Instagram e a boa utilização das imagens

         Mais uma rede social em crescimento vertiginoso. E basta utilizá-la por 5 minutos e sabe-se por que.
         O Instagram tem algumas especificidades. Por exemplo a  de ser uma rede social onde compartilha-se somente fotos e seus respectivos comentários.

         Outra característica interessante é que só é possível fazer parte da rede se você possuir um aparelho com sistema operacional Android ou IOS.
         Para um professor, a utilidade é o próprio uso da fotografia para ilustrar os temas de suas aulas. Dessa forma a aula vai estar muito mais próxima do aluno e o aluno vai praticamente criar conteúdo, fazendo com que ele realmente seja construtor do seu conhecimento.  Eis alguns exemplos:
         Um professor de geografia pode pedir para que seus alunos postem fotos de tipos de relevos, ou especificidades geográficas pertinentes. Um professor de física pode pedir fotos de situações reais do dia-a-dia que façam referência à fórmulas da Física, por exemplo, tornaria assim muito mais real uma aula que geralmente é bastante abstrata. Assim como um professor de biologia poderia trabalhar infinitos temas com alunos que trouxessem imagens sobre ecossistemas, por exemplo.
         Em História podemos trabalhar patrimônio Histórico e também história local, quem sabe levantando fotografias do entorno do colégio através dos anos.
         Professores de Português podem trabalhar exemplos de suas aulas teóricas, como pedir para que alunos tirem fotos de palavras paroxítonas(por exemplo) pelas ruas;  ou que trabalhassem interpretação de texto com fotos de propagandas ou textos trazidas pelos próprios alunos das ruas.
As opções de atividades são ilimitadas, os professores podem também conversar com a turma para ideias mais afinadas com o cotidiano escolar.
          E se a proposta for trabalhar com temas interdisciplinares, a atividade pode ficar ainda mais divertida com assuntos sobre movimentos da juventude atual: skate, musica, dança, estilo, tribos, a importância da fotografia e da imagem para os dias atuais, entre muitos outros.
E pra finalizar vale a pena para todos os professores e professoras aproveitarem as imagens de grandes instituições que também já aderiram às redes sociais. Grandes museus, coleções e outras instituições que tem muito à oferecer liberando imagens de suas coleções, já o fizeram.
           Visite este site e veja algumas das contas mais interessantes que existem, e aproveitem para não sair do site sem preparar uma aula
Você já usou? Vai usar??

Comente e compartilhe conosco!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário