terça-feira, 4 de agosto de 2015

Peneiramos 44 Cursos Gratuitos Para Professores Na Internet

Olá colega!!

Antes de mais nada eu queria te perguntar se você já respondeu à enquete que está posta na coluna bem aqui ao lado!?

Por que? Simples, pois sempre tocamos na tecla das rápidas mudanças que a nossa sociedade está passando e como isso tudo influencia na sala de aula e na conduta e convivência com nossos alunos.

Essa mudança ocorre em todas as áreas. Até bem pouco tempo atrás, a tecnologia não influenciava tanto nossa sociedade então não era necessário que um profissional procurasse se aprimorar com tanta frequência. É como se o conhecimento adquirido na formação do profissional durasse mais tempo!

Hoje em dia, porém a realidade é diferente. A todo momento surgem novos métodos, novas tecnologias, novos aparelhos, novos programas e assim o profissional que não procura atualização constante, vai naturalmente diminuindo seu leque de atuação!.

Se antes, procurar por aprimoramento profissional era uma opção, hoje em dia é um fator determinante na vida profissional de qualquer pessoa.

E isso não é diferente para nós, professores e professoras.

É necessário ficar por dentro de toda essa movimentação da informação, principalmente para melhorar e facilitar nosso trabalho em sala de aula!!

Há quem ainda torça o nariz(a Denise inclusive, até algum tempo atrás, mas ela tem tido ótimas experiências neste sentido) para o Ensino à Distância , o chamado EaD, mas é inegável que hoje em dia cursos se aperfeiçoamento e de extensão estão muito mais próximos e acessíveis devido ao aprimoramento das técnicas e mesmo dos profissionais que trabalham nessa área, conhecida por Design Instrucional,

A discussão sobre os usos, qualidades e deficiências existe e é válida, mas enquanto isso, cresce em todas as áreas a necessidade da utilização deste serviço, pois tais cursos trazem muita munição para lidar com as situações que se colocam, e isso inclusive deixa o professor ou professora muito mais segura na lida em sala de aula!


O próprio Ministério da Educação define como o Ensino a distancia deve ser entendido e trabalhado.

Uma das maiores vantagens desses cursos é o Certificado que geram, pois ele é aceito em algumas diretorias de ensino para contar como pontuação para alteração de cargo ou facilitar a promoção.

O melhor destes cursos é que você pode fazer no horário que quiser!! Pode ser logo que chega em casa e ainda tá no pique, ou pode ser no início da madrugada quando tá mais silenciosos e é quando você gosta de estudar...  pode ser no contra turno, enfim, um pouco só por dia... você pode reservar meia horinha por dia pra fazer o curso!!


Professores costumam ter horários bem variados e é muito comum ter um tempo livre entre as aulas por exemplo. Alguns cursos você pode assistir até pelo celular!!!

Em um curto espaço de tempo professor, você já terá enriquecido sua bagabem, terá alguns CERTIFICADOS a mais e para quem está na Rede Pública de alguns estados e municípios, ainda vai ganhar uns pontos que ajudarão na Evolução Funcional!!

Eu buscava algo para mim mesmo essa semana e encontrei alguns cursos interessantes e grátis e na hora pensei em compartilhar com vocês!!

Todos os cursos desta lista são grátis, mas alguns cobram para emitir certificado ou para fornecer alguma vantagem para o interessado,

Alguns fornecem também o certificado grátis.
































































  • Portal do Professor - Oferece 13 cursos para professores e gestores e que são realizados pelo MEC ou por instituições parceiras.


Esquecemos de algum? Se você conhecer algum link que possa ser útil e enriquecer essa lista, por favor deixe nos comentários abaixo!!

Se encontrar algum link quebrado nos avise também!!

Os problemas estruturais do sistema não vão desaparecer, mas você estará garantindo que estará cada vez mais preparado quando entra em sala de aula!!!


Se fizer algum destes, volte pra comentar com a gente e dizer como foi!!!!

E lembre-se, a gente colhe aquilo que planta!!

Grande Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário