Aulas super divertida com o Google Earth!

Olá colegas, cá estamos nós mais uma vez dando uma dica bacana pra você utilizar em sala de aula. Já testamos com nossos alunos e deu super certo. Hoje vamos falar do Google Earth que em sala de aula se torna uma ferramenta super divertida para os alunos e útil para trabalharmos diversos assuntos e projetos.
Vamos lá?





O Google Earth é um programa de computador/site/ app , desenvolvido pela empresa Google que nos oferece imagens em 3D do planeta terra. Essas imagens têm diversas origens, satélites, fotografias tiradas por turistas cadastrados, imagens de aviões e pedestres…


Como experiência, o Google Earth parece muito com um simulador, já que ao acessar determinadas localidades, você consegue simular movimento e “andar” por diversos locais do mundo. Como primeiro experimento pessoal, você pode tentar encontrar sua própria casa, digitando o endereço e depois, pegar o bonequinho e jogar na rua para o chamada “street view” e caminhar pela rua onde você mora.

Aqui você pode ver o bonequinho no canto inferior. Ao arrastá-lo com o mouse até
uma rua e soltá-lo. Você vai poder ver a rua e até pegar caminhos. Claro que não é ao vivo!
As ruas do mundo foram filmadas pelos carros da Google

Agora vamos as potencialidades em sala de aula, com Google Earth é possível visitar as 7 maravilhas do mundo moderno, medir distâncias, visitar a lua, marte, a disney, conhecer a topografia, diferentes relevos, lugares incríveis e interessantes.


Já ao iniciar o acesso, o Google Earth te dá informações super interessantes, como por exemplo a quantidade de litros de água existente no nosso planeta, a quantidade de árvores, de faixa de terra entre outras informações que podem ser trabalhadas em geografia mas também em projetos sobre meio ambiente e sustentabilidade, em Matemática, em Língua Portuguesa, Biologia, Química...enfim, são inúmeras possibilidades e tenho certeza que ao testar, você colega, com certeza terá muitas ideias de como adequar essa ferramenta ao seu conteúdo e vai enriquecer o processo de aprendizagem tornando-o divertido, dinâmico e inovador
Existem inúmeros dados no programa que podem servir para praticamente
todas as disciplinas

É fácil de acessar, é gratuito, você pode baixar no celular, fazer download para os computadores, mas na impossibilidade dessas opções você pode simplesmente acessar o site e utilizar a ferramenta.


Os alunos gostam especialmente de consultar o seu próprio endereço ou locais que conhecem pessoalmente;. O Google Earth dá a possibilidade de consultarmos e acessar as imagens da nossa casa, da escola, das ruas do nosso bairro, de outras cidades do mundo.


Ao entrar no site você verá no canto esquerdo da tela uma lupa, esse é o local de inserirmos o nome de um museu, um endereço de algum local ou o nome de um ponto turístico no mundo, como por exemplo Torre Eiffel . No mesmo cantinho da tela, vc verá um bonequinho, ao arrastá-lo para a localidade escolhida você verá o local e poderá se mover por ele.


Não deixe de conhecer nosso eBook, com dicas práticas para que você comece a utilizar recursos digitais em suas aulas! Clique aqui!

Relato de Prática:


Na minha prática, costumo utilizar o Google Earth para que os alunos ampliem o seu olhar sobre o mundo. Trabalho na periferia de SP e são poucos os alunos que conhecem o centro da cidade.

Este bimestre utilizamos com os 7 anos o site para pesquisarmos os lugares de memória da cidade de São Paulo. Os alunos conseguiram entrar na Catedral da Sé, ver o marco zero da cidade, visitar o Masp. A proposta era que escrevessem um guia turístico da cidade de São Paulo, com informações sobre a História do local, endereço, horário de funcionamento, valor do ingresso.


Como resultado vimos que os alunos se interessaram mais, viram as possibilidades que a cidade oferece através do site do Google Earth. Trabalhamos habilidades como : Escrita, comparação entre periferia e centro, história da cidade onde vivemos. Geramos curiosidade, já que agora os alunos conheceram possibilidades de passeios diferentes das habituais.


O google Earth é uma ferramenta muita vasta e rica, atualmente estamos pesquisando os materiais disponíveis dentro do site para um futuro projeto sobre plástico, ilha de lixo no oceano pacífico, as consequência do aumento de plástico nos oceanos para a fauna...

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre um trabalho particular que uniu o Google e um colecionador de Mapas Históricos para georreferenciar mapas antigos!

Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Google Maps


Então colega, pesquise, visite, se divirta no Google Earth, estamos certos de que você encontrará uma utilidade para essa ferramenta dentro da sua área de saber.


Caso você já tenha trabalhado com o Google Earth, ou já tenha tido ideias, compartilhe conosco e ajude mais colegas a inovar em suas aulas.


Beijos e até mais.

por Denise Desiderio

Dicas de Atividades com Tecnologia Para Professores Substitutos

Seja bem vindo!
Seja bem vinda!

Hoje nós viemos com algumas dicas para os professores substitutos! Aquela galera que muitas vezes tem que assumir uma classe desconhecida, sem diário, nem conteúdo específico a seguir!
Mas as informações do artigo são úteis para todos os tipos de docentes, então fiquem à vontade e aproveitem!

Entrar em aula como substituto ou substituta é um momento delicado que pode levar os alunos a acharem que é praticamente uma aula vaga! Mas se você está lendo estas linhas, é um(a)  profissional muito dedicado(a) que está buscando se aperfeiçoar, então meus parabéns, porque tenho certeza que vai chegar no final deste artigo, cheio de novas ideias!

Estamos partindo do princípio que o professor titular não deixou nada específico para fazer. Alguns deixam trabalhos prontos para o substituto ou substituta aplicarem. Muitas vezes o professor substituto nem é da mesma matéria do titular. E de qualquer forma, o substituto não pode interferir no conteúdo do titular.


É muito importante se informar sobre quais equipamentos a escola disponibiliza para uso nas aulas.. se tem tablet, sala de informática, projetor, monitor, som e etc, saber suas condições de uso e saber usar.


Um professor substituto algumas vezes fica sabendo somente na última hora sobre a substituição, mas se você estiver com o conteúdo no bolso e sabendo sobre os equipamentos que a escola disponibiliza, então não tem problema.

Pra começar, é preciso que você se habitue a andar com os conteúdos no bolso, arquivado em um pendrive ou celular. Você vai trazer nestes dispositivos, conteúdos em vídeo, apresentação de slides, imagens, música e etc..
Se você tiver acesso ao monitor ou projetor, pode baixar videos divertidos sobre algum conteúdo da sua matéria. O youtube é um mundo vasto cheio de vídeos legais sobre qualquer tema. Os alunos só buscam superficialmente, geralmente o que eles mais conhecem é sites de youtubers. Mas na verdade existe um conteúdo muito mais vasto e relevante!



De qualquer forma, você vai encontrar vídeos divertidos sobre matemática, química, física, português ou qualquer matéria, e que poderão ser o gancho da sua aula! 


Clique aqui e conheça mais 6 sites de videos educacionais!

Você tem a opção também de gravar o próprio conteúdo e deixar no pen drive, ou até fazer um canal no youtube.


Clique aqui e confira 10 motivos para docentes terem um canal no youtube! 

Mas é preferível que seja um vídeo de no máximo um 5 minutos, pq eles vão ficando dispersos se for muito longo. Podem ser mais de um vídeo, é claro, mas é sempre bom intercalar com uma conversa. Procure por animações, ou curta metragens sobre o conteúdo que vc quizer... vc vai se surpreender!
Ainda utilizando o projetor, você pode trazer no seu pendrive também e na mesma linha dos vídeos, uma apresentação de slides sobre temas diversos. Dê preferências a slides com textos não muito grandes e que usem efeitos legais. Da mesma forma que os vídeos, se você peneirar no google o nome do conteúdo que vc quer, combinado com "apresentação de slides" ou "ppt" que significa powerpoint, você vai encontrar conteúdo muito bom... mas pra te ajudar já deixamos algumas dicas aqui abaixo!!



Lingua Portuguesa

Matemática

Química

Física

Sociologia, Geografia, História e Filosofia


Todo esse conteúdo você pode baixar, editar se necessário e passar para o pendrive e depois de assistir e saber do que se trata, basta plugar no projetor ou no monitor da sala e ir explanando os slides escolhidos.

Você pode também utilizar o celular através da sua ferramenta bluetooth ou de um cabo OTG. Ambos podem transferir para outro celular arquivos de imagens e videos sem precisar de crédito nem wifi.

Você pode transferir o arquivo para um aluno e enquanto transfere para outro eles vão passando o arquivo entre eles também. Aí depois é só ver a imagem ou assistir ao vídeo e fazer uma atividade, tipo uma análise, redação, uma discussão ou etc... O fato dos alunos estarem vendo a atividade no celular vai prender muito mais a atenção deles e trazê-los para perto do conteúdo.

Isso tudo pode ser feito também com tablet, caso a escola disponibilize para o docente.

Você pode também levar consigo uma tabela com perguntas sobre tecnologia e fazer essa entrevista nas salas que estiver como substituto. Enquanto faz as perguntas, você aprende mais sobre a realidade dos alunos e ainda consegue fazer um levantamento legal sobre informações que podem ser muito úteis para você! Nós temos uma tabela assim e vamos escrever algumas das perguntas que tem nela pra que você tenha uma ideia. Claro que você vai adaptar isso aí à sua realidade!

Até hoje nos pareceu melhor fazer perguntas cujas respostas sejam só a quantidade de alunos, e não perguntas específicas para cada aluno, por exemplo:
Quantos alunos já foram em um teatro?
Quantos alunos tem facebook?
Quantos alunos tem twitter?
Quantos tem whatsapp?
Quantos alunos leram um livro pelo menos no ultimo ano?
Quantos alunos tem canal de youtube?
Quantos alunos jogam online?
Quantos alunos moram na zona rural?
Quantos já usaram celular para estudar?
Quantos conhecem o wattpadd
Quantos alunos tem hábito de ir à biblioteca?
Pergunte quantos gostam de tirar selfie e se tem algum "famosinho" na sala ou escola
Pergunte quantos alunos tem smartphone?
(aqui entra uma xarada interessante que sempre gera reflexão.. pergunte a eles se eles sabem A DIFERENÇA ENTRE UM SMARTPHONE E UM CELULAR. Nã verdade o smartphone é um telefone celular COM sistema operacional, tipo android, windows mobile, IOS da apple... mas até você explicar depois de fazer um suspense, já prendeu bem a atenção deles!
Você pode inserir perguntas pertinentes à realidade do seu município ou região!


Repare, a pergunta é "quantos" e não "quais". Esse questionário pode ser feito também se você tiver uma classe como titular, é um ótimo termômetro para suas futuras atividades! Eu geralmente 

E caso você já esteja bem ambientado na escola, você pode levar os alunos para a sala de informática, se tiver vaga e tudo ok para utilização.

(link patrocinado)

Na sala de informática a atividade que aconselhamos de início para um professor substituto é a criação de Memes! Você pode dar um contexto específico de um conteúdo e a partir daí os alunos pesquisam mais informações sobre aquele conteúdo para poder criar um Meme sobre aquilo!

Clique aqui e veja nossa postagem sobre criação de memes!

Obrigado por chegar até aqui!


Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para e que você possa compartilhar com outros colegas, assim como nós estamos fazendo!

Não esqueça de deixar nos comentários sua impressão sobre as dicas e nos diga se tem algo errado ou que pode melhorar!!

Grande abraço! 

10 dicas para se tornar um professor ou professora mais CONFIANTE


Olá colegas!!

Já falamos em outras situações aqui no blog e é algo muito compreensível que nós docentes estamos sempre em evidência. Nas aulas somos sempre 1 a ser observado por TODOS os alunos, também indiretamente os pais de muitas dessas crianças acompanham nosso trabalho bem de perto, também tem a equipe da coordenação e até o pessoal da limpeza, que reclama se as carteiras estiverem fora do lugar ao final do turno. É uma pressão considerável, ainda mais levando em conta a relevância de nossa profissão.

Eu sou um entusiasta da educação, também adoro estar na sala de aula e sou daqueles que não recusa um bate papo instigante sobre educação mesmo que seja as 2 da manhã... mas conheço também a pressão diária da sala de aula, o stress com indisciplina e também a luta pela melhoria das escolas e das condições de trabalho de professorxs. Da mesma forma minha esposa Denise que é a co-autora do blog.


E são nossas experiências profissionais que nos impelem a compartilhar com vocês nossas ideias, nossos fracassos e também nossos sucessos e é se baseando nisso que quero lhes apresentar uma lista de dicas para que você seja uma pessoa e um(a) profissional CONFIANTE, por que docentes que demonstram confiança ao lecionar, mostram também profissionalismo e comprometimento.

Então é o seguinte :)


1 - ESTEJA PREPARADO


Prepare sua aula! Entrar na sala e improvisar vai te deixar nervoso, talvez até confuso(a) e com certeza vai demonstrar isso.



Procure ter sempre um roteiro extra de aula também, com um tema transversal por exemplo (veja alguns exemplos clicando aquicaso sua aula seja inviabilizada por algum acontecimento diverso (visita do dentista, apresentação de cursos particulares para os alunos, distribuição de uniforme ou material didático, aviso do coordenador e etc..)



2 - PROCURE CRIAR UMA REDE DE CONTATOS

Mantenha um contato pedagógico com outros professores da sua escola, cidade ou região, talvez pelo whatsapp ou facebook.

Muitas vezes, alguma dificuldade nossa com um aluno ou situação específicos, pode ser sanada com uma ou mais dicas de colegas. Da mesma forma você pode auxiliar outros colegas, o que vai com certeza melhorar sua confiança!



Procure os momentos na escola para trocar impressões pedagógicas com outros(as) colegas. Infelizmente a carga da profissão faz com que a sala dos professores seja um local de lamentação e desesperança. É importante que os assuntos pedagógicos tomem espaço nestes momentos para que novas ideias surjam e tomem forma! O que nos leva à próxima dica



3 - Exercite a positividade

Todos os dias, TODOS OS DIAS, se lembre dos seus pontos fortes como pessoa e profissional. Faça um lista deles, leia e releia. Torne aquilo "palpável". Se necessário faça antes de chegar na escola ou entrar na sala de aula.
Lembre-se que todos tem problemas e que a diferença está em como se lida com eles, portanto, tente lidar com os problemas de forma assertiva e sem cair no abismo daquelas ideias derrotistas: "essa molecada não quer nada com nada", "são um bando de desinteressados", "pra que vou fazer essa atividade se não vai dar certo?"....


Seja a pessoa que contorna os problemas, passa por cima ou por baixo e não a pessoa que usa as dificuldades impostas pela vida, pelo sistema, pela indisciplina, pela coordenação, sei lá... como razões para não ir em frente com algum projeto que vc acredita valer a pena.

4 - Ande pela sala

Tome o espaço pra sí, vá até o fundo da sala enquanto fala, passeie entre os corredores de carteiras, passe de um corredor para o outro, isso vai deixar eles mais ligados em vc e vai também aproximá-los mais, à medida em que vc passa ao lado da garota que fica tirando selfie ou se maquiando e faz uma pergunta ou algo para interagir, ou vai ali onde os caras do 3° ano do noturno gostam de jogar truco escondido e peça educadamente pra eles pararem para poderem te ensinar a jogar depois... não precisa ir, mas o contato já vai ter sido feito.

Além disso vai te deixar mais ligado no que eles estão fazendo e vai deixá-los sabendo disso.


michelle pfeiffer é professora no filme Mentes Perigosas
clique e veja o trailer

Sente em alguma cadeira que estiver vazia no fundo e fale dalí por algum tempo.

Aulas em grupos ou em círculo também ajudam muito neste sentido e são ótimas para todas as aulas.




5 - Use bem as horas pedagógicas

Aqui em São Paulo as escolas do Estado tem o ATPC (Aula de trabalho pedagógico coletivo) e as escolas do Município tem a JEIF (Jornada especial integral de formação), que são reuniões semanais que podem ajudar muito a todos os professores.


Na sua região tem algo parecido? Conta pra gente nos comentários por favor se existe e como se chama!

Nestes momentos peça opiniões, sugestões e tire dúvidas com a coordenação e os colegas sobre o que for preciso. Aproveite o conteúdo que pode ser incrível!

Já tive coordenadoras em escolas que dei aulas em Jundiaí, que nos ATPCs faziam minha cabeça se encher de ideias ... e colegas também, inclusive saíam vários projetos legais interdisciplinares!




6 - EVITE "ENTRAR NO PILOTO AUTOMÁTICO"!

Em algum momento pode parecer que agir no automático possa ser mais seguro, o problema é que vc deixa vulnerável a interrupções e também a cometer erros caso algo saia do roteiro.

Aliás, é importante que vc perceba se você está no automático!! Aí vc prepara uma aula legal. diferente, que acha que vai dar certo dessa vez... mas chega na sala no automático, não fala bom dia para os alunos, coloca a bolsa na mesa e se vira pra escrever na lousa.... aí já era...


Airplane Movie GIF from Airplane GIFs

Esteja alí! OLHE para os alunos, não precisa nem ser individualmente, mas não olhe para cima nem pra baixo, se possível cumprimente-os individualmente. Acredito que meus alunos tem essa lembrança de mim!

Se você tiver dificuldade em encarar a sala, olhe por cima da cabeça dos alunos e mova o olhar parando de vez em quando.
A ideia é que possa existir uma relação onde você possa justamente mostrar que tem o comando da situação, o que nos leva à próxima dica!




7 - SAIBA QUE NÃO É UMA RELAÇÃO PESSOAL

Claro que é necessário empatia com o aluno e sua situação de jovem em formação passando por quaisquer que sejam as dificuldades, pessoais ou as típicas da juventude, mas tão importante quanto isso é você perceber que deve ser sempre uma relação de aluno e professor, e não de Paulo com André... entendeu?

Se eles quiserem te irritar, te testar, talvez te ofender, tenha sempre em mente que você deve entender sempre como uma ação contra sua condição de professor e não à sua pessoa mesmo que eles digam isso, simplesmente por que eles provavelmente não tem relação importante nenhuma com sua vida pessoal! Assim exercite sempre deixar os problemas nas sua posição de professor e não leve para sua vida pessoal.




8 - SAIBA QUE SÃO OS ALUNOS QUE GERALMENTE TEM BAIXA AUTO ESTIMA

Principalmente os mais indisciplinados, violentos... são os que não sabem ler, tem problemas familiares graves e tal...

Eles podem muitas vezes parecer arrogantes em relação ao professor.. afinal quem no fundamental ou no médio hoje em dia tem o sonho de ser professor, ou tem os professores como exemplo? O exemplo deles é o Vin Diesel, Lady gaga, algum Mc da moda ou outra celebridade.

Mas no fundo eles são jovens inseguros. Certeza!

Certa ocasião em uma turma nova que eu peguei de ensino médio, primeiro ano, uma aluna que já era conhecida pela indisciplina, na hora da atividade colocou os pés na mesa, sacou o celular e começou a jogar... cheguei nela na calma, tapei a tela do celular e perguntei a ela o que ela queria ser quando fosse adulta. Ela me respondeu que queria ser professora de criancinhas, mas a mãe dela dizia sempre que ela nunca daria uma boa professora, então ela não tava nem aí!

Putz... imagina a história por trás da indisciplina deles.
Já passei por várias situações assim e tenho certeza que muitos de vocês também!!

Deixa nos comentários sua experiência com jovens assim... desacreditados pelos próprios pais...

Muitos chegam ao ensino médio sem saber ler direito, o que os torna também indisciplinados... problema sério

Mas o lance é você perceber que a baixa auto estiva com certeza vem mais deles do que de você e sabendo disso, se coloque na posição de alguém que pode ajudar em alguma coisa na vida daquele jovem, e não em uma posição belicosa e defensiva.


9 - ATUALIZE-SE

Nós sabemos que nossa profissão nos impõe uma vida corrida, com dupla, tripla jornada, muito cansaço e desgaste físico e mental.


Contudo, acreditamos que uma das formas de ser mais confiante é entrar em contato com tudo o que pode enriquecer nossa prática pedagógica. Isso inclui as tecnologias de informação e comunicação, pesquisas sobre o perfil da geração que está em nossa sala de aula, estudos sobre novas práticas e modelos educacionais, e claro, permanecer em formação quanto aos assuntos pertinentes a nossa área de saber.


Desta forma você se sentirá um professor, uma professora mais confiante na medida em que tem consciência de que é um/uma profissional competente e que se mantêm atualizado .



10- SE DÊ O DEVIDO VALOR

Nossa profissão é a mais importante de todas. Uma sociedade mais justa, com respeito e cidadania nunca será possível sem a nossa participação ativa na formação de crianças, adolescentes e adultos.

Tenha consciência de seu papel e se lembre sempre de que nós professores, apesar dos pesares que são muitos, vencemos diariamente muitas batalhas.

Elenque suas batalhas vencidas, se lembre delas nos momentos de desânimo e frustração. Assim você se lembrará de sua importância .



E é isso!! A gente sabe que conhecer o cominho é até fácil, o difícil mesmo é trilhar o caminho, mas...


Obrigado por chegar até aqui, esperamos que o conteúdo tenha sido útil pra você!!

Deixe sua impressão nos comentários e compartilhe com os colegas caso ache pertinente.

Grande abraço e até a próxima



Confira 15 sites para ajudar no ensino da MATEMÁTICA


Olá colegas!!

Acontece muitas vezes de colegas docentes de Matemática, Física e Química me dizerem que parece ser mais difícil encontrar TICs lúdicas para seus conteúdos!

Eu não concordo, claro que é um exercício imaginar as atividades, mas sempre tem alguma forma legal para usar o conteúdo com tecnologia.

(link patrocinado)

De qualquer forma eu queria deixar hoje uma liste de sites com atividades lúdicas para ajudar os professores de exatas, principalmente os de matemática, cuja cobrança é sempre tão grande!!

É importante notar que alguns deles são gringos, e para isso e legal usar o tradutor do navegador. No google chrome por exemplo ele está localizado na barra de endereços no alto à direita! Assim a página vai ser automaticamente traduzida!

Repare no botão do tradutor no chrome.
Ao alto e à direita


Sobre o conteúdo dos sites, geralmente ele é composto por jogos relacionados às operações matemáticas e acredito que não haverá dificuldade para um professor da área perceber como pode utilizar cada recurso que encontrar!!

Vamos à eles:





Tradicional e de ótima qualidade, é possível escolher que tipo de cadastro fazer. Os usuários individuais podem usar seu login no Facebook para entrar na plataforma, seu perfil no Google ou outro e-mail. Professores e pais, que podem fazer um perfil de tutoria para acompanhar o aprendizado de outros usuários, têm campos específicos de cadastro na página inicial da plataforma.
 


Já falamos sobre ele no aqui no blog. Não tem jogos só de matemática e esses joguinhos são muito legais e forçam o aluno a usar a matemática no meio dos jogos. Por exemplo tem jogo em que o aluno comanda um robô que tem que atirar nos robôs inimigos, mas só acerta se responder certo aos cálculos que aparecem na tela!

Site gringo, não esqueça de traduzir com o navegador. Uma boa quantidade de exercícios de matemática e atividades lúdicas;



Site simples com atividades básicas de matemática e jogos como sudoku e etc.



Este tem joguinhos mais bem elaborados e que trazem problemas matemáticos divertidos!




Além de conter problemas e jogos, tem também umas atividades com imagens e outros recursos interativos. Também pode ser útil para outras matérias




Atividades não só de matemática, que vão desde o fundamental 1 até o ensino médio!



8 - Só Matemática
O próprio nome já diz tudo. O site é separado por idade e escolaridade para dividir melhor as atividades para cada faixa etária




Aqui você vai encontrar joguinhos muito divertidos de matemática que com certeza vão ajudar a engajar seu aluno nas atividades propostas





O blog da professora Rosalice tem a pretensão de encantar os jovens enquanto aprendem matemática. Ótimo conteúdo!!!!




Esse é um barato! Centenas dos joguinhos mais divertidos sempre relacionados a ensinamentos matemáticos e também de Física. Joguinhos muito bem elaborados e que as crianças adoram.




Esse tem uma temática muito diferente e criativa. O professor se cadastra e insere seu conteúdo e outras características da sua turma. Aí os designers do site criam um jogo específico baseado naqueles dados que forma passados sobre a criança e seu entorno.
Se você tiver alguma experiência com este, compartilhe com a gente pois não conseguimos muitas informações e parece muito bacana!





Este é mais um dos que contém jogos para todas as matérias e seu conteúdo é muito rico e de qualidade. Além disse o banco de dados de jogos é bastante grande e com certeza vai trazer várias opções para os(as) professores(as) de matemática!




Site estrangeiro e muito legal. É uma plataforma onde a matemática é ensinada aos moldes dos jogos de RPG e com grande interação de um aluno ou de grupos!! Legal se cadastrar e dar uma navegada para perceber o real potencial e quais as atividades que você pode implementar com a plataforma!

(link patrocinado)



15 - Youtube
A plataforma oferece uma quantidade muito grande de vídeos que fogem dos padrões tradicionais do ensino e costumam agradar muito os alunos. 
Confiram esses dois ótimos exemplos abaixo, são canais que além de agradar pela forma como aborda os conteúdos, ainda podem servir de inspiração para atividades dos próprios alunos!!
Clique no nome do canal para conhecer.



Não deixe de conhecer nosso eBook, com dicas práticas para que você comece a utilizar recursos digitais em suas aulas! Clique aqui!

Pessoal, não se esqueçam de compartilhar conosco suas experiências e também de compartilhar com outros professores e professoras o artigo do blog se você acredita que pode ser útil!

Grande abraço

Use este jogo de palavras e imagens em sua aula. Conheça o GARTIC!


Nós educadorxs precisamos sempre nos atualizar, para isso fazemos cursos, lemos livros, artigos, entramos em fóruns de discussão … é parte do nosso ofício seguir aprendendo. 


Eu particularmente tenho mais uma forma de me atualizar: Sempre que vejo um aluno absorto, quase sendo engolido pela tela do celular, me aproximo e pergunto: “ O que vc está fazendo”? Na simpatia, de forma amistosa. Foi numa dessas pesquisas que descobrí o gartic. 
     
Gartic é um jogo de adivinhação. Lembra daquela brincadeira de mímica que adorávamos brincar quando crianças? Então, o gartic é a mesma coisa, só que o jogador precisa adivinhar o que está sendo desenhado. 

Os jogadores se revezam para desenhar o objeto ou ação sugeridas pelo jogo. A vantagem é que como professor, você pode se cadastrar e criar sua própria sala. Costumo criar salas com a nomenclatura da turma, ex: 3ºA, 8ºC… O bacana é que o aluno não precisa se cadastrar, ele pode escolher um nick ( nome, apelido), clicar na opção “ salas criadas”, digitar o nome da sala que você professor criou e se divertir com a turma. 

Por ser uma rede social, independente da idade, é interessante que você discuta com os alunos algumas regras de civilidade na rede,o próprio site pode te ajudar nessa hora, clicando em “jogo”, escolha a opção “regras”, leia com os alunos o que pode e o que não pode fazer, se atente mais para a parte em que se referem as REGRAS PARA CONTEÚDO NAS ÁREAS DE RECADO, CHAT E RESPOSTA NO JOGO. 

Feitas as devidas ponderações sobre o comportamento ético em uma rede social, você pode então começar. Ao criar uma sala o jogo te dará opções de temas: Inglês, espanhol, italiano, filmes, livros. verbos, adjetivos entre outros. Veja qual casa com seu conteúdo, atente-se para o número de pessoas permitidas na sua sala, coloque o número de computadores, usuários que estarão conectados . 
Algumas das categorias existentes, mas existe uma lista muito mais
e inclusive podemos criar novas categorias

Ao entrarem nas salas um dos alunos automaticamente é escolhido para desenhar enquanto os outros tem que adivinhar. O nome do desenho ficará na tela do aluno escolhido e por isso é preciso impedir que os alunos sentados ao seu lado vejam o nome. Uma dica simples mas que faz a diferença é vc entregar à cada aluno uma folha de sulfite para cobrir à parte da tela que contém a palavra a ser desenhada, ela deve ser colocada sobre o monitor dobrada, cobrindo assim a palavra misteriosa.


Ganha quem acertar a palavra, que deve ser escrita corretamente.

Essas são as noções básicas, com certeza seus alunos vão te ajudar caso tenha dúvidas sobre as configurações e regras. 


Essa ferramenta parece ser muito apropriada principalmente para as aulas de português ou idiomas, consigo imaginar várias atividades e já conversei com profs de português que usaram como ditado, mas com certeza podem ser utilizadas também em outros conteúdos, como geografia ou biologia, pois os temas oferecidos conversam com essas disciplinas também ou com temas transversais.

Mande pra gente o seu relato de como foi essa atividade com suas turmas, vamos adorar saber, compartilhar e melhorar as dicas caso vc tenha descoberto coisas novas. 

Até à próxima

Tutorial de Prática Pedagógica usando Facebook

E aí galera!!

Esta postagem é sobre um tutorial de prática pedagógica utilizando o facebook, se você ainda não viu, dá uma olhada no vídeo abaixo, o básico não passa de 5 minutos!

Já gravamos um vídeo, postamos exemplo e para não ficar nenhuma sombra de dúvida, aí vai um passo a passo para a realização da atividade.

Antes porém, deixaremos as imagens e os links que prometemos no vídeo.

Aqui está o link para o curso que deu a base para a ideia, o curso dá certificado e a Denise fez durante um conjunto de oficinas na Diretoria de Regional de Ensino do Campo Limpo, aqui na zona sul de SP
É sobre Internet das Coisas, é um conceito muito interessante, vamos escrever um artigo sobre isso, eis o link:
CODEioT

Aqui estão os links para mais informações sobre Sala de Aula Invertida:
FAPPES
Educação e Tecnologia
Vídeo muito legal do Canal Futura
A Rede Educa

Abaixo seguem as imagens que você pode utilizar nos seus slides:


    
       


Segue o passo-a-passo sobre todo o processo:

1- Crie uma página no facebook para compartilhar com seus alunos os conteúdos das aulas;

2) Crie slides no power point, sempre que desejar que o estudante interaja com o conteúdo, faça uma pergunta direcionada, provocativa e que o instigue a expressar sua opinião comentando o assunto;

3) Insira uma imagem, celo com a palavra "comente" nos slides que julgar apropriado . Desta forma você estará sinalizando ao aluno os momentos em que ele participará comentando o assunto.

4) Slide pronto, é só salvar em formato jpeg, assim como exemplificado no vídeo.

5) Agora você vai criar um álbum no facebook para inserir todos os slides que se transformaram em imagens por conta do formato que você salvou.

6) Verifique se as imagens estão na ordem desejada e poste o album.

7) Diga aos alunos o nome da página e peça que curtam para facilitar os próximos acessos;

8) Você pode estabelecer regras de utilização do facebook como ferramenta de aprendizagem. Deixe bem claro o que não será permitido, e que os comentários deverão ser respeitosos.

9)Acompanhe  e responda os comentários. Neste momento, nosso papel será mediar a discussão de ideias.

10)Feedback: Peça aos alunos que avaliem a atividade, os pontos positivos e negativos.

É isso... agora mão à obra e quando tiver resultados, por favor compartilha com a gente alí na região dos comentários!

Obrigado e até a próxima!