Como prometido no último post, vamos falar neste texto sobre
as noções de público e privado de nossos alunos nas redes sociais.
Nas últimas décadas tem ocorrido uma desestabilização destes dois
conceitos. As características do mundo digital bagunçaram o entendimento
coletivo do que é público e do que é restrito e privado.
Temos hoje exposições de problemas, discussões, ofensas
pessoais, provocações, tudo isto acontecendo simultaneamente nas redes sociais.
Muitas pessoas não entendem bem esta nova relação entre
individuo e exposição. O que queremos deixar claro é que concordamos com o
artigo 5 inciso X da constituição Federal que assegura ser invioláveis a
privacidade, a honra e a imagem das pessoas. Também compreendemos que é de
responsabilidade do individuo de acordo com seus ideais, vivencias e
intencionalidades escolher o que de sua vida deve ser divulgada, compartilhada
e curtida nas redes sociais.
Mas será que não cabe dentro deste tema uma discussão ampla
sobre as consequências de se expor?
Entendemos que sim e no começo deste ano realizamos algumas
atividades com os alunos a esse respeito.
Nosso tema gerador (tema de acordo com o currículo exigido
para o 9 ano) era a Revolução industrial, para compreendermos as transformações
ocorridas devido ao avanço tecnológico entre o século XVIII e XIX procuramos
mapear com os alunos quais tecnologias eles utilizam para se comunicar. Depois
deste processo, fizemos o exercício de investigar quais eram os meios de comunicação
no período estudado e se eles eram acessíveis.
Tentamos imaginar se havia a possibilidade de se exposição,
de comunicação tão facilmente como temos hoje, chegamos à conclusão de que
nosso momento histórico também é único e que as novas tecnologias nos trazem
muitas possibilidades positivas e negativas.
Neste ponto paramos e discutimos a respeito dos aspectos
positivos e negativos proporcionados pelas redes sociais. Separamos algumas
charges para os alunos analisarem e opinarem:
Algumas questões norteadoras foram propostas para que a discussão
fluísse sem fugir do foco e para nossa surpresa constatamos que a maioria dos
alunos está a par desta discussão e possuem opiniões formadas a esse respeito.
Em seus post, mesmo aqueles que possuem um conteúdo que evidencia problemas
pessoais, conflitos com outras pessoas, opiniões indiscretas, em cada um destes
posts existe uma intencionalidade concreta.
Há também uma responsabilidade maior em se preservar de assédios,
eles se preocupam com a questão da pedofilia por exemplo. Longe de forcarmos os
educandos a se enquadrarem em noções de privacidade de gerações anteriores,
nossa discussão foi enriquecida por opiniões divergentes, por alunos que
possuem claro objetivo de ficar famoso na internet, por um grupo minoritário
que nem mesmo foto posta, por aqueles que decidem expor apenas momentos felizes
e por outros que não veem problema algum em publicar decepções, tristezas, términos
de relacionamento.
Até a próxima.
por Denise Desiderio
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