de cadastrar seu e-mail em nosso blog para receber conteúdo exclusivo, é bem aqui ao lado e não demora nada.

Grande Abraço

Um comentário:

  1. Encontrei este material sobre o tema.Considerei muito bom.Nós precisamos parar com este cabo de guerra com os pais de modo a conseguir trabalhar o duro é a não existência ou a péssima divulgação das prováveis soluções.
    https://youtu.be/n5J9qgLnTY8

    http://gepem.org/site/index.php/gepem-campinas/eixos-e-pesquisas

    https://youtu.be/y9BO-GfCNMU

    ResponderExcluir