Dicas Práticas do Uso do Celular em Aula


Caro colega, você já parou para pensar que o celular como aliado seria muito mais útil do que como inimigo?

Pensando assim, resolvemos fazer esse vídeo como forma de incentivo para que os professores e professoras tomem essa tecnologia como recurso didático.

De fato o uso do celular por parte dos alunos no horário de aula vem causando muito transtorno e irritação para os professores, mas se pararmos para pensar , alunos de outras gerações tinham outras formas de nos irritar e de dispersar atenção e não utilizavam celular pois essa tecnologia não era tão acessível como nos dias atuais.


Acreditamos que ao invés de gastar energia nesta disputa, que tem gerado muitos transtornos e até violência em muitos casos, o professor deve controlar o uso do celular justamente introduzindo o equipamento em sua prática.
Afinal, é como se tivéssemos um computador na mão de cada aluno, e seus recursos são incalculáveis.

Percebemos que mesmo sem o aparelho na sala, os alunos que quisessem continuariam a mandar mensagem(por bilhete), cantar e ouvir música, tirar fotos e filmar(máquinas digitais tb são muito comuns), ostentar(com tênis, estojo, lancheira, roupas e bonés), desrespeitar a sí e ao professor(giz, aviões e bolinhas de papel voando) e outras milhares de outras distrações.

Portanto, não é o celular um causador ou potencializador da indisciplina, mas ele pode ser um forte aliado dos professores e professoras no processo de aprendizagem.

Neste vídeo vamos propor algumas formas de utilizar o celular em suas atividades com os educandos. Todo professor que possui um smartphone já conhece e utiliza os recursos que mostraremos no vídeo, mas provavelmente ainda não utilizou em sala de aula.

Vale a pena assistir, principalmente se você já não aguenta mais ver seus alunos com o aparelho celular nas mãos sem aproveitar o conhecimento que poderia ser acessado facilmente se o educando prestasse atenção na aula.

Vamos transformar o negativo em positivo, assim alunos e professores poderão se beneficiar juntos dos recursos disponíveis nos tais celulares.



Abaixo deixamos links com os assuntos que citamos no vídeo:



Não deixe de compartilhar se achou que pode ser útil e também de comentar, é sempre muito importante para todos que passam por aqui

Grande Abraço Colegas

3 comentários:

  1. Olá Paulo.Goatei muito das suas explicações quanto ao uso do Power point para criar sludes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo.Goatei muito das suas explicações quanto ao uso do Power point para criar slides.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Legal. Eu não tenho muito problema com o uso do celular, smarts,etc em sala de aula. Trabalho com alunos do ensino médio, aulas de Física. Eu construí 3 sites um para cada ano. Então na sala eles acessam o link do site e, além de fuçar o site, tem a oportunidade de tirar dúvidas na hora, pois estou ao seu lado orientando-os.
    Veja esse link: http://www.fisica2.comunidades.net/

    ResponderExcluir