segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Sobre a Distância Entre Gerações!


Olá colega!!

Acho que você já percebeu que essas distâncias estão cada vez mais em evidência...

Nas aulas de História, por exemplo, o professor trabalha pra fazer o aluno refletir sobre as transformações que o humano realiza no mundo, assim como seus resultados.

Mas a cada dia, por conta da tecnologia, essas mudanças estão cada vez mais rápidas...
e isso tem um resultado visível, não só na nossa vida pessoal como também na rotina escolar...
3 gerações de Mouse!!
Conforme as mudanças ocorrem mais rápido, o que passou fica "velho" mais rápido... para os jovens isso é normal, mas para nós, que percebemos como era antes e como é hoje, pode parecer muito difícil de entender essa forma do jovem dialogar com o mundo!

A 20 anos, as mudanças em nossa sociedade ocorriam muito mais lentamente do que hoje, demorava-se alguns anos para notar estas mudanças... atualmente podemos notar que as mudanças são praticamente anuais, ou ainda mais rápidas.

Meu primeiro celular foi um motorola startac, da empresa BCP (alguém lembra?)... existiam outros neste estilo, e eles ficaram em voga por mais de uns 4 anos... lembra do jogo da cobrinha??

Isso foi pelos idos de 1999!!
 

 Até a gente tem a tendência de dizer coisas tipo: Nossa, que "antigo"."coisa de museu"...

Hoje em dia os celulares duram menos de 6 meses antes de serem trocados pelas próprias empresas por versões ditas "melhores" (obsolescência programada)... assim, a impressão que se tem é que as coisas estão envelhecendo mais rápido..

E para nós professores que estamos constantemente em contato com nossos alunos que tem essa realidade  como natural; é como se sempre tivesse sido assim!! É como se vivêssemos em dois mundos!

É premente a necessidade de nós como professores, formadores que somos de opinião e de jovens para a sociedade, que estejamos em condições de trabalhar com esta situação, entendê-la e mais, explorá-la juntamente com nossos alunos.

Esses dias uma conversa interessante com colegas sobre o caso de alunos não reconhecerem  uma calculadora...
...é isso mesmo... muitos deles viram a calculadora de uma professora e não sabiam do que se tratava!
Já aconteceu algo com você assim?

A realidade é que esses jovens tem menos de 15 anos, portanto eles cresceram usando calculadoras no celular, tablet ou computador.... talvez por isso seja compreensível que eles não conheçam  o formato da maquininha de calcular tão comum à nosso geração... Parece loucura, mas é verdade...

Assim como acontece conosco, que muitas vezes ficamos embasbacados com modernidades e com a enorme diferença de gerações que existe em tão curto espaço de tempo.

Comigo foi aconteceu assim:
Cartoon feito no site ToonDoo

Precisamos perceber que lidamos diariamente com uma geração que vê essas mudanças aconecerem muito rápido e por isso tem uma leitura diferente de tudo isso que está acontecendo, justamente para fazer  um melhor trabalho e ter menos stress..

Pq no final... essa distância de gerações atinge a todos!! :)


Colegas, não deixe de compartilhar suas experiências conosco, ou mesmo falar sobre suas impressões sobre o assunto... é só escrever aí embaixo nos comentários... 

É muito importante e rica essa troca de experiências, para todos nós!

Grande abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário