Olá colegas.
Este post é para falarmos sobre práticas de utilização do
Facebook em aula e complementar as ideias do vídeos 2 da série “Ei professor, você
tem 5 minutos”.
Sobre a primeira atividade proposta, achamos bacana o professor conversar
com a turma sobre a utilização do Face nas aulas. É importante chegar a alguns
acordos, como disciplina, conteúdo das postagens e prazos. A molecada
geralmente se mostra simpática à ideia.
![]() |
Clique aqui para acessar a apostila FACEBOOK PARA EDUCADORES |
Ao levantar uma discussão sobre os níveis de credibilidade das
fontes na internet o professor estará orientando os alunos a serem leitores
críticos construindo critérios para confiar em determinada informação
encontrada na rede.
Este tipo de atividade é importante para todos os professores uma
vez que para o bem e para o mal a principal fonte dos alunos quando solicitamos
trabalhos de pesquisa é a internet.
Se o professor sentir necessidade, também pode ser muito útil além
de construir com os alunos elementos para filtrar as informações também
explicar o que é plágio, cópia indevida de conteúdo e a diferença entre ambos e
uma citação que é perfeitamente aceitável em um trabalho.
Vale lembrar que ao iniciar o trabalho com o Facebook o professor
deve ter em mente quais são as principais intenções dos alunos ao utilizar esta
rede social. Nas pesquisas que realizamos com os alunos eles citaram:
Diversão, postar fotos legais, espionar conhecidos, comentar posts
para criticar ou apoiar determinada opinião, participar de campanhas e
brincadeiras coletivas ( desafio do balde, da foto sem filtro e sem maquiagem
por exemplo) ser visto, chamar atenção, receber curtidas , comentários e
elogios.
Ao se apropriar dessas informações é essencial que o professor
amplie os objetivos dos alunos com esta nova ferramenta, mas não excluindo o
que ela representa. Por isso as atividades precisam promover interação, imagens
são necessárias até porque boa parte dos nossos alunos desta geração são
bem visuais. Os trabalhos propostos precisam aliar conteúdo, diversão e é quase
que essencial que gerem comentários e curtidas.
Nossos alunos costumam se interessar mais quando seus post são
visualizados, curtidos e comentados, por isso o professor pode incentivar
outras turmas a discutirem o conteúdo postado por seus colegas.
Podemos também criar um grupo de mediação, em que o aluno possa
fazer perguntas sobre a matéria ou assuntos relacionados. Nestes grupos todos
os participantes poderão responder as questões, mas cabe ao professor mediar da
melhor forma possível para evitar erros conceituais.
Sobre a atividade dos perfis, a utilidade é realmente ampla, basta
ter imaginação, pois depois que eles começarem a atividade com certeza vão
ampliar seus conhecimentos com as construção dos perfis à medida em que vão tendo
que pesquisar para informar os dados pedidos pelo perfil, como cidade natal,
onde trabalhou, o que faz(ou fez), qual ideologia, enfim postando comentários
de acordo com a atividade e realizações da pessoa, emitindo opiniões coerentes
com o pensamento da pessoa.
É importante nesta atividade que o professor antecipe possíveis
problemas, por exemplo, não seria aconselhável que os alunos fizessem um perfil
do Hitler. As postagens poderiam ter um teor preconceituoso, ofensivo e
violento e não é essa a intenção da atividade.
Todo este trabalho aproxima o aluno do professor, as aulas
normalmente são mais descontraídas e os comentários nas postagens variam de
textos grandes, críticos, avaliativos, a elogios, piadas aceitáveis. Além de
promover a interação entre as salas que possuem o mesmo professor.
Ocorre muito também de aquele aluno que não é participativo em aula, mostrar que se comunica muito melhor desta forma. Entre eles não me lembro de algum que não gostou ou não se deu bem nas atividades.
Ocorre muito também de aquele aluno que não é participativo em aula, mostrar que se comunica muito melhor desta forma. Entre eles não me lembro de algum que não gostou ou não se deu bem nas atividades.
Se for bem planejado e empolgante, o trabalho com certeza se
tornará divertido para o aluno e professor.
E não deixe de assistir ao vídeo sobre utilização do instagram para práticas pedagógicas.
CLIQUE AQUI
E não deixe de assistir ao vídeo sobre utilização do instagram para práticas pedagógicas.
CLIQUE AQUI
E ai, qual sua opinião sobre tudo isso? Vamos tentar?
Grande abraço
Grande abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário