Memes, uma idéia que os alunos abraçam

Saudações colega!
Você sabe o que é um meme?

Já deve ter ouvido falar, da boca de algum aluno talvez… mas não é preciso navegar muito na internet para se deparar com um desses hoje em dia.

Meme são na verdade uma ideia, um slogam, um signo, um conceito cultural que se espalha rapidamente pois é mimetizado, copiado por muitas pessoas. O termo meme vem do grego que significa imitar, e foi Richard Dawkins no livro O Gene Egoista, que definiu a ideia de que assim como na genética onde um gene é a menor parte de informação transmitida fisicamente, para a memória, um meme seria a menor unidade de informação transmitida e que se multiplica de cérebro em cérebro .

Não deixe de conhecer nosso eBook, com dicas práticas para que você comece a utilizar recursos digitais em suas aulas! 
Clique aqui!

Basicamente é qualquer informação que possa ser apreendida facilmente e repassada como um dado independente.

Os memes sempre teriam existido na história, como literatura, desenhos e etc, mas hoje eles viajam à velocidade da internet e com novas ferramentas.

 
Ainda de acordo com Dawkins, os memes seriam uma forma de propagação cultural onde as pessoas transmitem memórias sociais e ideias culturais entre sí.

E esses tais memes estão super em voga entre os alunos, principalmente por que é uma maneira que encontram de se expressar e também pelo corriqueiro apelo humorístico.

Assim, memes acabam sendo um ótimo atrativo para os estudantes. Uma simples frase feita na forma de um meme prende mais atenção e abre caminho para o conteúdo desejado.

O professor, de sua parte pode fazer memes relacionados ao conteúdo trabalhado, ou também pode pedir para que os alunos o façam.
 

Pode até rolar um concurso entre salas se houver adesão.

Abaixo é uma bem conhecida, o gatinho da química
http://hypescience.com/piadas-do-gato-da-quimica/




No ensino de idiomas também é um grande diferencial, pois auxilia sobremaneira o processo de compreensão do contexto evitando por exemplo as traduções.

Pode ser usado também junto com outras atividades, ou até dentro em avaliações. Pensando na principal característica dos memes que é o humor podemos também fazer chamadas para avaliações, piada com algumas atitudes rotineiras dos alunos que atrapalham a aula, começando com uma piadinha podemos chegar a reflexões bem sérias sobre qual seria a atitude adequada de um estudante em sala de aula.

Tudo bem, mas e como fazer??

Super fácil, abaixo indicamos alguns sites onde é possível baixar ou fazer memes.

Basta escolher a imagem e colocar a frase.

Lembre de ser criativo e com uma pitada de humor!!


https://geradormemes.com/

http://www.quickmeme.com/

https://www.gerarmemes.com.br/

E você? Já criou algum?

Vamos fazer o seguinte, se tiver criado ou encontrado um legal na internet, coloque nos comentários ou envie pra gente, vamos criar uma página para memes educacionais que servirá, assim como nossa biblioteca virtual, como um banco de dados para professores, neste caso de material didático!!

Imagina quantos colegas poderemos auxiliar??

Os memes conterão os créditos de seus criadores.

Envie para projetoprofessorwifi@gmail.com

Se você gostou da postagem, não deixe de ver o post que fala sobre uso de quadrinhos nas aulas, temos certeza que vc vai gostar!!

Basta clicar no quadrinho abaixo:
Clique para ler como fazer seus próprios quadrinhos e utilizar em aula
 Clique para ler como fazer seus próprios quadrinhos e utilizar em aula

Colabore com o Projeto Professor Wifi, 
contribua com qualquer valor para que possamos manter nosso blog no ar, compartilhando dicas e auxiliando professores e professoras por todos os lugares!


Grande abraço!



4 comentários: