Unesco incentiva uso de celulares em aula

         Tenho tido como fonte constantemente para as palestras, um documento da Unesco sobre ensino com tecnologias móveis. O Mobile Learning Teacher Glogal Themes foi editado em 2012. Não é um documento extenso, 22 páginas no total, porém é de uma riqueza de informações típica dos lançados por estes grandes organismos internacionais.
Clique na imagem acima para ler o documento

         O documento se inicia falando sobre o que eles intitulam a Crise Global dos Professores. O estudo da Unesco aponta que para atender às demandas mínimas do ensino fundamental no planeta inteiro, precisaríamos de mais 8,2 milhões de professores até 2015. O maior déficit é claro ocorre nos países pobres ou em desenvolvimento. Na África sub saariana existem países que precisariam quadruplicar o número de professores.
      Sobre isto, no Brasil, além da desvalorização do professor de diversas formas, que está levando à números altos de abandono da profissão, um relatório do MEC aponta os prováveis problemas que iremos enfrentar.  Acesse o documento clicando na imagem abaixo:
 Clique na imagem para ler o relatório
Clique na imagem para ler o relatório


        Além do número alarmante sobre o déficit de profissionais que o documento da Unesco aponta, outro problema é apontado como sendo a falta de preparo da maioria dos professores em lidar com as novas tecnologias em sala de aula. De acordo com o relatório, é inverossímil acreditar que um professor que pretende formar um cidadão crítico e capaz para a sociedade, possa preparar este jovem para uma sociedade digital sem que este mesmo professor trabalhe com o aluno a tecnologia que está no cotidiano.
        O documento dá inúmeros exemplos de iniciativas bem sucedidas mesmo em países como Guiné Bissau e Filipinas, pois onde as escolas e os professores não chegam, chega a telefonia celular e os jovens estão conectados.
       Enfim, o documento gira em torno de mostrar ao professor que é possível utilizar o celular de várias formas em sala de aula.  Inclusive traz uma tabela com motivos para o uso do celular e recomendações de como e porquê fazê-lo. A Esta tabela está recriada logo no final do tópico.
       O Mobile Learning Teacher Glogal Themes é uma leitura muito esclarecedora e indico para quem puder ler. Infelizmente só tenho o link original em Inglês. Mas quem quiser mais detalhes deixe um comentário. Se você tem experiência com o uso de celulares em aula, divida conosco.

Abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário