terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sobre nosso atual modelo de escola

         Neste post, vou comentar um vídeo bacana e que apesar da simplicidade, aborda uma mudança profunda em nosso modelo atual de educação.
         Existe até uma piada sobre isso: Se pudéssemos transportar do século XVII para os dias de hoje alguns profissionais como um médico, um engenheiro e um professor as reações seriam as seguintes - o médico provavelmente ficaria aturdido com os avanços da nossa medicina, o engenheiro maravilhado com as magias da engenharia atual e o professor, bem este não teria problemas, pois a sala de aula lhe seria extremamente familiar, já que não mudou praticamente nada em 2 séculos.
         Sou totalmente partidário de um novo modelo de educação, não só com relação a abordagem sobre tecnologia, mas é minha opinião sobre todo o aspecto de linha de produção que tem a escola atual.
         Paulo Freire ainda estaria longe de se sentir realizado. Mas quem sabe Rubem Alves não tenha encontrado sua escola ideal e talvez a nossa também. Me refiro a Escola da Ponte, em Portugal. Mas isto será tema para outro Post
        Assistam o vídeo e tomem um tempo para refletir sobre. E se sobrar mais um tempo, compartilhe conosco suas impressões deixando anotado nos comentários.


Abraço