Escrevo nas últimas semanas de aula de 2016 e com certeza já tem muita gente tranquila em relação ao preenchimento dos diários e tal, mas também imagino que muitos colegas ainda estão recebendo trabalhos e correndo para fechar e entregar as notas finais!
Queria deixar uma dica que... provavelmente chega atrasada aos colegas, afinal já estamos no meio de dezembro, mas ainda assim pode ajudar muitos e muitas de vocês a partir do ano que vem.
A dica é referente ao uso do Facebook.
Na verdade, se trata de receber os trabalhos através do Face!
Primeiro é legal lembrar que optando por esse caminho, não é necessário adicionar os alunos como amigos, basta orientar o aluno a abrir a caixa de mensagens do Facebook, clicar em nova mensagem e pedir para ele procurar o seu nome.
Feito isso ele anexa o arquivo, como se fosse um e-mail e envia.
Peça para o aluno clicar em Mensagens e assim que a janela abrir, escrever o seu nome(do professor). Não é necessário solicitação de amizade para receber esta mensagem |
Pronto, agora o aluno já enviou!!
ATENÇÃO! Para receber mensagens de quem não é seu amigo no Facebook, você deve seguir um outro caminho.
Veja as imagens abaixo:
Na página inicial do seu Perfil, clique em "mensagens" na lateral |
Escolha a aba "solicitações de mensagem" e veja as mensagens enviadas a você por pessoas que não são seus amigos no Facebook |
Eu recomento essa estratégia em várias situações, mas principalmente se você tiver dado a atividade já na sala de informática, pq eles podem otimizar o uso dos recursos e melhorar a utilização dos dados pesquisados, bastando pra isso que abram o editor de texto(word por exemplo) e já comecem ou terminem o trabalho pedido ali mesmo!
Clique aqui e veja mais formas de usar o Facebook nas suas atividades pedagógicas!
Existe a possibilidade de usar também o e-mail, mas já adianto que quando tentei usar o e-mal, esbarrei na falta de familiaridade que a maioria dos alunos tem com essa ferramenta, problema que não ocorre com o Facebook.
Pessoalmente não costumo ter problemas maiores em relação ao acesso de outros sites, eu muitas vezes até libero que eles ouçam música e usem o Facebook, contanto que a atividade chegue até mim com qualidade, sempre deixo avisado que nestas circunstâncias sou mais rigoroso com a correção!
Bem, espero que você possa testar essa dica e que as coisas saiam tão bem para você quanto costumam sair para mim e para a Denise.
Não deixe de comentar abaixo se sua experiência deu certo!!
Grande abraço
Paulo Desiderio
Nenhum comentário:
Postar um comentário