quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

E os blogs? Podem ser usados para dar aulas?

     
            O blog é uma das ferramentas mais completas que um educador pode desejar, acredite!

          Para quem não tem nenhuma noção, podemos definir bem basicamente que um blog é basicamente um grande espaço para escrever o conteúdo que desejar, pode também conter uma infinidade de arquivos. Este texto, por exemplo, foi originalmente escrito no blog Professsor WiFi.

         Justamente por suportar todos os tipos de arquivos, o blog pode trabalhar auxiliando o professor como se fosse um caderno aberto para todos os alunos. O blog diferencia-se da página pessoal pois pode ser atualizada facilmente e não requer do autor conhecimentos maiores de informática. Vários artigos científicos já comprovaram que o blog contribui no aumento das capacidades de aprendizagem, colaborativas e sociais dos jovens.

         Muitos alunos que mostram problemas de escrita na escola, demonstram enorme capacidade quando se trata de escrever um texto em seu blog. Os alunos, enquanto jovens desta sociedade, se comunicam, tiram dúvidas, expões suas ideias e se relacionam de diversas outras formas muito naturalmente através de blogs.

         Sendo ferramentas que incentivam a colaboração e a interdisciplinaridade, auxiliam o professor a manter o papel de mediador no processo de aprendizagem que acontece agora também no mundo virtual.
          Inúmeros exercícios e utilidades podem ser construídos com o auxílio de um blog, até mesmo avaliações. Sempre insistindo na tecla da criatividade do professor. Recentemente, numa conversa informal com um amigo, minha esposa Denise, coautora deste blog teve uma ideia original de exercício para um professor de Português. Após demostrar a teoria, ele poderia comandar aos alunos que tirassem fotos do celular de palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas e que as postasse no blog, a título de trabalho de casa. Eis um exemplo rápido e simples de como um blog pode ser usado. Ocorre que cada professor, estando ciente de como são seus alunos, pode construir atividades ainda melhores e mais focadas para sua área e público.
       
 Outras vantagens em se trabalhar com um blog, por exemplo a enorme aproximação criada entre professor e aluno, além de ser um espaço onde se permite refletir e debater, sobre suas ideias, colocações e sobre a forma como o aluno enxerga o mundo; mundo este que se amplia aos olhos do educador que se envolve nestes que são chamados "softwares sociais."

         Pode-se claramente perceber também que o uso do blog extrapola as paredes da escola e assim, torna mais fácil o contato, aprendizagem e troca de experiencias entre os alunos, fazendo também com que o trabalho, atividade e conteúdo ganhem visibilidade, pois durante 24hs o blog pode ser acessado de qualquer lugar.

        Mas a principal característica que nos chama a atenção no site sobre blogs, é que eles são divertidos de criar e gerenciar para a maioria das pessoas, principalmente se você tem vontade e curiosidade.

         As plataformas gratuitas, profissionais e mais conhecidas são:
clique na imagem para ir ao site
e
clique na imagem para ir ao site
         Você pode visitá-las, fazer sua inscrição e começar a fazer seu blog em minutos, pois os sites são em português, muito intuitivos e sem complicação para postar.

         Mais uma semente está lançada, converse com seus alunos, programe algumas aulas, utilize o blog e depois compartilhe conosco nos comentários abaixo sua experiência. Voltaremos em breve com mais sobre utilização dos blogs na escola!!

          E você colega? O que pensa da utilização dos Blogs no processo de ensino-aprendizagem?

_______________________________________________
ATUALIZAÇÃO 13/10/2014

Olá colegas

          Fazer blogs é a cada dia um caminho mais curto e interessante para se atingir ossos alunos. Faça uma tentativa, crie um blog para começar a se familiarizar, mesmo que não o publique, que prefira não se expor, ainda assim basta procurar formas de inserir esta ferramenta em sua prática pedagógica, de maneira profissional e não pessoal.

           Nós do Projeto Professor Wifi estaremos com você nessa caminhada e logo traremos conteúdo para facilitar sua ambientação neste mundo virtual.

          Por enquanto, não deixem de dar uma olhada neste outro post sobre blogs onde apresentamos uma plataforma de blogs exclusivamente destinada ao público docente e a utilização pedagógica

 Clique aqui e leia nosso artigo sobre o Edublog
Clique aqui e leia nosso artigo sobre o Edublogs

E vamos nos falando!
Abraços!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário