Colega, Conheça 10 Sites De Jogos Pedagógicos Que Deixarão Sua Aula Ainda Mais Incrível!!

Olá colegas!

O assunto hoje é Gameficação!



Para quem não está familiarizado com o termo, significa a utilização de jogos para aumentar o engajamento de uma audiência em determinado assunto; no nosso caso, aumentar o interesse dos jovens em assuntos relativos à educação, às nossas aulas!

Este é um tema ainda pouquíssimo trabalhado ou conversado entre nossos pares, principalmente nas reuniões pedagógicas que eu tenho frequentado!

Também pudera, há pouca bibliografia sobre o tema para que professores e professoras possam se debruçar sobre e, apesar de alguns cursos particulares bem específicos, este não é um tema que tenha alguma influência direta de políticas públicas e também não há uma oferta realista de cursos.

Aqui abaixo, disponibilizamos dois ebooks gratuitos que você pode baixar e ler.... e nos enviar as suas impressões depois!


Clique na imagem para ser direcionado ao site de download

Clique na imagem para ser direcionado ao site de download
Então vamos abordar esse tema dividindo-o em duas postagens...

Na próxima postagem, falaremos sobre a criação de jogos em sí!

Hoje, abordaremos sites de games, explicando como, por que e por quem podem ser usados.

Primeiramente é legal falar sobre o papel do professor, que deve ser o potencializador do processo, encontrando jogos interessantes e fomentando a curiosidade do aluno, fazendo com que este continue no jogo, superando os desafios e aprendendo enquanto se diverte.

Outros fatores extremamente relevantes são:

Colaboração > Os jogos tem o fator colaborativo que auxilia sobremaneira o processo de ensino-aprendizagem, seja por que permite superar desafios em grupos, seja por que auxilia na apreensão do conteúdo, seja por que mostra quando é possível melhorar ou até ensinar e aprender novas técnicas.

Competitividade > Bem menos saudável no convívio cotidiano, a competitividade na gameficação permite que o aluno lide com sua auto-estima e tente sempre superar os colegas, fazendo com que todos se empenhem mais ainda na resolução do problema proposto pelo jogo. As vitórias conquistadas também são um diferencial para os jovens, portanto, a tendência é a seguinte, quanto mais vitórias o aluno conseguir, mas entusiasmado para novas vitórias ele ficará!

Desempenho > É muito fácil para os alunos imersos nos jogos, perceberem seu grau de desempenho; uma fase que se passa fácil demais, outra que é necessário repetir várias vezes, isso torna melhor tanto para aluno quanto para professor diagnosticar e avaliar o desempenho, além disso é possível desta forma pesar os resultados e fazer avaliações mais detalhadas e assim antecipar possíveis dificuldades que o aluno tem, tornando o trabalho do professor mais eficaz!


Entre outras vantagens podemos citar com tranquilidade:

-motivação
-criação de abertura para diálogo
-implementação de desafios a serem solucionados,
-apresentação de novas narrativas, o que cria novo repertório para o aluno
-aumento da empatia na relação professor-aluno
-melhoria nas notas
-novas bagagens para que o aluno se aproprie e se envolva
-criação de um ambiente onde aprendizado e diversão caminham juntos
-novas abordagens para velhos conteúdos




E finalmente eis uma lista com sites incríveis onde você e seus alunos podem se divertir brincando.

Claro que você pode criar todo um plano de aula, indicando quais as habilidades que vc pretende exercitar nos seus alunos, mas isso fica por conta de sua criatividade!

Quero deixar um agradecimento ao colega Fábio, professor de matemática, que me indicou esses dois primeiros links e que cuja conversa inspirou este artigo!

CURRÍCULO + > Este na verdade é um site da secretaria de educação do Estado de SP que agrega uma ENORME quantidade de links para sites de jogos pedagógicos e outros recursos digitais que podem ser usado em sala de aula.
Se você não for de SP, não se preocupe, os links não precisam de nenhum tipo de login especial. São dezenas de links, divirta-se!!


NOAS > Site com jogos extremamente bacanas e interessantes. São em sua maioria, jogos nos moldes que os alunos gostam, com fases, chefes, tiros, mistério.. mas todos com uma temática focada exclusivamente para o ensino. Navegando pelo site vc escolhe a matéria que quer estudar e aparecem diversos jogos.
Dê uma fuçada, encontre jogos que se encaixem no seu conteúdo, jogue e depois apresente para os alunos.. jogue com eles na sala de informática, enfim..


ESCOLA GAMES > Este site é mais genérico, mas tem muitos jogos que cabem perfeitamente no currículo do ensino fundamental e também do ensino básico.

JOGOS GEOGRÁFICOS >  Como o nome diz, site com diversos jogos que podem ser usados pelo professor de Geografia

JOGO ERA FEUDAL >  Área do site destinada exclusivamente a este jogo da era Feudal, onde o professor de História pode trabalhar esse período de forma que haja bastante interação




JOGOS DE FÍSICA > Aprender a tabela periódica nunca foi tão divertido

JOGOS DE BIOLOGIA > Este endereço possui inúmeros jogos interativos na área de biologia, cujos temas vão desde o desenvolvimento celular até a criação de partículas! Vale muito a pena!

BIOLOGIA CELULAR > Um Blog destinado a apresentar e a propor, aos professores de Biologia e de Ciências, tecnologias educacionais para a introdução e o ensino dos conteúdos de Biologia Celular no Ensino Médio e no Ensino Fundamental

SÓMATEMÁTICA > São inúmeros joguinhos, mas não são queles jogos com gráficos empolgantes, mas com certeza abarcam muito do conteúdo da matéria para ensino fundamental e médio!

MANGAHIGH > Site fantástico que vai deixar os professores de matemática super entusiasmados! É preciso fazer registro!

Agora você já tem uma ideia divertida para montar suas aulas para o ano que vem!

Aproveite as férias para jogar e ter ideias de atividades!


Na próxima postagem falaremos sobre como o professor pode criar seu próprio ambientes de gameficação!

Obrigado pela sua atenção e compartilhe este conteúdo se você achar que foi útil!

Se inscreva também em nosso blog para receber as postagens atualizadas!

Grande abraço!

Nossos alunos vivem na era da PÓS-VERDADE! Como lidar com isso?

E aí gente!

Hoje eu queria falar sobre um tema que tomei conhecimento a alguns dias, mas que tem tudo a ver com nossa realidade, não só como cidadãos, mas também como professores.

Você conhece o conceito de PÓS-VERDADE?


Seguinte, todo ano, a OXFORD DICTIONARIES escolhe uma palavra ou termo que eles elegem como PALAVRA DO ANO, escolhida por um juri com base no "potencial duradouro" e na "significância cultural"..... ano passado foi escolhido não uma palavra, mas um emoticon...
Nos últimos anos tem sido predominante a escolha de termos relacionados ao universo da interação digital, hábito que tem se tornado cada vez mais constante em nossa sociedade!


Este ano a palavra escolhida foi a PÓS-VERDADE, que tem como significado a apropriação de conteúdos digitais falsos, mas em que a população tem convicção, em detrimento de verdades comprovadas com fatos.

Resumindo, segundo a Oxford, Pós-Verdade é relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influenciadores na formação da opinião pública do que apelas à emoção ou à crença pessoal! 

Como exemplos claros disso podemos citar a saída da Inglaterra da União Europeia, pois grande parte da culpa pelo resultado do referendo, seria que os britânicos estariam acreditando em várias mentiras espalhadas pela internet. Outro exemplo são as afirmações de Donald Trump, que com uma grande gama de informações erradas, acabou convencendo os americanos de que seria a melhor opção para a Casa Branca.

Aqui no Brasil também vivemos essa situação profundamente com todos os fatos e repercussões da Operação Lava-Jato, por exemplo, que apesar de ser uma investigação extremamente importante e de resultados relevantes para o país, tem em cada uma de suas operações, milhares de informações falsas que vazam e acabam por influenciar as pessoas, sem que elas nem pensem em procurar uma fonte real, ou pior, acreditem nos boatos mesmo sabendo que provas factuais sobre aquela informação não existem!



Para nós professores essa situação já seria inusitada e de digestão um tanto complexa, mas é extremamente importante lembrarmos de um ponto a mais.....  de nossos jovens alunos que estão imersos nas redes e acabam consumindo um conteúdo sem filtros e totalmente carregado de desinformação!

Imaginem suas aulas, onde os alunos passam a contestar dados passados pelo professor, que são embasados e pesquisados reiteradamente com fontes seguras, simplesmente por que o aluno tem uma convicção diferente e se vê no direito de defender uma ideia sem que ela tenha nenhuma base sólida ou científica.

Podemos estar exagerando, mas devemos nos perguntar para onde vai essa educação tradicional, já que sabemos que hoje em dia,diferente de anos atrás o professor já não é mais o banco de informações que passa aos alunos aquelas que eles precisam saber?

Não é de hoje que alunos se questionam: "Pra que professores se tudo o que ensinam na escola está na internet?"


Você já ouviu isso? Eu já em diversas ocasiões e diversas turmas diferentes também!

Não podemos nos furtar ao fato de que o papel do professor está passando por uma grave crise no que se refere à sua importância em nossa sociedade, pois já somos desvalorizados como categoria, por mais absurdo que possa parecer e agora, também, aos poucos estamos perdendo o espaço no que se refere à sermos referência para assuntos sérios e de profundidade!

Imaginemos um futuro próximo, onde nossos jovens serão futuros cidadãos e como tal, já não precisam de informações coerentes, coesas e embasada em fatos, basta que os meios de comunicação ou os grupos que estes cidadãos frequentam lhes digam que uma coisa é verdade, que nada mais poderá tirar essa ideia deles.

Infelizmente sabemos da diminuição da capacidade crítica de nossos alunos, fenômeno que aumenta a cada dia, assim é impossível não fazer relação dessa situação de dificuldades de interpretação que muitos deles passam, com a possibilidade de acreditar em algo só por que este algo foi repetido pelas redes sociais.... pessoalmente acredito que isso é muito atrativo para essa molecada que sofre tanto para a assimilação de conteúdo nesse nosso modelo de educação falido e ultrapassado.

Leia outros artigos sobre como lidar com mentiras, boatos e desinformação na internet em sua prática pedagógica! Basta clicar nos links abaixo:

-Refinando seus métodos de pesquisa na internet
-Pesquisando nas Redes Sociais
-Avaliando a Internet como fonte de informação para os alunos

Portanto é importante que olhemos mais de perto essas situações assim como também é importante que nos policiemos para estar sempre um passo à frente de quaisquer hábitos que venham empobrecer o processo de ensino aprendizagem ao qual somos todos ligados tanto pela escola, quanto pelo futuro da sociedade; pois como professores, e aqui uso as palavras de Leandro Karnal, somos fadados à esperança, pois o resultado de nosso trabalho só vai poder ser visto quando nosso jovem aluno está inserido na sociedade! Então temos que viver tendo esperança que o resultado do nosso trabalho será construtivo e dará certo!

Comente abaixo sobre o tema colega, vamos discutir e trocar experiências para que nossos resultados sejam melhores!

Grande abraço

Até a próxima e obrigado por acompanhar o blog!

Colega docente... Aproveite o Facebook para receber os trabalhos dos alunos!!!

Olá colegas!

Escrevo nas últimas semanas de aula de 2016 e com certeza já tem muita gente tranquila em relação ao preenchimento dos diários e tal, mas também imagino que muitos colegas ainda estão recebendo trabalhos e correndo para fechar e entregar as notas finais!

Queria deixar uma dica que... provavelmente chega atrasada aos colegas, afinal já estamos no meio de dezembro, mas ainda assim pode ajudar muitos e muitas de vocês a partir do ano que vem.

A dica é referente ao uso do Facebook.
Na verdade, se trata de receber os trabalhos através do Face!

Primeiro é legal lembrar que optando por esse caminho, não é necessário adicionar os alunos como amigos, basta orientar o aluno a abrir a caixa de mensagens do Facebook, clicar em nova mensagem e pedir para ele procurar o seu nome.
Feito isso ele anexa o arquivo, como se fosse um e-mail e envia.
Peça para o aluno clicar em Mensagens e
assim que a janela abrir, escrever o seu nome(do professor).
Não é necessário solicitação de amizade para receber esta mensagem
Assim que o nome do professor for localizado, o aluno deve clicar no ícone anexar(identificado um clipe de papel)
para anexar o arquivo onde salvou o trabalho. Depois é só dar enter que o anexo vai para o destinatário escolhido

Pronto, agora o aluno já enviou!!

ATENÇÃO! Para receber mensagens de quem não é seu amigo no Facebook, você deve seguir um outro caminho.
Veja as imagens abaixo:


Na página inicial do seu Perfil, clique em "mensagens"
na lateral

Escolha a aba "solicitações de mensagem" e
veja as mensagens enviadas a você por pessoas
que não são seus amigos no Facebook

Eu recomento essa estratégia em várias situações, mas principalmente se você tiver dado a atividade já na sala de informática, pq eles podem otimizar o uso dos recursos e melhorar a utilização dos dados pesquisados, bastando pra isso que abram o editor de texto(word por exemplo) e já comecem ou terminem o trabalho pedido ali mesmo!

Clique aqui e veja mais formas de usar o Facebook nas suas atividades pedagógicas!

Existe a possibilidade de usar também o e-mail, mas já adianto que quando tentei usar o e-mal, esbarrei na falta de familiaridade que a maioria dos alunos tem com essa ferramenta, problema que não ocorre com o Facebook.

Pessoalmente não costumo ter problemas maiores em relação ao acesso de outros sites, eu muitas vezes até libero que eles ouçam música e usem o Facebook, contanto que a atividade chegue até mim com qualidade, sempre deixo avisado que nestas circunstâncias sou mais rigoroso com a correção!

Bem, espero que você possa testar essa dica e que as coisas saiam tão bem para você quanto costumam sair para mim e para a Denise.

Não deixe de comentar abaixo se sua experiência deu certo!!

Grande abraço

Paulo Desiderio

Colega docente, veja estas 7 formas de utilizar o pendrive

Pessoal, hoje vamos saber mais sobre um aparelhinho que faz cada vez mais parte do cotidiano dos professores: O Pendrive.


Tanto para uso pedagógico, como para o uso do professor no seu dia-a-dia.

Os PenDrives, que também conhecido por Memória USB Flash Drive, é exatamente isso que o próprio nome define, uma memória independente chamada EEPROM que tira sua energia de funcionamento quando está conectado ao computador, mas que mesmo quando está desenergizada pode guardar informações, ao contrário da memória RAM do computador, por exemplo!

A maior facilidade é que o formato USB permite a utilização destes dispositivos de memória em diversos equipamentos, não só nos computadores, mas também em televisores, projetores, mesas de som e rádios.

Normalmente usamos o pendrive para transportar arquivos, sejam fotos, videos, documentos... mas o pequeno dispositivo pode nos ser útil de diversas outras formas tanto pra professores quanto para outras pessoas, com alguma ajuda de alguns aplicativos.
Veja algumas dicas de utilização de PenDrives

1 - Tenha pelo menos 2
Dê preferência para ter 2 dispositivos, um para usar em casa e outro para levar para a rua. Quando conectamos nosso pendrive nos computadores, ele fica suscetível a vírus e programas maliciosos, além de exposto à queimas ou perdas, por isso é uma boa ideia não usar um só dispositivo para diferentes fins.


2 - Use Antivírus
Com a mesma facilidade que os PenDrives
 nos ajudam na transferência de arquivos, ele pode também ser infectado por diversos programas maliciosos, e para isso é importante ter instalado em seu pendrive algum software que filtre esta infestação e não deixe criar problemas com um pendrive cheio de vírus para contaminar todas as suas máquinas.


3 - "Tranque" seu computador
Imagine que o computador só funcione se você plugar seu pendrive. É o que proporciona o programa USB RAPTOR que quando instalado, cria um código chave de forma que quando o pendrive estiver desplugado, o computador fica bloqueado e só volta a funcionar com a "chave" instalada no pendrive.
Clique aqui e visite o site do desenvolvedor
A dica é ter 2 PenDrives com o dispositivo, pq se vc perder o 
pendrive, terá problemas em ligá-lo novamente!


4 - Aumente a velocidade do computador.
Você pode usar o pendrive como uma memória auxiliar à memória RAM do seu computador e torná-lo um pouco mais rápido, facilitando algumas tarefas do dia a dia. 
Clique aqui e veja como fazer 


5- Carregue múltiplos aplicativos
Existem softwares que já vem com diversos aplicativos instalados, como gerenciadores de e-mail, editores de texto, de áudio e vídeo, leitores de pdf e diversos outros aplicativos úteis, mas você pode escolher retirar ou instalar novos aplicativos da forma que melhor lhe convier. É bem bacana e bem fácil, quando você pluga o pendrive com um programa desses instalado, ele abre uma janelinha para você gerenciar tudo direitinho. 

É muito prático, sabe quando vc tem que abrir na escola um arquivinho simples, tipo um pdf ou word , mas o computador da sala dos professores não tem o programa necessário instalado e vc não consegue abrir, pois é, agora você não precisa mais passar por isso.
 Vou deixar o links nas imagens abaixo:


Conheça o PortableApps


Este é o Lupo, também abre uma janelinha no canto com sues programasescolhidos previamente, existem versóes em português

6 - Leve as imagens para sua aula

Aulas com apresentação e leitura de imagens são muito ricas!
Mesmo que você não tenha feito um powerpoint, você pode verificar se aquela televisão da sala de vídeo tem entradas USB, ou se tiver um projetor disponível, certamente ali tem um encaixe USB.
Dá pra levar vídeos também! É bem simples, é só encaixar, selecionar a entrada correta no controle(geralmente é um botão chamado source) e ir passando as imagens com o controle remoto!
Além de ser uma forma prática de sair da rotina!


7 - Não se esqueça de Remover o Hardware com Segurança
Essa dica ficou por último, mas é a mais importante. É uma dúvida muito grande entre os usuários e aqui está a resposta. A maioria dos pendrive pode sim sofrer algum dano ao ser desplugado do computador sem clicar no botão "Remover Hardware com Segurança", pois o pendrive usa energia elétrica para funcionar e uma retirada brusca pode causar algum curto, por algum motivo. 
No windows, basta ir no ícone de pendrive que costuma ficar na barra de tarefas próximo ao relógio e alí clicando aparecerá a opção "Remover Hardware com Segurança". Ao clicar alí será informado se já é possível retirar o dispositivo ou se este ainda está sendo utilizado



Achou útil?

Comente e compartilhe!!

Grande abraço

Como você se sente hoje, sendo professor ou professora?

Oi gente!

Você consegue imaginar o grande poder que um professor tem, ao praticar seu ofício?
                           
Eu também consigo, mas acho que muitos professores e professoras estão sofrendo de uma baixa auto estima danada….

Primeiro é legal a gente entender que autoestima é uma espécie de avaliação que cada um de nós faz sobre nós mesmos, em relação à confiança, respeito e outros sentimentos que temos sobre nós mesmos. A autoestima pode ser usada para nos avaliar em vários  graus e isso define, por exemplo, como iremos enfrentar as adversidades do cotidiano.

Então sabendo disso eu pergunto:

Como você se sente hoje, sendo professor ou professora?

Eu mesmo já ouvi, ao contar em uma roda de conversa que eu era professor, a palavra “coitado”; e você, já teve alguma experiência dessas?

Uma experiência dessa nem deve chegar a ser desagradável e sim deve servir para analisar e refletir sobre a forma como o meio social vê hoje em dia o professor ou professora como profissional.

Daí que é muito compreensível que,  somando isso e diversos outros fatores como baixos salários, indisciplina, violência dentro da sala de aula, pouco tempo para se aprimorar, entre outras situações muito ruins às quais quase todos professores e professoras estão expostos, se crie um quadro onde eu acredito, muitos de nós já acham “normal” sermos colocados em patamares tão rasos enquanto profissionais do ensino.

Isso acontece também com muitos de nossos alunos; nesse modelo de educação que preza pela competição, quantas vezes alunos já não me disseram: “A professor, sou muito burro mesmo”, “a professor até meu pai fala que sou um lixo”, eu já cheguei a ouvir um papo incrível de uma menina que não largava o celular na aula quando eu perguntei:
-Olha, o que você quer estar fazendo daqui uns 10 anos? no que ela respondeu:
-Eu queria ser professora do ensino básico professor, professora de criancinhas sabe, mas minha mãe diz que sou muito burra pra isso…

Acreditamos que a autoestima do aluno é mais influenciada pela vida pessoal do que pela vida escolar, mas podemos perceber claramente que muitos deles, devido à baixa autoestima, desistem de tentar aprender e muitas vezes aumentam nossos problemas com a indisciplina na aula e isso acontece, porque acham que já não são capazes de aprender.

É engraçado, mas eu preciso dizer que, esse é a mesma explicação que ouço de muitos colegas sobre o uso de tecnologias.”Eu não consigo aprender aquilo”. Que é isso colega, é claro que você consegue! Cada um com sua dificuldade, mas consegue sim, tenho certeza!

De qualquer forma, parece que estamos situações muito próximas.

O dia-a -dia do professor é muito denso, as duras horas de trabalho com os educando podem resultar em satisfação, caso a aula saia daquele jeito que vc preparou, ou podem resultar em insatisfação e baixa auto-estima se o professor encontrar mais do que dificuldades na relação com o aluno. Se a postura dos educandos for de violência, desinteresse, desrespeito, o professor com certeza terá seu emocional abalado.

A intenção do post não é uma análise ou constatação psicológica, mas sim, fomentar na vida cotidiana dos colegas docentes, a admiração por sí que cada um de nós merece!!!!

Você é um professor! Um profissional que inspira e que abre novas rotas de possibilidades na vida e na mente de jovens cuja existência vão ser caracterizadas em grande parte pela atenção, valorização e avaliação que você terá sobre eles; toda história de cada um de nós passa profundamente(ou pelo menos deveria passar) pelo contato bem aproximado com um professor.

Aqui quero indicar a leitura de duas outras postagens do nosso blog que são pertinentes ao nosso tema de hoje. 


Enfim, nós mesmos, professores e professoras de hoje, somos resultados da influência que docentes de outrora tiveram sobre nós na infância, cada um no seu grau e com influências boas ou ruins, mas que ajudaram a nos moldar.

Porém o resultado do nosso trabalho de docente não aparece ao final de um dia, semana e nem de um ano de serviço, pois o resultado vai se desdobrar durante a vida dos alunos e na maioria das vezes nem mesmo vemos este resultado, mas ele estará lá inexoravelmente existindo em cada humano que passou pela sua aula e por isso devemos nos orgulhar pois o nosso trabalho existe e gera influência durante todo o tempo que durar uma vida, ou até mais, pois o que foi ensinado por um professor hoje mesmo, pode ser motivo de uma reflexão feita por um aluno daqui a 50 anos para seu netinho, certamente lembrando da professora ou do professor que ensinara aquilo.

Não tenho nenhuma pretensão em te dizer como elevar sua autoestima caro colega, o mais importante é você saber duas coisas. A primeira é que ser professor já é um motivo enorme para que você se sinta uma pessoa especial e de grande valor e respeito; e a segunda é você saber que a forma com a qual você se vê, se ama e se respeita, vai definir também a qualidade do seu trabalho e a forma com a qual você vai viver sua vida, então já sabe...

Ame-se por ser você e ame-se por ser professor ou professora!!

Abaixo deixo algumas indicações de leitura pertinente ao tema

Ligações entre NANDA, NOC e NICno diagnóstico de enfermagem do termo Autoestima

Disciplina positiva: O guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas

Labirinto de espelhos: formação da auto-estima na infância e adolescência




Colega Docente, conheça o Wattpad e incentive seus alunos a escreverem!!

Dia desses, descobri mais uma através dos alunos.

Aliás alunas, duas neste caso, que vieram me mostrar seus contos, novelas e fanfics que escreviam numa rede social chamada Wattpad

O Wattpad é uma rede social para leitores e escritores, onde cada um pode escrever e compartilhar suas obras, assim como seguir outros escritores e ler seus escritos.

Muito legal, elas me mostraram suas histórias que são divididas por temporadas, isso mesmo, uma delas já está na terceira temporada das suas histórias. E com mais de 3 mil seguidores, isto é, pessoas que acompanham os capítulos das histórias!!


Leve uma biblioteca personalizada em seu celular
Aqui cabe outro ponto interessante, além de pura ficção e fanfics, que são histórias de heróis contadas por fãs, o espaço serve pra outros tipos de criação. As personagens das alunas eram elas mesmas, mas em outro tempo, lugar e realidade.

Isso me parece um prato cheio para professores, principalmente os de português, mas acredito que todas as disciplinas podem se beneficiar de acordo com a criatividade do professor!

Na minha disciplina, História, já tô  programando aulas usando esta rede social, com os alunos recriando personagens e situações históricas.

Usar o Wattpad é bem simples, após fazer um cadastro, vc pode baixar o app para seu celular e fazer as configurações básicas, que vão desde seu perfil, como em qualquer outra rede social, até escolher os livros que irão compor sua biblioteca e até a confecção das capas das suas próprias publicações.


Clicando na opção DESCOBRIR, você navega entre várias categorias para escolher seu tipo de leitura preferida.

É uma ótima ferramenta para acessar suas leituras preferidas online, mas acredito que para escrever e editar seja melhor acessar pelo computador mesmo.

Você pode ainda inserir sinopses de cada uma de suas obras e criar capas para cada uma delas.
Clique para ser direcionado até o site

É uma rede social muito divertida e que auxilia no que mais importante há para que o jovem cresça intelectualmente, que é a leitura.

Você já usou em alguma aula colega? Conte-nos sobre sua experiência e compartilhe este texto caso tenha achado útil.

Grande Abraço e até a próxima.

Colega Docente, Impressione Com Cartazes Mais Bonitos e Coloridos

E aí pessoal?

Hoje quando escrevo, faltam poucos dias pra volta às aulas do segundo semestre e muita gente já fazendo reuniões de planejamento, terminando de revisar o conteúdo pro bimestre e tal...

A dica de hoje é uma ferramenta que pode ajudar no que se refere à divulgação das atividades na escola, mas também para uma infinidade de atividades pedagógicas com seus alunos.

Assista ao tutorial e veja só algumas formas de utilizar a ferramenta, depois aposto que você vai criar outras formas bacanas de utilizar a ferramenta.
Clique para ser direcionado ao Poster My Wall

Quando acontecer, não esqueça de compartilhar conosco esta ou outras experiências bacanas ali nos comentários!!



E não deixe de se inscrever no blog pra ficar por dentro das futuras dicas. É logo ali ao lado!




Grande Abraço




Veja 10 Motivos Para Docentes Criarem Um Canal No Youtube!



Se você, assim como nós, se incomoda com a falta de memória dos seus alunos, com aquele silêncio constrangedor que paira no ar todas as vezes que você pergunta o que eles se lembram de determinado conceito estudado antes das férias, na semana anterior ou até mesmo na aula passada, que tal você colega dar uma ajudinha a memória dos seus estudantes?

Que tal você virar um YouTuber?

Claro que as anotações  no caderno e reler os textos do livro didático auxiliam muito, mas nada melhor do que a explicação do professor para ativar o gatilho da memória dos educandos.
Já fazem alguns bimestres que estamos com essa ideia fixa, ainda não colocamos em prática mas acreditamos que um canal no youtube com vídeos  curtos de explicação docente com certeza podem auxiliar e muito nossos alunos.

A prática de assistir vídeos explicativos já faz parte da rotina de muitos alunos de cursinho pré-vestibular e muitos professores de cursinhos têm canais e postam conteúdos relevantes para a aprendizagem.
Claro que nós professores temos pouco tempo para gerenciar um canal,  mas a ideia é que esses vídeos sejam curtos. O professor, a professora podem postar lembretes de alguns minutos, pode retomar conceitos e até mesmo acrescentar exemplos que não entraram no conteúdo das aulas presenciais por falta de tempo.

Pensando muito sobre isso criamos uma lista de 10 vantagens de ter um Canal Educativo no YouTube.


Vamos começar?

1-      Otimizar o tempo da aula
Com a criação do canal você poderá diminuir as retomadas de conteúdo em sala de aula, já que o assunto já foi abordado em vídeo, você poderá indicar que os alunos que quiserem saber mais sobre o assunto assistam a vídeo aula.

2-      Auxilia na Recuperação Paralela
Já sabemos que não adianta muito o professor passar aquele trabalho ou prova substitutiva quando o aluno não vai bem em uma avaliação, o ideal é que a recuperação seja feita no decorrer do processo. Assim, o educador, a educadora pode sugerir que o  aluno com dificuldade em compreender determinado conteúdo dê uma olhadinha nos vídeos que podem e muito auxiliar no processo de recuperação.

3-      Ver e rever
Aquele aluno que faltou, que não compreendeu, que se esqueceu poderá ver e rever a explicação quantas vezes julgar necessário.

4-      Canal Aberto
Os estudantes podem comentar os vídeos, enviar perguntas e interagir de forma diferente com o educador.

                                         

5-      Múltiplas Ferramentas
Na própria edição  o professor pode adicionar entrevistas, trechos de filmes, de clipes musicais, de reportagem jornalísticas, documentários, imagens... enfim, múltiplas ferramentas para tornar o conteúdo mais dinâmico, interessante e relevante.


6-      É Gratuito
Não é necessário fazer nenhuma grande aquisição de material ou pagar mensalidade. Criar e gerenciar um canal no Youtube é gratuito.

7-      Não precisa de muita técnica
Os vídeos podem ser editados de forma simples, sem necessidade de efeitos especiais. Estamos trabalhando em um tutorial sobre edição de vídeo.

                                             

8-      Divulgação do trabalho docente
Fazemos coisas incríveis em sala de aula (aliás já é incrível nos mantermos com esperança em sala de aula sendo professoras da rede pública, rsrs) e nem sempre somos reconhecidos ou temos tempo de compartilhar ideias de aulas diferentes com nossos colegas. O canal pode ser uma forma bem legal de divulgar o trabalho da educadora, do educador.

9-      Inclusão digital
Infelizmente nossos alunos tem dificuldades para ler, e é óbvio que é nossa obrigação ampliar o repertório dos educandos bem como incentivá-los a ler, mas enquanto não conseguimos a proeza de transformar nossos alunos em ávidos leitores, podemos utilizar a tecnologia a favor da educação. Para nossos estudantes é mais interessante, prático e acessível assistir um vídeo no youtube do que ler um livro sobre o assunto.

10-    Se você está achando muito difícil...
Se mesmo com todos esses 9 motivos você ainda acha que não tem tempo na agenda para criar conteúdo, gerenciar e editar seu canal... que tal passar essas responsas para os estudantes? Eles podem criar um canal para a sua disciplina, editar e postar. As vantagens são inúmeras e é claro, os alunos vão compreender muito mais o conteúdo já que precisarão explica-lo novamente nos vídeos que vão publicar e compartilhar.

Aguarde a continuação deste post, vamos falar sobre como abrir uma conta no Youtube e vamos aprofundar um pouquinho esse item 10 para beneficiar os docentes que não tem tempo na agenda.


Até mais.

Por Denise Desiderio

Monte Aulas Nas Ruas! Veja Como Acessar Milhares De Pontos WiFi!!

E aí gente!!

Ter acesso à internet na rua é quase uma necessidade hoje em dia principalmente nas grandes cidades.

E conseguir este acesso está se tornando mais fácil!

Você sabia que existem aplicativos que funcionam como uma grande rede social de compartilhamento de senhas de wi fi? 


Funciona assim, você instala o aplicativo no celular e ao executar, você terá um mapa mostrando nas suas redondezas, onde existem redes abertas ou redes cadastradas no aplicativo e já com a senha salva. Aí é só se aproximar que o aplicativo conecta automaticamente.
Se você tem um comércio ou por qualquer outro motivo deseja compartilhar sua senha, é só adicionar no banco de dados e autorizar. 

São vários aplicativos assim e funcionam a partir do próprios usuários, que inserem informações sobre pontos de acesso no banco de dados. Já são milhares de estabelecimentos comerciais, de ensino e empresas cadastrados que fornecem acesso da sua rede para usuários dos aplicativos, Quer dizer, quanto mais estabelecimentos se cadastrarem, mais pontos de acesso.

O primeiro deste tipo foi o INSTABRIDGE que hoje conta com mais de 3 milhões de pontos de acesso cadastrados em todo o mundo e já está crescendo muito no Brasil. Foi uma ideia de dois jovens suecos, Erik Tigerholm E Niklas Agevik para promover o compartilhamento de pontos de acesso de internet para TODOS, e foi uma daquelas que acabou tomando o mundo e depois dela vieram várias outras, então por isso já é possível encontrar mais de um aplicativo como este.

O Instabridge pode ser usado offline se você analisar a área desejada
antecipadamente em algum momento que tiver conectado à internet
A mensagem na página inicial do Instabridge,mostra a motivação do projeto.
Clique na imagem para ir ao site



O INSTABRIDGE está disponível na Google Play e na Apple Store, ele tem também outra função que é compartilhar pontos wifi apenas com amigos escolhidos através do seu Facebook. 

Existe também o WiFI OI que conta com 2 milhões de pontos de acesso WIFI no país, de acordo com a operadora. O único detalhe é que para acessar você precisa se cadastrar com um número fixo da OI.


Clique na imagem para conhecer o serviço

Entre outras opções, eu e a Denise temos instalado o Mandic Magic ou já ouvi gente falando muito bem do WIFI Finder




Faz também reserva de hotéis e chamadas
de táxis. Clique na imagem par ir ao site.
Indicação de colegas.
Clique na imagem para ir ao site





Enfim, procurando no Google Play ou na lojinha da Apple você encontra vários outros programas assim, aí você pode testar e escolher quais são melhores para você e que cobrem a região onde você se encontra.

É legal indicar para os alunos também essa ideia, pra mostrar que o professor tá "antenado", e também para eles pararem de pedir a senha do wifi da escola!! rsss

Se a informação foi útil, compartilhe!!

Grande abraço!!