O PowerPoint

         O pacote office deve ser um grande aliado dos professores.
         O PowerPoint, por exemplo, é uma ferramenta que dá excelentes resultados quando bem aplicado.
         Uma aula seja ela de química, português, história ou matemática toma outra dinâmica com as possibilidades do programa, já que o professor pode usar recursos de som, imagem, video entre outros.
         Apesar disso, é um programa dos mais fáceis para se aprender e após compreender o comando básico dos slides, já é possível usar a criatividade para para passar a matéria.

         Os mecanismos podem tornar as aulas de física, por exemplo, sempre tão abstratas, mais claras para os alunos, e o mesmo para qualquer outra matéria. Sempre usando a criatividade.
         Lembrando que não é necessário conhecimento aprofundado para construir ppt bem bacanas, inclusive jogos pedagógicos. Num futuro próximo postaremos exemplos para download e dicas de como construir estes.
         Uma dica que costumo dar, é evitar inserir textos de mais de três linhas, por que com tantos recursos, o texto é o mais simples, também por que deixa a apresentação maçante e tediosa.
         Como na maioria das vezes é preciso somente um clique para avançar a tela, o professor pode manter o contato visual e usar as mãos enquanto fala para que sua audiência se mantenha atenta às imagens. É uma combinação vitoriosa.
Adicionar legenda

         Outras vantagens são a disponibilidade que se tem de distribuir e organizar o conteúdo. Uma vez a aula preparada e dada, ela fica pronta e disponível para ser enviada para um aluno que faltou, usada em outra turma, ou mesmo editada quando necessário. O programa é de uma personalização tal que nos dá liberdade de usar quantas fontes quisermos, usando as imagens, sons, videos que acharmos necessários. Uma apresentação cabe em um pendrive e geralmente pode ser enviada por e-mail.
         Faremos mais posts futuramente sobre o PowerPoint. Alguns de cursos e outros de exemplos de aulas.
         Abaixo segue o link de um PowerPoint fantástico, um belo exemplo do que é possível fazer com esta ferramenta. Uma aula completa de 2°guerra mundia onde só falta mesmo o professor para explicar o processo da guerra.

Atenção, este e todos os arquivos postados no blog estão armazenados em nossa conta no 4Shared e foram escaneados por anti-virus antes de serem disponibilizados.
http://www.4shared.com/office/Q3_D1ocSba/2c2aa_guerra_mundial-pp1.html?


Nenhum comentário:

Postar um comentário