Nossos alunos vivem na era da PÓS-VERDADE! Como lidar com isso?

E aí gente!

Hoje eu queria falar sobre um tema que tomei conhecimento a alguns dias, mas que tem tudo a ver com nossa realidade, não só como cidadãos, mas também como professores.

Você conhece o conceito de PÓS-VERDADE?


Seguinte, todo ano, a OXFORD DICTIONARIES escolhe uma palavra ou termo que eles elegem como PALAVRA DO ANO, escolhida por um juri com base no "potencial duradouro" e na "significância cultural"..... ano passado foi escolhido não uma palavra, mas um emoticon...
Nos últimos anos tem sido predominante a escolha de termos relacionados ao universo da interação digital, hábito que tem se tornado cada vez mais constante em nossa sociedade!


Este ano a palavra escolhida foi a PÓS-VERDADE, que tem como significado a apropriação de conteúdos digitais falsos, mas em que a população tem convicção, em detrimento de verdades comprovadas com fatos.

Resumindo, segundo a Oxford, Pós-Verdade é relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influenciadores na formação da opinião pública do que apelas à emoção ou à crença pessoal! 

Como exemplos claros disso podemos citar a saída da Inglaterra da União Europeia, pois grande parte da culpa pelo resultado do referendo, seria que os britânicos estariam acreditando em várias mentiras espalhadas pela internet. Outro exemplo são as afirmações de Donald Trump, que com uma grande gama de informações erradas, acabou convencendo os americanos de que seria a melhor opção para a Casa Branca.

Aqui no Brasil também vivemos essa situação profundamente com todos os fatos e repercussões da Operação Lava-Jato, por exemplo, que apesar de ser uma investigação extremamente importante e de resultados relevantes para o país, tem em cada uma de suas operações, milhares de informações falsas que vazam e acabam por influenciar as pessoas, sem que elas nem pensem em procurar uma fonte real, ou pior, acreditem nos boatos mesmo sabendo que provas factuais sobre aquela informação não existem!



Para nós professores essa situação já seria inusitada e de digestão um tanto complexa, mas é extremamente importante lembrarmos de um ponto a mais.....  de nossos jovens alunos que estão imersos nas redes e acabam consumindo um conteúdo sem filtros e totalmente carregado de desinformação!

Imaginem suas aulas, onde os alunos passam a contestar dados passados pelo professor, que são embasados e pesquisados reiteradamente com fontes seguras, simplesmente por que o aluno tem uma convicção diferente e se vê no direito de defender uma ideia sem que ela tenha nenhuma base sólida ou científica.

Podemos estar exagerando, mas devemos nos perguntar para onde vai essa educação tradicional, já que sabemos que hoje em dia,diferente de anos atrás o professor já não é mais o banco de informações que passa aos alunos aquelas que eles precisam saber?

Não é de hoje que alunos se questionam: "Pra que professores se tudo o que ensinam na escola está na internet?"


Você já ouviu isso? Eu já em diversas ocasiões e diversas turmas diferentes também!

Não podemos nos furtar ao fato de que o papel do professor está passando por uma grave crise no que se refere à sua importância em nossa sociedade, pois já somos desvalorizados como categoria, por mais absurdo que possa parecer e agora, também, aos poucos estamos perdendo o espaço no que se refere à sermos referência para assuntos sérios e de profundidade!

Imaginemos um futuro próximo, onde nossos jovens serão futuros cidadãos e como tal, já não precisam de informações coerentes, coesas e embasada em fatos, basta que os meios de comunicação ou os grupos que estes cidadãos frequentam lhes digam que uma coisa é verdade, que nada mais poderá tirar essa ideia deles.

Infelizmente sabemos da diminuição da capacidade crítica de nossos alunos, fenômeno que aumenta a cada dia, assim é impossível não fazer relação dessa situação de dificuldades de interpretação que muitos deles passam, com a possibilidade de acreditar em algo só por que este algo foi repetido pelas redes sociais.... pessoalmente acredito que isso é muito atrativo para essa molecada que sofre tanto para a assimilação de conteúdo nesse nosso modelo de educação falido e ultrapassado.

Leia outros artigos sobre como lidar com mentiras, boatos e desinformação na internet em sua prática pedagógica! Basta clicar nos links abaixo:

-Refinando seus métodos de pesquisa na internet
-Pesquisando nas Redes Sociais
-Avaliando a Internet como fonte de informação para os alunos

Portanto é importante que olhemos mais de perto essas situações assim como também é importante que nos policiemos para estar sempre um passo à frente de quaisquer hábitos que venham empobrecer o processo de ensino aprendizagem ao qual somos todos ligados tanto pela escola, quanto pelo futuro da sociedade; pois como professores, e aqui uso as palavras de Leandro Karnal, somos fadados à esperança, pois o resultado de nosso trabalho só vai poder ser visto quando nosso jovem aluno está inserido na sociedade! Então temos que viver tendo esperança que o resultado do nosso trabalho será construtivo e dará certo!

Comente abaixo sobre o tema colega, vamos discutir e trocar experiências para que nossos resultados sejam melhores!

Grande abraço

Até a próxima e obrigado por acompanhar o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário