15 sites com jogos para alfabetização, letramento e vocabulário

Olá colega professora!
Olá colega professor!

Paulo aqui novamente para compartilhar com vocês alguns sites bacanas que eu e Denise coletamos em conversas com colegas e uma boa pesquisa na internet! Então, eu não sou de escolher um site que as crianças olhem sem pensar, selecionei sites que ajudem a modelar as habilidades que geralmente são exigidas dos jovens.



Sites como estes podem ser usados de diversas formas. Você pode levar os alunos até o laboratório de informática e acessar com eles o site. Não se esqueça de preparar a aula antes navegando bem pelo no site, dando atenção às partes que mais tem relevância com seu conteúdo.

É possível ainda utilizar como tarefas de casa ou trabalhos mais complexos como pesquisas e apresentação. Trabalhos em grupo também dão muito certo, pois a interação entre os alunos e o trabalho colaborativo geram muitos frutos positivos para a atividade
.

Antes eu queria te convidar a conhecer nosso eBook, com dicas práticas para que você comece a utilizar recursos digitais em suas aulas! Clique aqui!

Bem, agora vamos à lista!



Vamos começar pelo preferido da minha esposa Denise. É um site fantástico com diversos jogos, principalmente de Lingua Portuguesa e Matemática



Site com atividades diversas atividades de alfabetização. Muito bom



 Agora este é o meu preferido. Conheço este site a mais de 12 anos. Além de ser superdivertido e viciante, com certeza pode ser utilizado para alfabetização



Uma situação interessante, este é um site de um buffet, mas contém um link para alguns jogos muito bons para uso pedagógico. Confira!

Site já citado pela gente aqui que tem um conteúdo muito útil para docentes!


  Este é um dos melhores, a professora compartilha conosco as suas atividades com alunos do 1° ano e tem atividades muito legais. Aproveite!


(link patrocinado)

Nosso Clubinho
Outro site fantástico, com jogos, atividades e ideias para professores. Existem inclusive atividades de alfabetização interdisciplinares!!




Site que também já foi citado aqui no blog para exercícios de matemática. Exercícios divertidos e úteis para professores de português e professores alfabetizadores! Serve também para professores do idioma inglês!


Este site é bem completo, com diversas opções de jogos de letramento, inclusive separado para professores do idioma inglês também!



(link patrocinado)

Site também conhecido, existe inclusive uma versão chamada Sómatemática. Muitos jogos divertidos, inclusive uns geradores de caça palavras.


Este é ainda mais curioso. Badajoz é uma província espanhola que foi historicamente ocupada por portugueses, então este é um dos idiomas da região. E o site é muito legal para trabalhar lusofonia em diversos aspectos. Além de ser muto interessante para o aluno ter contato com sites gringos e ainda mais nesta situação!


Este site e de Portugal então já se prepare para algumas diferenças no vocabulário, mas vale pena pois é um endereço riquíssimo em atividades diversas para trabalhar com nosso idioma. É uma boa dica para trabalhar com EJA, já que tem um visual menos infantil!



 Site que traz em minúcias todas as mudanças do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Tem também vários tira-dúvidas sobre expressões comuns..



Site simples, mas com uma quantidade enorme de jogos e atividades de alfabetização na língua Portuguesa e também outros idiomas. Tem também atividades de Matemática!

(link patrocinado)



Por último, este portal educativo incrível, com diversas atividades para todas as disciplinas, e também para Alfabetização! Este pode ser indicado para qualquer professor sem medo de errar! E como já escrevi, tem atividades para todas as disciplinas!!!




Bom, eu tenho certeza que esse material vai servir a ótimos usos pelas professoras e professores alfabetizadoras(os) e também aos e às profs que lecionam no fundamental II, médio e também no Ensino de Jovens e Adultos(EJA).


Se você conhece outro site legal, escreve aí nos comentários que a gente atualiza a lista.


Se você tem algum relato interessante de prática utilizando sites como estes, compartilha com a gente também aí nos comentários. Você pode ajudar centenas de outros docentes que virão e lerão seu comentário!


Por hoje é isso!


Grande Abraço gente!!!





Dica de Filme: O Substituto!!


Clique aqui para ver o filme no Youtube

Olá colegas, vamos iniciar um hábito por aqui, todas os sábados uma postagem sobre um filme que seja relevante pra nossa temática de educadores e que esteja disponível no Youtube, por que tem muitos filmes que valem a pena ser comentados, mais do que só simplesmente citados em nossos posts.

O filme com o qual começaremos esse hábito se chama "O Substituto", título em português que apesar de ter tudo a ver com o filme, não condiz exatamente com o título original em inglês e que é mais profundo. Em inglês é "Desapego"!



Importante dizer que é um filme super denso, e que se você estiver abalado psicológicamente de alguma forma é melhor deixar pra assistir depois.

A história se desenrola em torno do Sr. Barthes, que é um professor que dá somente aulas de substituição para não se apegar a ninguém e assim não se relacionar com os problemas dos alunos, a vida de outros

professores e os problemas das escolas. A despeito disso , ele é um ótimo docente que faz mais do que lhe e pedido, que é ater-se ao conteúdo. Ele pretende fazer seus alunos pensarem a vida e tem certo sucesso nisso!

O pano de fundo é o colégio atual onde o Sr. Barthes irá passar os próximos 30 dias. Lá ele inexoravelmente se vê envolvido direta ou indiretamente na vida de várias pessoas, o que nos fará lidar com dramas fortes e intensos para mostrar que o cotidiano do professor continua depois que ele sai da sala de aula. Seus anseios, medos, confusões pessoais se misturam com a vida profissional quase sempre sendo retratada com dificuldades muito parecidas com as de nós docentes do Brasil.

A experiência profissional do Sr. Barthes irá se misturar com sua vida pessoal através do contato com três mulheres... Uma professora colega de trabalho, uma aluna e uma menina bem jovem que se prostitui nas ruas. Enquanto isso o filme vai mostrando de forma bem crua diversos problemas enfrentados por professores que, sinceramente você vai logo identificar casos semelhantes que provavelmente já ouviu falar também!


O sr. Bates segue sua vida carregando também alguns traumas familiares e esse é o gancho para mostrar também que nós docentes além de termos a obrigação de "estar lá" para os alunos, também travamos nossas guerras diuturnamente, uma situação que dificilmente é levada e conta no cotidiano escolar até que um professor ou professora tenha uma crise ou algo assim.

Outra parte que o filme aborda e que vocês vão reconhecer é a ausência da família na vida escolar. E isso se reflete em violência e stress.... Aí fica uma das reflexões, eu acredito! Devemos apesar de tudo manter nossa sanidade, pois não estamos sozinhos nessas adversidades. A ausência do Estado também se mostra no filme de forma muito interessante. Os superiores insistem que a diretora aumente os índices na escola, mas a preocupação não é, nem de longe com a educação das crianças.



 O lado psicológico dos professores é densamente exposto e nos lembra inclusive que não podemos nos deixar levar pela desesperança a ponto de nosso discurso começar a ser belicoso, ou de ódio!!



Apesar do desapego com que prefere lidar em todas as suas relações pessoais, ele se vê envolvido com uma jovem professora, também com uma prostituta que apesar de não sabermos a idade, aparente ser mais nova que suas alunas da escola. A sua relação com ela é algo diferente, como pai e filha ou talvez dois irmãos! E por último com uma aluna depressiva que sofre bullying.

Bem, é um filme que pretende e consegue retratar de forma crua as dificuldades de ser docente, não é um filme para te dar grandes esperanças, ele serve a outro propósito que é fazer refletir como terceira pessoa sobre problemas que passamos no cotidiano. Assistam o filme sabendo que você é só um espectador e a partir daí, você terá uma perspectiva diferente do que quando está no olho do furacão!!

Bem, esperamos que você tire boas reflexões do filme! Nos conte nos comentários por favor!

