Como fazer um documentário com seus alunos em 7 passos!


Ei colega, que tal criar um documentário com a sua turma?

Gostou da ideia? Então vamos pensar em algumas soluções para que tudo dê certo.




Como fazer um documentário com seus alunos?

De forma bastante simplista, podemos dizer que documentário é um filme de não-ficção que aborda aspectos da vida real.

Muita gente pensa que um documentário é um registro da realidade, dos fatos, isento de opiniões , interpretações e dramatizações. Ledo engano, na realidade é muito difícil até para os cineastas definirem o limite entre ficção e documentário, já que este último também é uma interpretação da realidade a partir da ótica do documentarista. 


Como não existe sujeito histórico algum que seja neutro, um documentário traz consigo muito das opiniões e vivências do documentarista.


Só um instante, talvez você também possa se interessar por estas postagens:

Veja 10 Motivos Para Docentes Criarem Um Canal No Youtube!



Agora, como organizar a turma?
É importante que seus alunos tenham ciência da importância de seu trabalho, para isso apresente a eles alguns documentários interessantes, no final deste post colocaremos uma lista de sugestões.




 1) Escolha um bom tema
Reuna a turma para que pensem juntos o tema do documentário. Mais interessante será se for um tema polêmico, que possa gerar discussão e opiniões dissonantes. O professor de português poderá falar sobre norma culta e português coloquial, História poderá fazer um documentário que traga à memória as historias do bairro e até mesmo da escola, Geo poderá falar sobre as diferenças entre centro e periferia, Matemática pode usar como tema preferencialmente assuntos do cotidiano do aluno pra que eles se sintam mais familiarizados e facilite o interesse... pra ter mais ideias, clique aqui e veja nossa postagem sobre como encontrar temas interessantes que possam ser inseridos nos conteúdos.



 2) Busque dados, informações, fontes.
Já pensaram em um tema? Então o próximo passo deverá ser pesquisar todos ou o máximo de relações possíveis a que podemos chegar com esse tema.
Você pode agendar umas aulas na sala de informática da sua escola pra dar uma força pros alunos na pesquisa, abaixo os links de três postagens aqui do blog que irão te auxiliar nessa tarefa!

- Refinando seus métodos de pesquisa na internet
- Avaliando a internet como fonte de informação para os alunos
- Pesquisando com os alunos nas redes sociais

A pesquisa deve ser pautada em uma hipótese sobre o tema, por exemplo, nossa hipótese inicial é de que as pessoas que falam mais português coloquial sofrem preconceito. À partir dai a pesquisa deve ser direcionada a confirmar ou negar isso.

(link patrocinado)

Essa etapa será muito interessante para os alunos perceberem que há diferentes perspectivas a respeito do mesmo assunto. Também é um momento importante para o aluno se posicionar a respeito do assunto a ser trabalhado.

É importante saber o máximo possível sobre o assunto, se houver alguma produção cinematográfica sobre o assunto, exiba para os alunos ou indique para que assistam.
Arquivos, filmes, entrevistas, livros, tudo isso pode ser material de pesquisa. 




 3) Faça perguntas sobre o tema
Com a turma, elabore questões a serem respondidas no documentário. Discuta, debata com o grupo cada contradição, opiniões controversas, esse exercício é muito importante pois gera ideias de como, quando e com quem falar, em quais lugares ir  e o que de fato será inserido no filme.




 4) Defina funções
Após ampla discussão os alunos já estarão preparados para assumir funções bem definidas, diga a eles que é necessário aproveitar talentos e aptidões. Para concretizar o projeto é necessário dividi-los da seguinte forma:
          ·         Filmadores
Vão operar as câmeras ou celulares.
          ·         Roteiristas
Escrever uma espécie de guia para toda a equipe, é o filme escrito descrevendo cada cena, cada questão a ser apresentada.


O roteiro deve responder às questões principais:
O que? Assunto principal do documentário.
Quem? Personagens pricipais
Quando? Em que tempo?
Como? De que maneira o assunto será tratado, qual a sequência das cenas e as estratégias de abordagens. É com entrevista, dramatização, colagem...
Por que? É a justificativa para a pergunta : O que torna seu doc relevante, interessante e importante. 
         ·         Pesquisadores
Responsáveis por esclarecer conceitos e pesquisar pessoas a serem entrevistadas e lugares a serem filmados.
         ·         Editores
Farão o trabalho minucioso de editar todos os vídeos filmados de maneira interessante para que o espectador se interesse pela narrativa. Não podem se esquecer da música de fundo, da vinheta e de criar um trailer.




 5)     Cronograma
Um documentário é uma caixa de supressas e não precisamos ter total controle na narrativa, mas precisamos elaborar um cronograma bem específico de organização e gravação para que tudo corra bem.
Defina prazos para contatar todas as pessoas que serão entrevistas.
Agende com a equipe de filmagem datas e horários
Delimite tempo para a apresentação do material já filmado.
Trabalhe com prazos para os editores também.
Uma boa dica é montar um grupo em alguma rede social ou app de mensagem para acompanhar melhor todo o processo.





 6)      Revisão
Quanto o filme já estiver pronto assista com a turma, questione sobre o processo, se a hipótese inicial se confirmou, quais as dificuldades e novas descobertas, o que precisa ser mudado para que a versão final possa ser apresentada.

                                               


 7)      Lançamento
Depois de tanto trabalho e dedicação os alunos merecem uma boa cerimônia de lançamento. Convide professores, familiares, equipe escolar para assistir o filme e prestigiar os alunos.


Dicas
v  Conflitos surgirão com toda certeza, procure gerenciá-los deixando claro que há espaço para discordâncias já que é uma obra coletiva, e que todos os pontos de vista devem ser respeitados e valorizados como contribuições úteis para o sucesso do projeto.
v  Procure cultivar a empatia, ouça o que os alunos tem a apresentar, valorize seus argumentos e pontos de vista.
v  Mantenha a calma e procure ser positivo, lembre aos alunos de que o projeto vai ajudá-los a desenvolver várias habilidade, que será uma oportunidade diferente e divertida de aprender e que você está disposto a ajudar.


10 Dicas para enfrentar o ano letivo!!



Quando mais um ano se inicia e as expectativas de cada um começam a ficar maiores quanto mais perto chegamos do final do recesso!

Uns querem finalmente se aposentar, outros ver o resultado das transferências ou licenças.... alguns aguardam novas atribuições de aula, outros simplesmente aguardam o início as aulas e a isso se soma todos os outros problemas pessoais.

Nós como professores normalmente lidamos com todos os problemas estruturais das escolas e também com os problemas pessoais dos alunos ou pelo menos o reflexo desses problemas que aparecem em forma de indisciplina e isso muitas vezes nos distancia da beleza e importância do nosso trabalho; e claro, nenhuma gestão paga auxílio psicológico para professores... não conheço nenhuma!!!

Queríamos começar o ano dando algumas idéias para que você colega, não perca as esperanças, por que na nossa profissão, a esperança é uma necessidade, visto que o resultado do nosso trabalho não será mostrado aos nossos olhos, alguns alunos podem até estudar a vida toda na mesma escola, mas o resultado da nossa obra é o adulto cidadão.

Como todos os artigos do blog, as dicas vem de experiências minhas e da Denise e que se mostraram eficazes em nossa caminhada e posso dizer que a sala de aula para nós hoje em dia é bem menos belicosa, quem nos conhece sabe!




1 - Acredite que as situações podem ser mudadas e que você pode fazer parte dessas mudanças!! Se tem alguém tentando algo na escola não desanime a pessoa, tente ver o lado positivo das coisas e se puder, ajude!






2 - Exercite o amor próprio todos os dias. Só por ser professor já mostra que você é uma pessoa de valor e imaginando as dificuldades que você enfrenta diariamente, repita pra você mesmo como você é corajoso! Sua missão é nobre e sua importância incomensurável, não esqueça nunca!!






3 - Inicie um projeto pessoal que vá melhorar algo na sua vida e que você tem condições por atitudes próprias de realizar, assim você se sentirá motivado!





4 - Para o primeiro dia de aula, prepara AQUELA aula inaugural, sabe aquela que você sempre quis dar e sempre achou que seus alunos não iam conseguir acompanhar?? faça isso... uma aula diferenciada e tal, mas e se não der certo não se desanime, vai servir como termômetro para o resto do bimestre!





5 - Sabe aquele grupo de alunos que você sabe que vai dar problemas durante o ano.... pois é... delete todas as expectativas.... comece o ano do zero, vai tirar das suas costas o peso da ansiedade em encontrar essa galera e vai facilitar a empatia quando as aulas voltarem!




"Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.
Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por esse saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste”.
Paulo Freire
Trecho de “Pedagogia da Autonomia” editora Paz e Terra





6 - Procure um bom livro na sua área, um que relembre como é bacana e importante sua matéria e o quanto você é apaixonado(a) pela sua área do saber... pode ser romance, ficção...





7 - Seja positiva(o) sem deixar de ser realista! Existem milhões de dificuldades, mas acredite que é possível superar ou contornar a maioria delas.





8 - Seja curioso(a), faça experiências, procure inovar pois a inovação te deixa mais "antenado" dá novas ideias e sensibiliza o aluno pra sua aula. Faça cursos e leia livros sobre temas da educação que lhe interessem.





9 - Não leve pelo lado pessoal!! Na maioria das vezes, os problemas com alunos, pais e colegas estão focados na sua autoridade como professor e não na sua situação como pessoa. Além disso, ser muito passional nos impede muitas vezes de lidar de uma forma mais apropriada com diversas circunstâncias.





10 - Evite usar termos pejorativos ao se referir a qualquer aluno! Isso cria em você uma antipatia natural, vai criar um peso em relação àquele aluno e isso vai te trazer muito stress. Além de ser no mínimo deselegante!



Abaixo um trecho de um depoimento do Prof Leandro Karnal onde ele fala sobre a relação do trabalho do docente e o futuro!



Adoraríamos que você deixasse nos comentários abaixo sua opinião sobre o artigo ou sua sugestão sobre algo pra completar a lista!

Grande abraço!!