Links que podem te interessar depois de ver este filme:
  * 10 dicas para se tornar um professor ou professora mais confiante
 40 Estratégias Para Motivar Seus Alunos Em Sala De Aula
 * Vc é professor Substituto? Eis algumas ideias pra suas aulas!

Se você tiver alguma indicação de filme sobre docência e que esteja disponível no youtube, deixe nos comentários. Pode ser o filme da semana que vem!


Grande abraço e até a próxima!

Aulas super divertida com o Google Earth!

Olá colegas, cá estamos nós mais uma vez dando uma dica bacana pra você utilizar em sala de aula. Já testamos com nossos alunos e deu super certo. Hoje vamos falar do Google Earth que em sala de aula se torna uma ferramenta super divertida para os alunos e útil para trabalharmos diversos assuntos e projetos.
Vamos lá?





O Google Earth é um programa de computador/site/ app , desenvolvido pela empresa Google que nos oferece imagens em 3D do planeta terra. Essas imagens têm diversas origens, satélites, fotografias tiradas por turistas cadastrados, imagens de aviões e pedestres…


Como experiência, o Google Earth parece muito com um simulador, já que ao acessar determinadas localidades, você consegue simular movimento e “andar” por diversos locais do mundo. Como primeiro experimento pessoal, você pode tentar encontrar sua própria casa, digitando o endereço e depois, pegar o bonequinho e jogar na rua para o chamada “street view” e caminhar pela rua onde você mora.

Aqui você pode ver o bonequinho no canto inferior. Ao arrastá-lo com o mouse até
uma rua e soltá-lo. Você vai poder ver a rua e até pegar caminhos. Claro que não é ao vivo!
As ruas do mundo foram filmadas pelos carros da Google

Agora vamos as potencialidades em sala de aula, com Google Earth é possível visitar as 7 maravilhas do mundo moderno, medir distâncias, visitar a lua, marte, a disney, conhecer a topografia, diferentes relevos, lugares incríveis e interessantes.


Já ao iniciar o acesso, o Google Earth te dá informações super interessantes, como por exemplo a quantidade de litros de água existente no nosso planeta, a quantidade de árvores, de faixa de terra entre outras informações que podem ser trabalhadas em geografia mas também em projetos sobre meio ambiente e sustentabilidade, em Matemática, em Língua Portuguesa, Biologia, Química...enfim, são inúmeras possibilidades e tenho certeza que ao testar, você colega, com certeza terá muitas ideias de como adequar essa ferramenta ao seu conteúdo e vai enriquecer o processo de aprendizagem tornando-o divertido, dinâmico e inovador
Existem inúmeros dados no programa que podem servir para praticamente
todas as disciplinas

É fácil de acessar, é gratuito, você pode baixar no celular, fazer download para os computadores, mas na impossibilidade dessas opções você pode simplesmente acessar o site e utilizar a ferramenta.


Os alunos gostam especialmente de consultar o seu próprio endereço ou locais que conhecem pessoalmente;. O Google Earth dá a possibilidade de consultarmos e acessar as imagens da nossa casa, da escola, das ruas do nosso bairro, de outras cidades do mundo.


Ao entrar no site você verá no canto esquerdo da tela uma lupa, esse é o local de inserirmos o nome de um museu, um endereço de algum local ou o nome de um ponto turístico no mundo, como por exemplo Torre Eiffel . No mesmo cantinho da tela, vc verá um bonequinho, ao arrastá-lo para a localidade escolhida você verá o local e poderá se mover por ele.


Não deixe de conhecer nosso eBook, com dicas práticas para que você comece a utilizar recursos digitais em suas aulas! Clique aqui!

Relato de Prática:


Na minha prática, costumo utilizar o Google Earth para que os alunos ampliem o seu olhar sobre o mundo. Trabalho na periferia de SP e são poucos os alunos que conhecem o centro da cidade.

Este bimestre utilizamos com os 7 anos o site para pesquisarmos os lugares de memória da cidade de São Paulo. Os alunos conseguiram entrar na Catedral da Sé, ver o marco zero da cidade, visitar o Masp. A proposta era que escrevessem um guia turístico da cidade de São Paulo, com informações sobre a História do local, endereço, horário de funcionamento, valor do ingresso.


Como resultado vimos que os alunos se interessaram mais, viram as possibilidades que a cidade oferece através do site do Google Earth. Trabalhamos habilidades como : Escrita, comparação entre periferia e centro, história da cidade onde vivemos. Geramos curiosidade, já que agora os alunos conheceram possibilidades de passeios diferentes das habituais.


O google Earth é uma ferramenta muita vasta e rica, atualmente estamos pesquisando os materiais disponíveis dentro do site para um futuro projeto sobre plástico, ilha de lixo no oceano pacífico, as consequência do aumento de plástico nos oceanos para a fauna...

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre um trabalho particular que uniu o Google e um colecionador de Mapas Históricos para georreferenciar mapas antigos!

Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Google Maps


Então colega, pesquise, visite, se divirta no Google Earth, estamos certos de que você encontrará uma utilidade para essa ferramenta dentro da sua área de saber.


Caso você já tenha trabalhado com o Google Earth, ou já tenha tido ideias, compartilhe conosco e ajude mais colegas a inovar em suas aulas.


Beijos e até mais.

por Denise Desiderio

Dicas de Atividades com Tecnologia Para Professores Substitutos

Seja bem vindo!
Seja bem vinda!

Hoje nós viemos com algumas dicas para os professores substitutos! Aquela galera que muitas vezes tem que assumir uma classe desconhecida, sem diário, nem conteúdo específico a seguir!
Mas as informações do artigo são úteis para todos os tipos de docentes, então fiquem à vontade e aproveitem!

Entrar em aula como substituto ou substituta é um momento delicado que pode levar os alunos a acharem que é praticamente uma aula vaga! Mas se você está lendo estas linhas, é um(a)  profissional muito dedicado(a) que está buscando se aperfeiçoar, então meus parabéns, porque tenho certeza que vai chegar no final deste artigo, cheio de novas ideias!

Estamos partindo do princípio que o professor titular não deixou nada específico para fazer. Alguns deixam trabalhos prontos para o substituto ou substituta aplicarem. Muitas vezes o professor substituto nem é da mesma matéria do titular. E de qualquer forma, o substituto não pode interferir no conteúdo do titular.


É muito importante se informar sobre quais equipamentos a escola disponibiliza para uso nas aulas.. se tem tablet, sala de informática, projetor, monitor, som e etc, saber suas condições de uso e saber usar.


Um professor substituto algumas vezes fica sabendo somente na última hora sobre a substituição, mas se você estiver com o conteúdo no bolso e sabendo sobre os equipamentos que a escola disponibiliza, então não tem problema.

Pra começar, é preciso que você se habitue a andar com os conteúdos no bolso, arquivado em um pendrive ou celular. Você vai trazer nestes dispositivos, conteúdos em vídeo, apresentação de slides, imagens, música e etc..
Se você tiver acesso ao monitor ou projetor, pode baixar videos divertidos sobre algum conteúdo da sua matéria. O youtube é um mundo vasto cheio de vídeos legais sobre qualquer tema. Os alunos só buscam superficialmente, geralmente o que eles mais conhecem é sites de youtubers. Mas na verdade existe um conteúdo muito mais vasto e relevante!



De qualquer forma, você vai encontrar vídeos divertidos sobre matemática, química, física, português ou qualquer matéria, e que poderão ser o gancho da sua aula! 


Clique aqui e conheça mais 6 sites de videos educacionais!

Você tem a opção também de gravar o próprio conteúdo e deixar no pen drive, ou até fazer um canal no youtube.


Clique aqui e confira 10 motivos para docentes terem um canal no youtube! 

Mas é preferível que seja um vídeo de no máximo um 5 minutos, pq eles vão ficando dispersos se for muito longo. Podem ser mais de um vídeo, é claro, mas é sempre bom intercalar com uma conversa. Procure por animações, ou curta metragens sobre o conteúdo que vc quizer... vc vai se surpreender!
Ainda utilizando o projetor, você pode trazer no seu pendrive também e na mesma linha dos vídeos, uma apresentação de slides sobre temas diversos. Dê preferências a slides com textos não muito grandes e que usem efeitos legais. Da mesma forma que os vídeos, se você peneirar no google o nome do conteúdo que vc quer, combinado com "apresentação de slides" ou "ppt" que significa powerpoint, você vai encontrar conteúdo muito bom... mas pra te ajudar já deixamos algumas dicas aqui abaixo!!



Lingua Portuguesa

Matemática

Química

Física

Sociologia, Geografia, História e Filosofia


Todo esse conteúdo você pode baixar, editar se necessário e passar para o pendrive e depois de assistir e saber do que se trata, basta plugar no projetor ou no monitor da sala e ir explanando os slides escolhidos.

Você pode também utilizar o celular através da sua ferramenta bluetooth ou de um cabo OTG. Ambos podem transferir para outro celular arquivos de imagens e videos sem precisar de crédito nem wifi.

Você pode transferir o arquivo para um aluno e enquanto transfere para outro eles vão passando o arquivo entre eles também. Aí depois é só ver a imagem ou assistir ao vídeo e fazer uma atividade, tipo uma análise, redação, uma discussão ou etc... O fato dos alunos estarem vendo a atividade no celular vai prender muito mais a atenção deles e trazê-los para perto do conteúdo.

Isso tudo pode ser feito também com tablet, caso a escola disponibilize para o docente.

Você pode também levar consigo uma tabela com perguntas sobre tecnologia e fazer essa entrevista nas salas que estiver como substituto. Enquanto faz as perguntas, você aprende mais sobre a realidade dos alunos e ainda consegue fazer um levantamento legal sobre informações que podem ser muito úteis para você! Nós temos uma tabela assim e vamos escrever algumas das perguntas que tem nela pra que você tenha uma ideia. Claro que você vai adaptar isso aí à sua realidade!

Até hoje nos pareceu melhor fazer perguntas cujas respostas sejam só a quantidade de alunos, e não perguntas específicas para cada aluno, por exemplo:
Quantos alunos já foram em um teatro?
Quantos alunos tem facebook?
Quantos alunos tem twitter?
Quantos tem whatsapp?
Quantos alunos leram um livro pelo menos no ultimo ano?
Quantos alunos tem canal de youtube?
Quantos alunos jogam online?
Quantos alunos moram na zona rural?
Quantos já usaram celular para estudar?
Quantos conhecem o wattpadd
Quantos alunos tem hábito de ir à biblioteca?
Pergunte quantos gostam de tirar selfie e se tem algum "famosinho" na sala ou escola
Pergunte quantos alunos tem smartphone?
(aqui entra uma xarada interessante que sempre gera reflexão.. pergunte a eles se eles sabem A DIFERENÇA ENTRE UM SMARTPHONE E UM CELULAR. Nã verdade o smartphone é um telefone celular COM sistema operacional, tipo android, windows mobile, IOS da apple... mas até você explicar depois de fazer um suspense, já prendeu bem a atenção deles!
Você pode inserir perguntas pertinentes à realidade do seu município ou região!


Repare, a pergunta é "quantos" e não "quais". Esse questionário pode ser feito também se você tiver uma classe como titular, é um ótimo termômetro para suas futuras atividades! Eu geralmente 

E caso você já esteja bem ambientado na escola, você pode levar os alunos para a sala de informática, se tiver vaga e tudo ok para utilização.

(link patrocinado)

Na sala de informática a atividade que aconselhamos de início para um professor substituto é a criação de Memes! Você pode dar um contexto específico de um conteúdo e a partir daí os alunos pesquisam mais informações sobre aquele conteúdo para poder criar um Meme sobre aquilo!

Clique aqui e veja nossa postagem sobre criação de memes!

Obrigado por chegar até aqui!


Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para e que você possa compartilhar com outros colegas, assim como nós estamos fazendo!

Não esqueça de deixar nos comentários sua impressão sobre as dicas e nos diga se tem algo errado ou que pode melhorar!!

Grande abraço!